domingo, 20 de fevereiro de 2011

23 semanas de gravidez








E sempre quem uma semana se aproxima já eu estou a pesquisar sobre a semana que lhe segue! É como se a semana seguinte fosse sempre mais fantástica que a actual, quando na verdade é só o desejo de que o tempo passe depressa.

Esta semana voltei a sentir um crescimento rápido, passei de uns 77cm de zona mais larga da barriga para uns 87cm, cheguei aos 53 kgs e com isso são mais oito quilos em cima (ufahh que já é um número para impressionar), distribuídos pelas mamocas, barriga (útero, liquido amniótico, bebé- com mais de 570gr e até mais que 26cm; placenta); ancas e aumento do sangue circulante. Até agora e feitas as contas tenho ganho um pouco mais que 1kg por mês, mas a partir de agora sinto que vai ser muito difícil  manter essa média até ao fim da gravidez (a verdadeira altura da engorda do bebé está mesmo à porta).  
Felizmente essa semana voltei a sentir-me mais ou menos normal, sem dores no geral em especial na coluna (até agora só tive um episódio sério, não voltou a repetir-se e posso dar-me como sortuda por isso) e bem humorada. Por outro lado mantive a congestão nasal e voltaram as epistáxis e o sangramento das gengivas (problemazinhos que nunca sofrera antes). Mantenho um excelente perfil tensional, o glicémico não faço ideia (fujo das picadelas, como o diabo na cruz) e sem edemas.

O útero continua a subir pelo meu abdómen, estando a 4 dedos acima de umbigo...esta semana senti o quão lenta estão as minhas digestões... acordo sempre de "barriga cheia" (em vários sentidos eh eh)...até já tenho um mini stock de água com gás em casa, para os dias mais aflitos...ando a portar-me bem e por isso tenho afastado as terríveis azias!

Continuo a "beber" cada momento do nosso crescimento, todas as vezes que o sinto desejo não precisar fazer mais nada só para lhe dar atenção e niná-lo... a ansiedade para o conhecer é a maior curiosidade, apesar de ter sido silenciada depois de saber a posição dele e a esta altura ter quase certezas dos sítios onde lhe estou a tocar... Sinto-me mais próxima dele como nunca, mesmo sem necessitar de conhecer os seus traços físicos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário