segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Amamentação: Das respostas que me enervam...

(Posso estar a ser radical, mas é mais forte do que eu...)
Hoje no Centro de Saúde:

Estava eu e o Vasco na sala de espera com outra mamã com uma bebé de um mês que a páginas tantas me diz:
Mamã da recém-nascida: A minha filha sofre muito de cólicas, blábláblá...
Eu: Custa-lhes tanto, coitadinhos! O meu filhote também sofreu imenso e bebe leite materno, imagino como teria sido se assim não fosse. A mãe amamenta?
Mamã da recém-nascida: Quem eu? Eu não! Eu não QUIS, e essa já é a terceira... bláblá blá...
Eu: (calei-me...)

Reparem na resposta, não foi um: "Eu não soube"; " Não tive ajuda"; "Custou-me horrores, não consegui!"; "Não tive leite"... qualquer coisa do género, Não, não! Foi mesmo de livre e espontânea vontade que esta mãe deliberou que "Amamentar é que não!"

É claro que eu puxo a brasa para a minha sardinha!
Faz-me confusão como é que uma mãe decide engravidar, ter um bebé e OPTA (desculpem, isso não devia ser opção, mas é só a minha opinião!) por não amamentar...
Para mim o meu trabalho como mãe com o meu bebé não terminou no dia em que eu o pari, não, não, aliás até àquele dia eu fiz muito pouco por ele, fê-lo o meu corpo... só agora é que eu estou a ser activa no seu desenvolvimento, providenciando-lhe o melhor alimento possível! Não há leite em pó que se equipare e pronto!
É que nem os mínimos dos mínimos de amamentação, nada...  é daquelas que já sai da maternidade com a receita do Parlodel!
Ai que nêrves...

14 comentários:

  1. Em relação a ti, eu amamentei muito pouco. O Francisco não ficava satisfeito só com o meu leite e tive de começar a dar-lhe suplemento. Também tenho uma colega que não quis amamentar porque "é uma mulher moderna".

    ResponderEliminar
  2. Clara, tentaste é o que importa e valorizo SEMPRE SEMPRE ISSO, Mas digo-te que acredito que se tivesses dito a ajuda certa terias conseguido! Ainda assim, porque nem vale a pena pensar no que deu ou não certo, não importa! Importa sim, a tua intenção!

    Essa tua amiga há-de ser muito esperta, claro! LOL
    Pronto outra resposta que me enervou!! LOL

    ResponderEliminar
  3. como eu te compreendo.....
    eu tenho uma menina de 21 meses e adoro amamentar e ela adora a maminha da mama, beijinhos e continua

    ResponderEliminar
  4. Uma mamã e pêras, essa Dreiazita... POr isso tem um borracho como se pode ver! (Daqui a nada sai um álbum de Pais Natal...)
    Claudiamar

    ResponderEliminar
  5. opá tenho de comentar isto, outra vez.. ai que nervos!! sabes que eu tb tenho uma amiga assim... e ainda por cima inventou cá uma história da treta, a dizer q teve subida do leite antes da bebé nascer e que teve logo de secar... beeemmm, cá uma história! parece que é parva a rapariga, mas é! não quer, assuma! mas não, tanta esperteza mas depois tem receio das críticas...

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que este é um post sério e assim...mas esse "Ai que nêrves!" fez-me rir p'ra chuchu:P

    ResponderEliminar
  7. Minha tira não amamentou porque sofre de crises de ansiedade e toma medicação. Por opção dela, preferiu estar em condições psicológicas de acarinhar e cuidar do filho, do que andar com ataques de pânico e depressões desnecessárias. Mas arranjou uma ama de leite... Infelizmente o bebé não reagiu da melhor forma ao leite da ama.
    Por outro lado hoje é uma criança cheio de alergia e eczemas. Poderia eventuamente ter evitado isso se tivesse sido amamentado pela minha tia.
    São opções, e eu sou defensora de amamentação.
    Podem eventualmente existir razões válidas!
    Filipa

    ResponderEliminar
  8. Pipa, esta razão que apontaste sabes perfeitamente que é das que ninguém no seu perfeito juízo, se lembra de insistir com a amamentação! beijinho

