quinta-feira, 19 de maio de 2011

O dia do baby: So far so gooooddddd

Até agora a maternidade não tem sido outra coisa que não GOSTOSA!!
O Divino deve-nos ter em tão boa conta para nos mandar um autêntico anjo!

As rotinas do nosso menino:

Sono: Esse miúdo é a definição de serenidade. Faz belos soninhos alguns de duas horas, a maioria de 3 ou 4 horas seguidas, quer de noite quer de dia. Agora estou na fase onde já me sinto segura para não o acordar à noite para amamentar. Por exemplo, esta noite a última mamada terminou pela meia noite, e depois só acordou ás 5horas. Mesmo quando acorda, não é o bebé que por norma nos explode os ouvidos com um berreiro intenso, de duas uma: ou faz uns sons meio a gemer, ou também é comum encontrarmos o bebé desperto na alcofa a brincar com as maozinhas... como um menino crescido que não quer dar trabalho... é um mimo!!


Alimentação: Felizmente e também agradeço a todos os santos, o facto das dores insuportáveis da amamentação terem passado... ainda o que me custa é a sucção, devo andar com os mamilos doridos, que ás vezes uma mamada de 40 minutos parecem-me 2 horas de aflição... (nada que não valha a minha paciência e esforço), já não tenho as mamas do pescoço ás axilas, estão boa parte do tempo moles. Noto é que quando a hora da mamada se aproxima... "encho" assim como por magia, ou se... estou perto do baby...boommm lá vem leitinho... acho tão giro!!! A cada dia que passa o baby, esvazia cada vez melhor as mamocas, tem uma sucção bem vigorosa... e estamos quase afastados do tempo mais complicado, assim dizem, do início da amamentação! Esta fase superada, penso que o resto correrá sobre rodas pelo menos até voltar ao trabalho aí terei de ver como manter a amamentação!


Higiene: O meu bebé tem o melhor perfume do mundo, não quero outro, adoro cheirá-lo e já conheço este cheiro a milhas... Não são dos produtos usados (usamos linhas sem cheiro e para peles sensíveis), é mesmo da sua pele! O que quer dizer que está sempre limpo. Todos os dias pela manhã uso soro fisiológico (agora já podia usar só água, mas como tenho montes vou usando, também guardarei para eventuais constipaçõezinhas), aquecido em banho maria para lhe limpar a cara e pescoço, depois hidrato todo o corpo. Após cada muda de fralda uso toalhitas, que ele detesta porque são frias (é quando ele chora) e o creme reparador após.
Decidimos, após conselho de amigos e família que em princípio daremos-lhe banho de banheira dia sim dia não... para não ser tão "agressivo" para a pele! De início fiquei renitente... porque na maternidade ele só tomou banho de manhã e de noite não dormíamos, em casa demos banho à noite e não sabendo se foi por ter ficado relaxado, se foi porque as cólicas passaram, a verdade é que começou a ter noites e sonos muito regulares e longos. Por isso colocamos à experiência o "dia do não banho" para ver como passaria a noite. O resultado foi o mesmo do dia de banho: sonos longos e tranquilos! Por isso, vamos ficar assim.
No dia do "não banho" a rotina acontece antes da última mamada da noite, volto a limpar o rosto e pescoço, e hidratar o corpinho. Mudo-lhe a roupinha para uns pijamas mais simples de manusear de noite, que deixo a aquecer no aquecedor :D. Como o rabinho levou com toalhitas o dia todo, prefiro encher uma pequena bacia  e usar um pano para lavar o rabiosque com água quentinha e o seu gel de banho, hidratando-o após.
E assim temos um anjinho fresquinho e confortado para a noite!

Lazer: Por enquanto o baby ainda não se diverte... mas os pais cá se vão entretendo com o seu nenuco!
Eu que muito pouco brinquei com eles em criança, agora estou a compensar com o nosso boneco!

4 comentários:

  1. Olá! Acompanho o seu blog desde há pouco tempo e o que me chamou a atenção foi a data prevista para o seu parto que é muito próxima da minha (21 de Junho) Ontem descobri que o seu pequenito já nasceu...ao mesmo tempo que me assustou um pouco também me tranquilizou pois deu para perceber que se a minha canita nascesse já seria um bebé com um óptimo prognóstico. Deu para perceber que esta reguila que não pára de mexer já deve ter cabelinho, já consegue chuchar, etc, etc....Parabéns pelo seu Vasquinho!
    Uma sugestão: Eu já tenho um filho com 2 anos e 7 meses e quando ele nasceu, para lhe limpar o rabinho usava umas compressas de algodão que comprava no hipermercado e que embebia em água morninha....assim ele nunca se queixava....

    ResponderEliminar
  2. Ai que benção de bebé!! Espero que o meu tb seja assim do género. Com a Mia não tinha 1 segundo de descanso. Foi uma bebé mt, mt activa. Claro que tb cometi alguns erros, mas agora já estou escaldada:)

    ResponderEliminar
  3. Partilha lá os erros, não os vá cometer também! :)

    ResponderEliminar