quarta-feira, 26 de maio de 2010

Guia de sobrevivência à TPM para homens.


Hoje dedico este post à sobrevivência dos homens que têm parceiras e têm que partilhar todos os momentos até aquele menos apetecido do mês como a síndrome de tensão pré-menstrual (TPM). Irritabilidade, depressão, cansaço, mau humor, choro fácil, falta de concentração, dor de cabeça, sensação de inchaço, sensibilidade mamária... Conheces estes sintomas? Pois são algumas das mais referenciadas aquando da síndrome de tensão pré-menstrual (TPM). Em maior ou menor grau, todas as mulheres costumam passar por esta fase todos os meses dias antes de lhes aparecer a menstruação.


1. Faz um lembrete na agenda ou no telemóvel: não é difícil calcular um ciclo menstrual, sabendo que se repetem mais ou menos de 28 dias em 28 dias, faz as contas para a semana antes do dia D e será para esta altura que te tens de te preparar! Se não habilitaste-te a uma crise surpresa de histeria sobre a salada não ter azeitonas o suficiente.


2. Evita assuntos polémicos: Qualquer assunto poderá ser polémico, pelo que por via das dúvidas, não fales. Apenas responde. E sempre dando-lhe razão. E por favor, não entres em brigas mesmo que ela esteja a pedir por uma.


3. É normal ela não querer sexo: 84% das mulheres afirmam perder o desejo sexual pela altura da TPM. Somente 15% mostram um aumento na libido sexual. Se a tua namorada estiver no primeiro grupo, paciência e não insistas. Se estiver no segundo, parabéns.


4. Nunca lhe digas que ela está na TPM: nenhuma mulher em sã consciência gosta de ser considerada uma maníaca psicopata na pré-menstruação e poucas admitem que sejam afectadas. Portanto, entende que tudo não passa de um turbilhão de hormonas passageiro e finge que nada se está passando.


5. Não faças surpresas: Podemos estar deprimidas, ansiosas ou as duas coisas, logo surpreender-nos com algo grande ou importante pode causar problemas sérios. Pequenos agrados como dar flores ou bombons caem bem, mas nem penses em chegar com aquele plasma ou LCD que estavam discutindo se deveriam ou não comprar.


6. Não estranhes os hábitos alimentares dela: mulheres que durante o período pré-menstrual não querem comer absolutamente nada, mas a maioria torna-se um Obelix de saias e sim, consegue devorar um javali sozinha. Contente-se por ela não estar grávida.


7. Pequenas coisas são superlativadas: depois de um tempo de relacionamento já sabes quais são as coisas que irritam a tua amada, portanto na época da TPM essas pequenas manias vão ganhar um status de problema de estado. Sendo assim, nada de tampa da sanita levantada, louça suja na pia, lixo entulhado, toalha de banho molhada na cama e outras coisas tão explosivas.


8. Não tentes solucionar a TPM: As mulheres sabem o que é bom para combater os sintomas do momento já que, muitas, enfrentam isso desde os 13 anos de idade. Oferecer chazinhos ou remédios não resolve, deixa ela resolver o problema e limite-se a trazer o que te for pedido.


Sem comentários:

Enviar um comentário