sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que me espera

Já consigo sentir a corda ao pescoço!
As novas medidas tocam um pouco a todos e eu sou apenas mais um rosto desta crise...

Sou enfermeira, tenho um ordenado desactualizado há mais de uma década e pela primeira vez sinto que ganho a mais... por uns míseros 20 euros! O próximo ano vai trazer dificuldades acrescidas já que sou mais uma que  vai levar um maior corte no ordenado e ficar não sem 1, mas sem os dois subsídios (vou dizer adeus a 1900 euros por causa de uns escassos 20 euros a mais adicionados faz 2 anos, se não me falta a memória... OE, tenham a bondade de por favor voltar a diminuir o meu ordenado)!

Todas as despesas básicas de uma família da minha idade como a casa, carros, alimentação, "luxos" com os quais a minha geração foi habituada (tv por cabo, telemóveis, net, saídas, comprar roupinha, qualquer pequeno tratamento cosmético como por exemplo cortar o cabelo) vão pesar muito nos orçamentos cada vez mais emagrecidos... ainda para mais com todas as despesas (que não são poucas) que advêm de se ter um bebé!
Por mais um ano devo adiar a compra de casa e continuar enterrada numa casa alugada, entre outros sacrifícios e esforços... mas já me dizia uma amiga e com toda a razão que mais vale assim do que enterrar-me numa dívida.

Cada vez mais a frase "Há mês a mais para o meu ordenado" faz sentido! 
Sinceramente não sei como é que famílias que têm 1 só modesto ordenado ou 2, conseguem fazer esticá-lo  por um mês inteiro [e ainda fazer poupanças (isso é pura utopia não é?)]...

4 comentários:

  1. Espera-nos um ano muito, muito complicado!
    Vai haver muita gente a passar fome, os roubos vão aumentar..enfim não vai ser nada bonito de se ver.

    ResponderEliminar
  2. Ca por casa tv por cabo ja nao ha, ha 3 anos, saidas são escassos, almocos e jantares.. em casa... acho que o luxo mesmo é a miuda andar no Judo... as medidas de austeridade aqui ja se sentem ha algum tempo .... :/

    ResponderEliminar
  3. e cada vez vai ser pior.. olha, a sorte cá de casa é que os dois trabalhos que temos, mesmo que sejam sazonais, pagam bem! Cada vez tem que se esticar mais e gastar menos..

    ResponderEliminar
  4. O primeiro e segundo parágrafo podiam ter sido escritos por mim, sinto-me tão, mas tão injustiçada :( (só muda a profissão, o resto mantém-se)

    ResponderEliminar