domingo, 20 de fevereiro de 2011

23 semanas de gravidez #2



(Caiu-me a ficha...estamos na última semana do 2º trimestre... nem sei... se chore ou se ria, se está a passar rápido demais ou devagar ...acho que é uma mistura de tudo)

E ele?


A partir de agora a sua missão principal é engordar e engordar a mamã (para que tenha reservas suficientes para produzir o seu leitinho). Nas próximas 4 semanas ele aumentará o seu peso actual em 4 vezes, ou seja deverá pesar mais de 2 kgs.

A sua audição está cada vez mais apurada, por isso podemos pô-lo a ouvir o que quisermos. Também não é de admirar que se assuste com barulhos repentinos, como com a varinha mágica, aspirador, etc., o que até é uma forma de se ir habituando ao ruído depois de nascer...sem nos deixar no receio de durante o dia evitar a todo o custo ruídos para não o perturbar!

Ele continua a praticar a sua respiração com o liquido amniótico, aparelho este ainda muito frágil.
Diz as probabilidades que a partir de agora, ele até poderia nascer e sobreviver mas com toda a assistência necessária principalmente aos seus pulmões tão imaturos... Coisa que não vai acontecer nem tão cedo, temos um pacto!!

A partir de agora a sua propriocepção está mais desenvolvida, usa as suas mãozinhas para explorar, tocar-se e tocar no que lhe envolve, sente as festinhas na barriga da mãe e curiosamente responde ás mesmas, tem noção do movimento do seu corpinho e do corpo da mãe.

Sinto que já é um bebé feliz, cheio de saúde e genica ao mesmo tempo que me parece uma criança fácil, uma vez que se faz sentir quando está desperto, mantém-se a mexer de 2 em 2 horas sensivelmente, excepto durante a noite que fica no seu sossego por períodos superiores a 6 horas. A ser fiel, depois que nascer, ao seu ritmo circadiano vai deixar os papás dormirem à vontade! 


Sem comentários:

Enviar um comentário