quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As avós...

... na amamentação e na vida das recém-mamãs em geral!

Este assunto teria pano para mangas... mas por hoje não me vou alongar!

A minha geração foi maioritariamente criada por gerações descrentes no leite materno. Ainda por cima viam as mães nas novelas, nos filmes, nas revistas, dos States (auge da emigração açoriana) darem biberão aos filhos... e como já é costume os portugueses adquirirem os maus hábitos dos outros, neste caso também não desiludiram...
Por isso o natural foi transmitir às suas filhas o que conheciam influenciando muitas vezes o rumo da amamentação negativamente.

Há avós para todos os gostos, das mais prestativas às mais desinteressadas. Se por um lado há as que, mesmo não tento a experiência de amamentar, estão totalmente convencidas e convictas dos benefícios do leite materno (L.M.), ficando relaxadas quanto ao bom desenvolvimento dos seus netos. Por outro lado, há as desconfiadas sobre as qualidades do L.M.. Bom bom para estas avós sossegarem os seus corações só mesmo adicionando farinhas no leite para este ficar mais "forte", águas e chás para matar a sede à criança... dar L.A. porque a criança nunca parece satisfeita ou começar a dar a papa assim p'raí ao fim do primeiro mês que é para o bebé se fazer mais depressa! Para estas avós, a única certeza na verdade é que  os putos andam a passar fome... 

7 comentários:

  1. tu nem me faças falar.... aiiii, esse assunto que me tira do sério!! gostei da forma de te exprimires sobre o assunto... sem ferir susceptibilidades, dizemos tanta coisa, não é?? :)

    ResponderEliminar
  2. Nenhuma das avós do Eduardo amamentou mais do que 1 mês, a minha sogra nem tanto, mas nunca acharam que o LM era fraco. A minhs sogra mamou até aos 4 anos, por isso está sempre a dizer que eu vou apanhá-la. A minha mãe achava que eu não ia conseguir amamentar por não ter mamas nenhumas, mas a partir do momento em que viu que era possivel, apoiou-me sempre.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ehh Baunilha... sabes bem como penso! A mulher sempre teve essa habilidade de dizer tudo como quem dá uma chapada com um guardanapo de papel... eh eh

    Pimpolha tu és uma sortuda!! Sabes às vezes nem gosto de verbalizar, mas a verdade é que penso que para muitas mulheres o principal motivo para desmotivar é por pura dor de cotovelo! Estarei a ser maldosa?
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. O leitinho da mama é do melhor para todos os bebes. Nunca desistir,todas nos passamos por dias com mais ou menos leitinho...meninas os nossos filhotes agradecem as nossas maminhas !!!

    ResponderEliminar
  5. Os chás, as papás, as bananas com bolacha, a água xpto, vitaminas... "está tão magrinha" ... onde é que eu já ouvi isso?????????????

    Agora ando numa de ouvir "vitaminas, tens que dar vitaminas" ...

    ResponderEliminar
  6. Olha que a bisa da minha menina elogia imenso o aleitamento e apesar dela estar no percentil 25, está sempre a dizer que ela está muito bem :)

    ResponderEliminar