domingo, 22 de abril de 2012

Dormir com os pais



"Dormir com os filhos é um problema sério???" Opá por favor...
Não tenho muito acrescentar a este tópico, a não ser que... e apesar de ter muito respeito pela opinião e até formação do Dr. Quintino Aires, não concordo com nada disso, mas é que nada nada nadinha mesmo... até podia ter alguma ponta por onde se lhe pegasse... mas, mas não tem, pronto!
É saudável dormir com o nosso filho, ele não impede nada (garanto-vos...), nós adoramos, não é um frete, nós fazemos questão e ele não me parece nada inseguro!

Acho que a insegurança na criança e adulto, nasce em parte (não sempre, porque nestas coisas é um erro generalizar), da educação em geral e não de um ato isolado. O meu filho pode dormir comigo, mas acho que se não lhe fizer a "papinha" toda por toda a vida, e não o deixar enfrentar e descobrir o mundo, caindo as vezes que for preciso, super protegendo-o, colocando-o numa bolha... isso talvez sim... fará dele uma criança/pessoa fraca, frágil, insegura... não por dormir com os pais!

6 comentários:

  1. Pois... Andreia, já sabes o que acho do assunto, não é?

    É a opinião deste Sr e de muitos outros, mas não de todos, claro. Certamente conheces pessoas que dormiram com os pais até "tarde" (até qd quizeram, sim pq podes ter a certeza que não vão querer dormir com os pais nem mamar na mama para sempre) e são pessoas sem grandes problemas de inseguranças. Sim pq inseguranças todos temos, todos.

    Como deves saber o Dr C González (e muitos outros) é a favor desta prática por diversos motivos, entre eles precisamente o facto de dar segurança a um bebé/criança que não está geneticamente programada para dormir sozinha. Ele explica isso muito no seu livro "Bésame mucho".

    Para além disto, se é confortável para os pais, tá optimo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Só agora vi o video:

    O que me apetece dizer em relação à intimidade do casal que pode ficar comprometida, segundo ele, é: se não conseguem ter intimidade fora da cama então não culpem os bebés por isso!

    Meu Deus, estou chocada!

    Sofia Rocha.

    ResponderEliminar
  3. Eu não concordo nada contigo mas também sei que é um assunto sensível! Mas o Vasco algum dia vai ter que dormir sozinho... não digo que vai alterar em muito a personalidade dele mas, por mais que nos custe, temos de educar os nossos filhos para serem independentes de nós e é cada vez mais verdade que as novas gerações não se sabem desenrascar sozinhas ou o fazem cada vez mais tarde... claro que este assunto não está só relacionado com dormir com os pais mas sim com a protecção excessiva... claro que adoro dormir com a minha filha mas desde o início que a habituei ao espaço dela e espero que ela tb perceba que temos o nosso... mas pronto, cada pessoa pensa de forma diferente... Bjinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Insolente concordo contigo, acho que cada pai deve fazer aquilo que mais lhe dá jeito. Mas confesso que me arrepia ver crianças cada vez mais birrentas, dependentes e acredito que não é o dormir com os pais que determina isso! Acho... a ver vamos LOL
      beijinho

      Eliminar
  4. Pois... eu cá tb quero que a minha Carolina aprenda a dormir sozinha, a comer com talheres sozinha e a andar sozinha... mas quando chegar a altura dela. Neste momento não acho que esteja preparada para dormir sozinha. Já dormiu a noite toda seguidinha durante uns meses mas agora que tá mais crescidinha nota-se que precisa de calor humano, aconchego... é uma necessidade que tem neste momento e estou aqui para isso, para lhe dar proteção.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar