segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lembrei-me agora!!



Agora está muito na moda alertar para o cancro do colo do útero! Fazer lembrar às mulheres que têm coisas que devem ser vistas regularmente!!

E lembrei-me que é meu dever dar o meu exemplo!
Por acaso já vos disse que tive uma displasia de grau II/III do colo do útero, em três estadios possíveis antes de chegar à neoplasia, propriamente dita (desculpem-me os peritos pela falta de preciosismos)?

Como deixei isso chegar até esse ponto??
Bem só fiz o meu primeiro papanicolau, devia ter os meus 22 anos! Acreditava que a minha falta de factores de risco, me salvaria de ter qualquer problemas, por isso no dia em que fui saber o resultado do exame, fiquei incrédula!! A partir daí durante 2 anos diz citologias e biopsias com muita regularidade, para ir acompanhando a sua evolução ou não evolução, como esperava! Uma vez, simplesmente faltei a uma dessas consultas, tinha deixado passar mais de seis meses, por negligência. Na consulta seguinte, levei uma bronca daquelas da ginecologista! Fiquei com o dia estragado, stressada, infeliz, preocupada...
Em menos de um mês tratou-se de tudo para que fosse operada! Hoje em dia já fez mais de um ano da minha cirurgia (em Agosto de 2009), e desde então tenho tido citologias espectaculares!!!


O meu conselho é: ninguém está imune, até para as que se julgam mais saudáveis, façam os vossos exames, pois a prevenção é mesmo o melhor remédio! 
Aprendi a minha lição...e olhem que sou enfermeira...devia ter vergonha, por ter confiado tanto na sorte!! Ainda bem que tudo correu bem e felizmente tudo está na sua normalidade!!


Sem comentários:

Enviar um comentário