segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pai Natal chegou :)

O Pai Natal deixou cá em casa estes pacotes:




Ohh, finalmente chegou a mala para a máquina fotográfica, em vez de usar a mochila.
Cabe o necessário; no mínimo 2 objectivas, corpo da máquina, flash externo (que não tenho), cartões SD, filtros, bateria extra, e vários outros acessórios. Ainda cabe o meu MB, o C.C, trocos, telemóvel e chaves do carro o necessário para desaparecer em raides solitários!
E por falar em filtros, chegaram justamente os meus primeiros filtros fotográficos :)

Ontem já tive oportunidade de fotografar com filtros (emprestados, pelo M.), mas estou cheia de vontade de ir brincar com os meus :D

Não há melhor para captar o mundo, as cores, texturas, contrastes etc, etc, que o olho humano... Por mais personalizada que tenha a máquina para um determinado ambiente não rara vezes o que capturo resulta em cores esbatidas... como se se perdessem pelo caminho, há ajustes na câmara que melhoram esse efeito e há, claro, os programas de edição que resolvem esta questão... mas ainda assim importa-me fazer uma foto o mais próxima do meu olhar (praticamente "pronta" a usar).
Os filtros além de criarem efeitos XTPO, podem ajudar a dispersar melhor a luz sobre o objecto fotografado realçando melhor as cores e melhorando por exemplo os reflexos (espero não estar a dizer asneira, perdoem-me os entendidos)!

Exemplo de um mesmo cenário (a distância focal é diferente mas é irrelevante para o caso) primeira foto sem filtro, 2ª foto com filtro (ambas não têm qualquer edição).  



Acho que se consegue perceber que a  2ª foto está praticamente "pronta", não é?
Nada que um programa de edição não faça, é verdade! Mas assim, salto uns quantos passos!

3 comentários:

  1. Eu ainda tenho de comprar um polarizador, queria comprá-lo e a uma objectiva mas os meus planos sairam furados por nao ter trabalho cá.. a mala, enfim, outra coisa que queria e não há dinheiro..

    Parabéns, mostra depois as brincadeiras :)

    ResponderEliminar
  2. Mostro as brincadeiras de hoje logo apos ao jantar :D, mas só se valer a pena! bjim

    ResponderEliminar