segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mais Saúde: Cãibras!

Costumas ter cãibras, principalmente agora nesta altura do ano que regressámos a exercício físico? E quando sentes essa contracção chata e dolorosa no músculo comes banana? Afinal, não é de hoje que escutamos por ai que essa fruta é indicada para prevenir as cãibras. Mas será?

A cãibra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio (e não de potássio), encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, o espinafre, o agrião, feijão, lentilha, grão-de-bico e nos cereais integrais. De acordo com os nutricionistas, a população consome muito pouco alimentos ricos em magnésio e, somando-se a isso, esse nutriente é muito exigido no processo de stress mecânico muscular, por isso é tão escasso no organismo.


1- Porque o magnésio é importante para activar a bomba de sódio-potássio, mecanismo importante para o bom funcionamento celular, a população erroneamente associa as cãibras à falta de potássio em vez de magnésio, daí recorrer à banana por ser rica neste nutriente;


2- Ainda, a população costuma consumir muitos derivados de leite, que contêm muito cálcio, mas pouco magnésio. Para se ter uma noção, esses alimentos têm nove vezes menos magnésio do que o leite materno. Os nutricionistas recomendam que as pessoas equilibrem estes nutrientes porque o cálcio contrai o músculo e o magnésio relaxa. Se não houver excesso de um, nem carência de outro, estará tudo certo.


3- Outro factor que pode desencadear as cãibras é a desidratação e/ou transpiração, logo, é importante consumir pelo menos dois litros água por dia.


Dica para superar a cãibra: Aquando da cãibra, peça a alguém para efectuar a dorsiflexão do pé do membro afectado, com a perna extensão: ou seja com a perna esticada peça a alguém que segure no pé e empurre-o na sua direcção, passará num instante.Se estiver sozinha, coloque-se em pé, dê um passo em frente com a perna "boa" e flicta-a de modo a que a perna afectada, fique totalmente esticada.


Sem comentários:

Enviar um comentário