quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Introdução dos sólidos

Agora caiu-me a ficha, para a semana eu já lhe dou a primeira papa... para que na semana seguinte possa introduzir a sopa e dias depois a fruta... tudo muito apressadamente para que na última semana ele esteja apto (leia-se menos dependente da minha mama) para ir para a creche...
Já estou com ciúmes (as minhas mamas estão com ciúmes) desta merda toda!!!

6 comentários:

  1. Lol as tuas mamas ainda vão ter de fazer terapia por terem sido trocadas :)
    Nova experiencia se avizinha para o teu menino. Um conselho investe em muitas babetes!!

    ResponderEliminar
  2. LOL, Vera o que já me ri com o teu comentário! Boa, babetes já estão na lista da próxima semana. obrigada!

    ResponderEliminar
  3. txxiii, ah pois é... vais começar pela papa? realmente, os pediatras devem tirar todos cursos diferentes... ehehehe! os meus dizem SOPA! começar pelo "pior", deixar o melhor para o fim... enfim!

    ResponderEliminar
  4. Sim, a minha pediatra não vai de modas... eu passo a explicar... os maiores motivos para trocarem a ordem da papa pela sopa são 2 esesncialmente:
    1º- começar pelo mais dificil: Realmente é dificil passar do leite logo para a sopa... acho que para eles é melhor uma transição mais suave... para a papa que é lactea...além do mais para os nossos filhos nem dá tempo para se habituarem ao doce da papa, já que as introduções são mais rápidas (maior reforço dá à ideia da transição de sabores)... por outro lado acho que a papa não é assim tão doce, nem as sopas mais indicadas nesta fase tão amargas para embirrarem. Acredito sim, que um pai que não goste de sopa... vai transmitir mais cedo ou mais tarde essa noção para o filho também.

    2ª corrente, papa engorda, prevenir a obesidade infantil: não engorda nada (aquilo é só proteina e açucar, não é gordura, eles crescem porque têm de crescer, é a tarefa deles mesmo e por norma, se de inicio eles aumentam de peso pelo maior aporte calórico, à medida que se mexem mais vão gastando todas as suas dobrinhas fantásticas! (o teu T. é prova disso com certeza).
    Além do mais L.M. só por si é factor protector da obesidade infantil.

    Acho que se um pai respeitar os timings correctos de introdução de cada alimento, a natureza encaminha o resto (se não houver outro problema de base). Para quê a pressa de trocar a papa pela sopa... e começarem a dar batatas fritas, bolos e outras sobremesas muito antes do tempo e desmesuradamente?
    (sei que a tua questão nem era bem essa, aproveitei a ocasião :) )

    ResponderEliminar
  5. faz um post, Dreia Maria :) concordo, mas lá, está... acho que vou manter a sopa, como fiz com o primeiro... a ver vamos

    ResponderEliminar
  6. Claro baunilha, acho que cada um deve seguir os seus instintos!

    Quanto ao post, ok... fica aqui o rascunho e na altura certa (para a semana) reblogo-o como post... ficas dispensada de o ler!

    ResponderEliminar