sexta-feira, 9 de março de 2012

Constipados

Por aqui anda-se constipado, com os adultos tudo bem, já para o Vasco é sinónimo de febre e abatimento.
Cheguei à creche tinham acabado de lhe administrar paracetamol porque tinha 38,2ºC de temperatura (temperatura timpânica). Seguindo as indicações iniciais que lhes tinha transmitido sobre a administração do paracetamol, "administrar em caso de dor, ou se temperatura axilar ou timpânica superior a 38ºC". Hoje lembrei-me que tenho de rever esta "regra", porque deram-lhe logo o medicamento sem antes o arrefecer (tinha vestido, calças, meias, t-shirt, casaco, etc). O medicamento foi tão eficaz que passou imediatamente para os 36ºC (temperatura timpânica, já avaliados em casa, 30 minutos depois), o que me leva a pensar que um arrefecimento natural teria sido suficiente. 
A pediatra na última consulta, alertou-me para este facto, mais vale uma temperatura constante e que desça lentamente do que bruscamente. É mais desconfortável para um bebé descer de um 38ºC para 36ºC (por exemplo) que manter uns 37,5ºC, explicou-me ela. Por isso a regra será: "Administrar Paracetamol se dor ou se se mantiver 38ºC, após arrefecimento natural"!

Entretanto e já em casa, trouxe as coisas do costume para a sala: soro; Neo-sinefrina; Ventilan xarope... e possivelmente antes dessa constipação ser... já era!

1 comentário:

  1. Ksksks ao menos foi remedio santo kssk
    Mas de facto mais vale natural do que por medicaçao...
    Beijo

    ResponderEliminar