quarta-feira, 9 de junho de 2010

Saúde à mesa!



Ananás, apenas a minha fruta preferida!! Devoro-a o ano inteiro, natural ou em calda, seja em sumos, salgados, doces, como acompanhamento com carnes (hummm com morcela frita) ou saladas ou simplesmente a fruta! Doce, amargo, suculento, perfumado, sumarento e refrescante, de todas as formas, é a minha tentação! Facilmente confundo-o com uma guloseima.


Para além de ser saborosíssimo também é um elixir para a saúde:

- A polpa do ananás esconde um poderoso complexo vitamínico. É rico em vitaminas C e E que lhe conferem uma acção antioxidante, com efeitos sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele, mantendo-nos esticadinhas! Para além disso, é uma fonte importante de vitaminas do tipo A e B, rico em fibras e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio) que protegem e regulam o organismo.


- É bom para a digestão porque contém uma enzima, a bromelaína, que tem influência e facilita o processo digestivo, e também uma acção anti-inflamatória, que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide.


Portanto, é um fruto muito nutritivo, com propriedades digestivas, com uma acção refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora. Por outro lado, é um fruto com um elevado conteúdo de água e um baixo valor energético.



Comparação do valor nutricional entre o ananás enlatado e ou natural


No momento da escolha, preferir aqueles em que a polpa cede um pouco quando pressionado com as mãos, com aroma intenso e com um bom peso relativamente à sua dimensão. Evite aqueles que apresentam zonas moles, danificadas ou enegrecidas.



Para conservar, pode ser mantido à temperatura ambiente por um período de um a dois dias, antes de consumido. Se depois deste tempo ainda não o abriu, pode conservá-lo no frigorífico por um período máximo de 3 a 5 dias, assim como depois de aberto.


Sem comentários:

Enviar um comentário