segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dicas cá da casa, para poupar



Poupar faz bem à carteira e principalmente ao ambiente, que temos o dever de preservar e corrigir anos e anos de consumismo sem pensar nas suas consequências. Para além de todas as dicas que já conhecemos como:
- Desligar todas as luzes dos aparelhos em stand by, para facilitar usamos as fichas múltiplas com interruptor;
- Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes;
- Preferir o duche rápido em vez do banho de imersão, podendo ate reutilizar essa água para o autoclismo;
- E por falar no autoclismo, colocar uma garrafa de água ou areia no seu interior, para usar uma menor quantidade de água;
- Reciclagem de materiais, que devo admitir que apenas separo o papel e reutilizo garrafas de água; mesmo chegando ao cúmulo de ter ecoponto na rua, refugio-me na desculpa de não ter espaço para fazer reciclagem a sério!
- Nas compras preferir, em certos produtos, marcas brancas que são tão certificadas quanto os de marcas;

Acrescento:
- Sabem aquela publicidade do Fairy que dura até 7semanas? Pois comigo uma embalagem pequena dura meio ano, sabendo que a minha cozinha tem vida diária e é preciso limpá-la. Como faço isso! Faço diluição do produto, tenho a embalagem que comprei e outra que se encontra vazia, então coloco mais ou menos 1cc de concentrado de fairy e preencho a restante embalagem com água, é o mesmo princípio usado para a preparação do sunquick.
Esse pequeno truque só é possível se o detergente for mesmo bom, porque se for um Superpop o poder desengordurante não é tão bom e neste caso o barato sairá caro.


5 comentários:

  1. Esta do Fairy é para se experimentar, não tinha pensado nisto. Nós, cá em casa, fazemos reciclagem e reutilizamos muitos materiais, quer para o dia a dia, quer para trabalhos da escola. Por exemplo, guardamos em garrafões de 5l a água que sai fria no início do duche e aproveitamo-la para lavar a varanda ou mesmo para mudar a água do aquário. As caixas de cereais são usadas como forra da gaiola dos nossos canários. Também fazemos muitas das coisas que mencionaste, como desligar os aparelhos, não os deixar em stand by, reutilizar garrafas de plástico... E também pusemos o contador de electricidade com tarifa tri-horária, que faz com que a electricidade à noite seja mais barata. Por isso, lavo a roupa, com a carga máxima e com as quantidades de detergente adequadas, a partir das 22h e, de manhãzinha, é só estender... Tenho de admitir que muitas das ideias de poupança que temos cá em casa são ideias do meu marido!

    ResponderEliminar
  2. Até os nossos eco-pontos cá de casa são reutilizados: são 3 garrafões de água de 8 litros cortados, cada um com o seu saco de plástico (para facilitar a limpeza)! Podem achar que leva pouca coisa, mas também temos os eco-pontos mesmo à frente do bloco, por isso vale a pena!

    ResponderEliminar
  3. Vou adoptar tudo...vou ser muito copiona dos teus hábitos ecológicos. Gostei da ideia dos garrafões!!

    ResponderEliminar
  4. Agradeço muito a dica do Fairy. Já experimentei e dá resultado. Realmente, uma coisa tão simples que faz muita diferença. Obrigada!

    ResponderEliminar