    ResponderEliminar
  9. Ola Andreia,preparo me para ser mamã dentro de dois meses,se tudo correr bem como até agora. Tenho sido acompanhada pelo meu médico particular e pelos profissionais de saúde no centro de saúde de nordeste. É o meu primeiro filho e até ao momento a única coisa que me faz querer amamentar meu filho é a minha força de vontade. Não a ajuda de familiares ou profissionais de saúde. Acho que é algo que não devemos negar aos nossos filhos e como te disse é o meu primeiro filho e menos encontro a ter aulas de preparação parao parto nem nada do gênero. Quando se tem esta vontade acho que será meio caminho andado.
    Beijinho Alexandra Mestre

    ResponderEliminar
  10. Não li as opiniões acima mas vou dar a minha... Custa amamentar nos primeiros dias? HORRORES! E' mais facil sair a' rua com um bebe' a quem alimentamos com a facilidade de simplesmente preparar um biberão s/ ter qe ser observada de lado por aqueles que pensam 'aquela vai tirar a mama pra fora? ai credo!!!!' E' mais facil, senhora...! Entre muitos outros motivos para além dos acima mencionados... Mas sera' que eu enquanto Mãe quero privar a minha filha do melhor que ela pode ter e que eu lhe posso dar sem ter que ter trabalho, sem gastar um centimo que seja?! Sera' que enquanto Mãe eu quero tirar saude a' minha filha?! Sim porque o leite materno e' uma grande fonte de defesas...! Sera' que enquanto mãe eu quero privar a minha filha do maior acto de carinho que pode haver entre nós?! Lamento pelas Mães que não puderam amamentar os seus filhos por motivos que lhes foram alheios e sei que elas nao amam menos os seus filhos por isso, mas uma Mãe que opta por privar o seu filho da unica coisa na vida que so' lhe fará bem e que criará entre eles um laço inquebravel so' pode ser burra.. Perdoem-me a dureza das palavras mas eu nao imagino ter um filho e OPTAR por não o amamentar e sofri imenso pra amamentar a minha menina e nao trocava isso por NADA deste Mundo...!

    Suh Martins

    ResponderEliminar
  11. Suh obrigada pelo teu testemunho, linda!
    Compreendo a indignação das tuas palavras mas sei que tu também acreditas que há excelentes mães mesmo que não tenham amamentado (que é a grande maioria que conhecemos), e como já disse há cada besta que amamenta!! Enfim há de tudo...

    Por outro lado conhecemos perfeitamente o quão dificil pode ser o inicio da amamentação, mas jamais quero fazer parecer que é um "sacrificio" ou que fomos umas "mártires" é dificil mas acima de tudo prazeroso!

    Beijinho enorme para ti e minha linda MIMI

    ResponderEliminar
  12. Se as mães querem ser egoístas, que pensem nisto:
    - E é tão mais fácil perder o peso da gravidez quando se amamenta! Até em ginásios e roupa se poupa!
    Filipa

    ResponderEliminar
  13. Ola, tenho seguido o teu blog e tenho prestado atenção nomeadamente aos posts sobre a amamentação. Tou gravida de 33semanas e tudo o k mais quero e amamentar o meu filho... Admiro.te pela força que tiveste e espero conseguir ter a mesma força, já sei que não è fácil mas quero o melhor para o meu baby. Parabéns pelo teu lindo menino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marina ;D parabéns pelas 33 semanas por esta altura ansiedade de pré-mamã já está ao rubro (se chegaste há pouco a este estaminé fica sabendo que o meu pimpolho nasceu às 34 semanas ;D)
      Quanto à amamentação digo sempre: é natural , mas não é inato!
      O mesmo é dizer que TODAS, salvo rarissimas exceções, são capazes de amamentar (a força da amamentação está na nossa cabeça: Eu não amamento se der!! EU VOU AMAMENTAR!- esse é o pensamento correcto-)

      Alerto que o 1º mês de muitas (como o meu) não é fácil, mas com persistência e com um objectivo sempre presente amamentarás até quando vocês- tu e baby- quererem!!
      As maiores felicidades!

      Eliminar