sexta-feira, 20 de abril de 2012

Amamentar para além do 1º ano

Hoje lembrei-me que o meu horário laboral reduzido está a expirar!
E não vou deixar que tal aconteça! Por isso já me fui confirmar do que vou precisar para agilizar essa situação e garantir um horário leve enquanto amamento. Nesta área tenho sorte, por trabalhar numa organização em que nem que seja por lei (já que não há nenhuma entidade laboral que prefira que todas as mulheres façam uso deste direito), é tudo certinho e quer gostem ou não (ainda não ouvi comentários inoportunos), as regras são respeitadas.

O que não me cabe na cabeça são esses atestados mensais... não por serem mensais... o que me incomoda é ter de depender de alguém que não pode efectivamente atestar de qualquer forma que eu amamento...
Então de que forma a pediatra tem garantias de que eu amamento... Eu poderia mentir, não poderia? Como seria descoberta??

Acho que complicam o simples e nesta questão a única pessoa habilitada para assegurar se a amamentação continua ou não, essa sou eu! Dava-me bem menos trabalho fazer uma declaração e imprimi-la... assim lá estarei desnecessariamente todos os meses no consultório da pediatra a pedir (e provavelmente a pagar) por algo que na verdade ela não pode garantir!!! 
Gostaria de saber como funciona esta questão em países "mais à frente"!
FUUUUUU FUUUUUUUUUUUUUU para o nosso País "moderno"...

4 comentários:

  1. Andreia, podes mesmo crer... tb já estou farta de pensar nisso! não tinha a certeza da declaração mensal, mas afinal sempre é como dizes... vou pedir ao médico de família que passe já para os próximos meses... ehehehe! aliás, temos de entregar com 10 dias de antecedência, não é?? e isso aplica-se todos os meses? que seca! (menos a mama que só vai secar qd eu e o bebé quisermos!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mensalmente e com 10 dias de antecedência, relativamente a cada mesiversário!

      Eliminar
  2. Sei de um caso em que era a médica de família que passava o atestado, ou seja, a pessoa nem pagava nada. Essa médica exigia que se pusesse o bebé a mamar para passar o atestado. Nada mais simples para comprovar! :)

    ResponderEliminar
  3. O problema é que eu não consigo ter consulta rapidamente com a médica de família, aquilo leva "anos" até ter vaga!!

    ResponderEliminar