sábado, 29 de maio de 2010

E a minha mãe insistia que fazia mal!?


Adoramos as nossas mãezinhas é certo, mas desde pequenos lá estão elas a dizer o que podemos ou não fazer, e minha mãe não é excepção! Ainda hoje ela vai fazendo o seu papel, e eu como boa filha, vou acatando (mais ou menos) … Mas a verdade é que com mais estudos científicos, psicologias e a própria experiência nos ensina que as nossas mamãs, apesar do bem que nos desejam nem sempre tinham razão:


- Não perder tempo à frente da televisão - Pois, por causa das crueldades, agressividades do mundo que a tvi adora mostrar (várias fazes e em câmara lenta), e as promiscuidades das novelas e filmes, tudo coisas que nos influenciarão da pior maneira, certo?! Já está sobejamente estudada a forma como a televisão nos devora os neurónios, mas já alguém estudou os anos de sanidade que nos preservou? Quantos de nós não chegámos a casa de rastos e nos animámos com qualquer coisa que vimos na televisão? Quantas vezes um programa nos instruiu, nos fez rir, nos fez pensar, nos tornou pessoas melhores, mais cultas, mais sensíveis, mais atentas?


- Não nos encher com chocolate – Porque engorda, faz mal aos dentes, dá borbulhas, não é saudável,etc. Mas hoje em dia está na moda apregoar as virtudes do chocolate - e com razão. Desde magnésio até antioxidantes e vitamina E, o chocolate é um poderoso antidepressivo e há mesmo investigações a jurarem que ele ‘imita' muito bem os efeitos de uma paixão, referindo-se ao chocolate preto, claro! Não os bombons com licor nem nougat e caramelo. E mesmo o preto, é para comer um quadradinho por dia. Não uma tablete inteira.


- Não passar o dia a dormir - Somos o país com mais falta de sono, desde à muitas gerações, e no entanto, na nossa cultura, quem dorme muito é insultado e desprezado como se tivesse um sério defeito de personalidade, às vezes têm…ih ih. No léxico português, dormir ainda equivale a perder tempo, não fazer nada. E dormir a sesta então atinge grau muito mais elevado de insanidade, sendo que em vez de se gastar apenas a noite, desperdiça-se logo de uma assentada uma preciosa tarde inteira! Depois estranham os portugueses, inclusive a minha mãezinha, que sejamos o povo europeu que mais gasta dinheiro em comprimidos para dormir. Afinal, dizem os estudos recentes que dormir é do melhor que há. Uma simples sesta de 20 minutos aumenta a produtividade, a memória, a concentração.


- Não ter sexo (não me lembro o que ela dizia sexo, sim porque isso ela jamais diria à minha frente) antes de casar – Por ser pecado acima de tudo, “Jesus castiga, fica feio, ficamos desonradas, depois os homens não nos querem, quem faz isso antes de se casar são as mulheres da vida, é uma vergonha”. Hoje em dia é mais que reconhecido os benefícios do sexo: revitaliza o corpo e a mente, previne doenças, dado que exercita o aparelho cardiovascular e muscular, combate a depressão, alivia o stress é relaxante, alivia as dores de cabeça, sei que é pouco provável estarmos dispostos a sexo com dores, mas vale a pena o “sacrifício”, e se estiverem constipados com dificuldade em respirar, sexo é do melhor para “desentupir” narizes (e não é suposto por nada lá para dentro, lol), reforça o nosso sistema imunitário, etc etc ect. Resumindo, o novo lema das mães deverá ser: Façam sexo pela vossa saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário