sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dia perdido


Não há pior do que precisares de ir à Segurança Social...
Fui meia manhã lá... tirei a senha prioritária embora com medo de represálias já que expressamente para "idosos, grávidas e deficientes" e sem querer por a prioridade destes em causa (que a têm)... em que medida o filho de uma grávida pede colo, chora, pede para comer, fica arreliado, incomoda de certa forma?... Se a grávida está cansadita, senta-se (quantas vezes não fiz isso!)! Volto a repetir que não ponho em questão a prioridade da grávida porque realmente aquilo não tem condições para barrigudas, a minha quezília é mesmo por não estar explícito que quem tem bebés também tem prioridade! Enfim... move on!
A verdade é que apesar da demora o meu bebé portou-se bem, fui atendida por uma senhora tão, mas tão mal encarada (devia ser da fome...) que me pediu mais documentos para além dos que apresentava! No entanto, disse que podia entregar o outro documento na entidade patronal sem problemas... Ok, pelo menos solucionava-me parte da questão! 

Dirigi-me ao meu trabalho e não aceitaram o documento por não ter carimbos e não sei mais o quê...
Fui a casa para telefonar à segurança social  com o intuito contornar a situação... mas, telefonar?? Aí está algo impossível de se fazer... a secretária electrónica também não estava nos melhores dias! Tocasse eu em qualquer tecla voltava sempre ao menu inicial...

Voltei à segurança social (que remédio!) retirei nova senha prioritária e tinha apenas uma pessoa à minha frente um "idoso" que andava melhor que eu... a sala mantinha-se a abarrotar de gente, uma senhora já ameaçava pancadaria com as demoras e estávamos sem ar condicionado, neste dia de calor! O bebé começou a dar sinais de aborrecimento, nem no sling ou no colo parava... O tempo passava e continuavam a chamar a fila não prioritária (não sei como isto funciona, a sério?), e o meu bebé continuava com calor e já com fome a choramingar... Ai a minha vida, vou ter mesmo de por o bebé à mama, aqui!!
Ainda coloquei-lhe no sling, mas o coitado sofria com o bafo que se fazia sentir! Tentem vocês comer com um "cobertor" em cima da cabeça!!
Acabei por dar de mamar e sossegar o bebé ali mesmo com cerca de 40 ou 50 pessoas como assistência... honestamente nem sei se se incomodaram ou não, estava envergonhada/frustrada demais para olhar e perceber!!

Quando Deus quis, lá começaram a chamar as pessoas da fila prioritária, primeiro o idoso e pouco depois eu e o Vasco. A minha sorte é que a senhora que apanhei descomplicou tudo e já não era preciso papel nenhum e o que tinha era mais que suficiente (cada cabeça sua sentença)!
Pronto, apesar de ter perdido o meu dia sempre consegui resolver tudo quer na segurança social quer na minha instituição patronal!
Ufah... preciso de um banho e pequeno-almoçar-lanchar!

5 comentários:

  1. Espero que tenhas conseguido tratar do teu assunto. O funcionalismo público tem mesmo essa filosofia: "Cada cabeça sua sentença" e "porque é que eu vou fazer mais depressa, se ganho o mesmo? No meu serviço, passa-se o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Sim, felizmente consegui!
    Clara a sorte é que nem todos são maus funcionários! Verdade seja dita!

    ResponderEliminar
  3. Também eu hoje estive na Segurança Social, sem senha prioritária e embora estivessem 29 pessoas a minha frente despachei-me em menos de 40min. (Sorte) Que foste lá tratar? Eu fui me informar sobre a licença de aleitamento e pelos vistos a única coisa necessária era informar a entidade patronal com 10 dias de antecedência (coisa que já fiz há mais de 1 mês). Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Sim desta parte eu já tratei, foi preciso um atestado do marido e da pediatra em como amamento, mais nada!

    Hoje terminei a licença, fui tratar da baixa! :)

    ResponderEliminar
  5. Impressionante em como as coisas são cada vez mais informatizadas e depois não cruzam a informação e andamos que nem baratas tontas a mercê das burocracias e dos computadores.. :S
    Já começo a trabalhar na próxima 2ªfeira, apenas manhãs para poder usufruir da reduçao de horário a 100% (menos mal). O vasco está bom?

    ResponderEliminar