domingo, 20 de novembro de 2011

Na nossa cama...

Deixar ou não deixar o bebé dormir na nossa cama?

Curioso que esta semana falei disso entre amigas, com a pediatra, surgiram artigos sobre o possível (mau) hábito em que este gesto se pode tornar!
Nunca me debrucei sobre esta temática não li teorias, nem contra nem a favor, porque sempre fui fiel ao meu instinto.
Há papás que se colocam o bebé na cama ficam com remorsos com receio do mau hábito que isto poderá vir a ser e ficam mais desconfortáveis do que se ele estivesse no berço.
Acho que também aqui não há regras, cada tríade (pai-mãe-bebé) é única e têm de fazer o que lhes trás mais conforto e segurança.
já comigo acontece o contrário pesa-me a consciência se ele não dorme connosco! Nunca tive problema em dormir com o Vasco... O primeiro sono dele é no berço, porque eu ainda não estou a dormir, mas mal ele acorda é na caminha dos pais debaixo da minha asa que ele dorme e acorda! Sinceramente... eu adoro, e não funcionaria comigo de outra forma... A verdade é que não vai durar para sempre, por isso mais vale aproveitar! Ainda para mais se eu não posso estar com ele durante dia, ao menos não dou a noite como perdida!
Nós os pais, nunca nos privamos da nossa relação a dois por causa disso, há tempo e espaço para tudo! O bebé é muito bonzinho e dorme, onde quer que eu o punha... se por algum motivo estou desconfortável na cama, pego no bebé e lá vai ele para o berço e fica sem dificuldade alguma. 
Podia inventar e justificar a presença dele na nossa cama por causa da amamentação nocturna, mas não vejo motivo para justificações já que a única e real é o bel-prazer que nós os pais tiramos disso! Há lá coisa que melhor que acordar com as festinhas daquele tesouro nos nossos corpos/rostos? O acordar aqui em casa, em especial ao domingo, é tão cheio de mel... quero aproveitar isso enquanto ele não nos troca por um PC e amiguinho(a)s!

7 comentários:

  1. Olá, concordo contigo cada pai/mãe devem fazer como acham melhor,apesar de haver opiniões contrárias eu também acho que devemos aproveitar esses momentos, que nunca são demais.Os nossos bebés crescem tão depressa que cada momento é precioso e depressa chega o tempo, em que eles já não querem os miminhos dos pais para nosso desgosto...

    ResponderEliminar
  2. Também concordo ctg Dreia, afinal é uma fase tão curta da nossa e da vida deles, apesar do meu bebé com pouco mais de 1 mês ainda não se ter rendido à nossa cama (apesar de já ter dormitado de manhã umas quantas vezes) é algo que sabe tão bem, no quentinho com aquele cheirinho inconfundivel a bebé ... Quanto à amamentação nocturna, nunca me ajeitei muito a fazê-la deitada na cama mas como eu não me importava... pois o friozinho já aperta e ter que sair do forninho para o frigorífico... ;o) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sabes, em relação a este tema há milhentas teorias. Eu sou sincera, nunca me senti confortavel em dormir com os meus filhos na cama, enquanto bebés, com o medo de os magoar. A Mia passou por uma fase em que vinha para a nossa cama de madrugada e eu detestava pois ela era tão irrequieta que não deixava ninguém dormir. No entanto o acordar com um filho ao lado é do melhor que há, nisso tens razão.
    Agora o facto de eles se habituarem, habituam comcerteza, mas se isso não é problema para ti, acho que fazes muito bem.
    E sim, aproveita-o muito que passa a correr. Sabes que eu tou a viver este meu 2º bebé duma forma diferente do 1º, portanto aproveita muito:)

    ResponderEliminar
  4. A propósito, só hoje montámos a caminha do Quico, eh, eh!

    ResponderEliminar
  5. Isso é daquelas coisas "cada um sabe de si e Deus sabe de todos" ... por aqui fomos forçados a mudá-la para o quarto dela aos 2 meses e se soubesse o que sei hoje teria-o feito antes ainda! É que ela tinha o sono extremamente leve e só o nosso respirar pertubava o sono dela.

    Hoje em dia, com 2 anos, ansiamos ambas pelas Sexta, Sábado e véspera de feriado porque é dia de adormecer na cama da mãe. Adormecemos ali as duas juntinhas e é TÃO BOM...

    ResponderEliminar
  6. Este post podia ser meu... concordo 100 %! os meus meninos adoram e nós tb... a minha cama começa com 1 (eu), depois entra outro (pai), depois o pequenino (que dorme literalmente em cima de mim algumas meias-horas - qd chora com alguma cólica, qd mama... dou-lhe o mim0 e depois deixo-me dormir com ele assim, qd volto a acordar ele volta para a cama dele sem problema) e quase pela manhã já somos 4 (o biscotão axorda para o xixi e dps junta-se a nós)... quero lá saber! somos tão felizes e quentinhos! e isto não é todos os dias, nem é nenhuma dor de cabeça, nem é nenhum hábito... é o que é!
    Detesto gente que não dá mimo e colo em nome dos maus hábitos... querem os filhos para quê? para criar futuros tiranos, mal amados e frustrados?

    ResponderEliminar
  7. Baunilha o teu comentário está genial... dá vontade de ser tua filha! :)

    ResponderEliminar