sábado, 21 de abril de 2012

Amamentar depois de um ano...

O Vasco continua firme e forte no que toca ao leitinho da mamã.
Continuamos a amamentar por livre demanda! 
Anytime, anywhere... as he wishes...

Durante a semana ele vai para a creche depois de já ter mamado. Na minha pausa para almoço, em 10 minutos, tiro o leite que será entregue no dia a seguir na creche. Este poderá já não ser necessário depois da introdução, aos 12 meses, do iogurte! O iogurte constituirá outra hipótese de refeição possível na creche. Se as educadores acharem que ele sente a falta do leitinho [que normalmente bebe para se adormecer (sesta na creche)], continuarei de bom grado a dispensar esses 10 minutos do meu dia para que nada lhe falte. Almoça na creche (sopa+fruta) entre as 10 e as 11horas, e lancha (papinha) entre as 13:30 e 14:30. Depois da creche, ele mama sempre! Mesmo que tenha passado menos de uma hora depois da sua última refeição. É o nosso mata saudades!
Lancha pelas 17/18h leitinho da mamã e/ou papa de fruta com ou sem bolacha (dependendo se beberá ou não leitinho).
Pelas 20:30horas janta sopa+fruta. Toma banho e lá algures entre as 22 ou 23horas mama para adormecer.

Isso para entenderem as voltas que dou à ementa dele, quando estamos em casa todo o dia com ele. Nestes dias aproveito para dar mama sempre que possível, para compensar os dias de trabalho/creche. Isso porque bem sabem que quanto mais amamentarmos, mais produzimos. Sendo assim, ao fim de semana, por exemplo, ele não faz 2 sopas, faz apenas uma refeição de sopa e outra de papa. Durante as manhãs, ele mama duas vezes. Logo almoça mais tarde (dou-lhe a papa ou a fruta+sopa). Faz o primeiro lanche da tarde, maminha, o qual acaba por adormecer. Acorda, faz o 2º lanche do dia: maminha + fruta e/ou bolacha. Janta a refeição que não fez ao almoço e mais tarde volta a mamar e adormece.

De noite continuamos a amamentar (exceto como aconteceu num dia desta semana, em que dormiu a noite toda :) ): 1 (raras vezes); 2 (a norma) ou 3 vezes (às vezes)!

Continuo a tomar esporadicamente e sem compromissos o Promil ou levedura de cerveja, só porque tenho uma vida intensa e muitas vezes a alimentação não é a melhor. Compenso erradamente nos suplementos, admito, estou como a Carlinha: se pudéssemos dispensar o tempo perdido a comer por uns comprimidos eu alinhava nessa!
Agora que não restem dúvidas. Se antes precisava de uma bilha de leite para vazar as mamas, e tinha as mamas "siliconizadas" agora, o biberão de 150ml é mais do que suficiente e retomei ao meu 34 C B de soutien (antes era C... mas não falemos disso sim :) )! No entanto, estou tranquila, porque sei que é mais que suficiente! Na hora "H" as mamocas enchem como umas lindas embora com um reflexo de descida de leite, por vezes, mais lentificado (menos intenso... quem amamentou conhece a sensação de arrepio à qual me refiro) e demorado... o que é perfeitamente natural! O Vasco demonstra todos os sinais de saciedade, está super desenvolvido, hidratado (ele não bebe outros liquidos, pelo menos não por rotina) e tudo e tudo e tudo!
Boobs Rules!!    

8 comentários:

  1. Engraçado. O A. tem exactamente as mesmas rotinas que o Vasco em relação à maminha. Á noite é que é pior (às vezes acorda 5 vezes, outras vezes 2).
    Mama, almoço, mama e mais mama (só se eu não estiver é que lancha papa) e jantar. E mama depois do banho para dormir (por volta das 22h para conjugar com a leitura da história ao meu velho na cama).

    Eu adoro mama! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas, vai ser dificil o desmamne (para nós) LOL!
      O A. É mais novinho, tem todo o direito de te acordar mais vezes :)

      Eliminar
  2. Eu juro que não sei como consegues conjugar tudo e equilibrar a tua vida dessa maneira! Admiro-te tanto! Mais tarde vou precisar de umas aulinhas, ok? ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conjugar tem os seus dias lol
      Já as aulinhas... anytime :)

      Eliminar
  3. Olá Andreia,

    que engraçado, qd chega da creche a minha Carolina tb mama sempre, e u tb digo que é para matar saudades... De noite continua a querer mamar umas 3 vezes por norma. Eu não me queixo, afinal faz parte...Já por isso estou de horário de amamentação, entro uma hora mais tarde e por isso posso dormir mais um bocadinho.

    Tb não vejo fim à vista... Antes dizia que ia dar de mamar 6 meses em exclusivo, depois achava que 1 ano era razoável, depois deixei de pôr limites... Às vezes dizem-me que quanto mais tempo passa mais difícil será tirar a mama. "Tirar!? Mas tirar o quê? Eu não vou tirar nada... Quero desmamá-la naturalmente!".

    Posso estar um pouco limitada pq não posso por exemplo sair à noite sem ela (até podia tirar leite mas ela não bebe em biberões). Mas o que são 1, 2 ou até 3 anos (sei lá!) à escala de uma vida inteira?! Muito pouco... Já saí muito antes e hei-de voltar a saír no futuro, mas neste momento não é isso o mais importante para mim.

    Parabéns por amamentares, Andreia!
    Gosto de te ler.
    Sofia Rocha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sofia, obrigada querida!
      Parabéns a ti também pelo teus 10 meses :))
      Aqui o Vasco deixa sair à noite e até bebericar vinho :) Felizmente aprendeu a beber do biberão. Acredita que quando a fome é muita eles aprendem :)

      Eliminar
  4. Pois, em relação aos biberões já bebeu... mais nos primeiros meses, quando precisava de me ausentar para fazer isto ou aquilo e enquanto mamava em exclusivo. Agora que está na creche, que já come outras coisas e, uma vez que posso-me tratar do que preciso fora de casa qd ela tá na creche, não tem tido necessidade de beber em biberões pelo que já se desabituou.
    Em relação ao vinho... hum, acho que vou fazer como tu e vou-me permitir a saborear uns golinhos pequenos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Como já te disse, esta é uma questão que me preocupa (já nem consigo encontrar esse comentário. não sei em que post foi). Passo dias sem ir à bomba porque ela, na maioria das vezes, não aguenta 2 horas e às vezes é de hora à hora. À noite, aguenta as 3h ou 4 horas mas já estou tão cansada de ter passado o dia com ela ao peito que não vou à bomba. Quando vou não costuma passar dos 60ml, numa bomba electrica optima e levando 20 minutos. Ou seja, tenho que ir à bomba pelo menos 2/3 vezes para encher um biberão. Depois ela bebe uns 200ml da mão do pai porque recusa-se a aceitar da minha mão (tadinha). Ela já bebeu do meu leite congelado 2 vezes quando fui pra ginástica e depois ainda berrou que queria maminha. Tive que ir a correr para casa e dar-lhe peito.
    Começo a trabalhar no início de Maio e penso dar-lhe peito de manhã, vir a casa na hora de almoço e depois das 3h quando sair.
    Ao ler o teu post decidi comprar Promil. Nunca tomei mas acho que preciso. Nunca tenho o peito muito cheio, está sempre meio mole. Não sei se é por ela mamar pouco a pouco ou se produzo pouco.
    Ai Dreia, já devo andar com a ansiedade de me separar dela...

    ResponderEliminar