terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Amamentação: The bad and the ugly...

Como é do meu feitio, gosto muito de elucidar e preparar quem me lê para a realidade. Realidade essa que não se encontra nos livros... ou que às vezes até vem, mas mais embelezada.

Sabendo vocês, que se há pessoa acérrima da amamentação, essa sou eu!
A verdade é que já vos preparei para o romance que é amamentar (E É!!!), mas também para as dores, para as restrições, para os pequenos sacrifícios que são necessários!
O tema que trago hoje, é muito pouco comentado com quem quer que seja que amamente, talvez por vergonha (e entendo!)
A verdade é que as mamas depois (ou melhor durante, porque ainda não sei o desfecho disso)  mudam muito:
- São as feridas e gretas tão conhecidas causadas pela má pega, pela bomba, pela brincadeira do bebé;
- São as estrias que se pode ganhar: Mesmo depois de uma gravidez sem estrias, o engurgitamento mamário natural, em especial, do início da amamentação pode causar uns belos "raios de sol";
- Ficares com as mamas com tamanhos diferentes: sim acontece, eu sei... eu tenho uma maior que a outra! É verdade que naturalmente temos uma maior que a outra, mas essa diferença da qual falo apesar de ainda discreta, nota-se muito facilmente... é o meu "desgosto"... o que me faz pensar que eventualmente terei de por silicone numa só mama!
- Depois da amamentação diz que (já que essa parte eu ainda não posso comprovar... mas espero que não) as mamocas de uma lactante depois de tanto trabalho e de tanta firmeza e fazer bonitos decotes, mirra... muito... há quem diga que as mamas podem vir a confundir-se com peúgas penduradas no tórax... Por outro lado há quem assegure (médicos) que com o tempo as mamas voltam a readquirir uma forma bem mais apelativa, mas não sei até que ponto isso não é conversa para não desmotivar as mamãs!

Uma coisa é certa, depois de uma gravidez e de todo um processo de amamentação as mamas viram rodilhas  nunca mais serão as mesmas!

5 comentários:

  1. Depois de tanto enche e vaza não à mama que resista !! ;o)

    ResponderEliminar
  2. Completamente verdade...eu amamentei dois...e agora com o Simão é que notei que estão mesmo más...preciso mesmo de reconstruir isto...pois parecem mesmo as ditas peúgas no estendal... :(

    ResponderEliminar
  3. Completamente verdade...eu amamentei dois...e agora com o Simão é que notei que estão mesmo más...preciso mesmo de reconstruir isto...pois parecem mesmo as ditas peúgas no estendal... :(

    ResponderEliminar
  4. adorei este post!! e tudo porquê... porque ainda à pouco, depois do banho, olhei de relance para o espelho e pensei: foda-se, estás magra, chupada e com mamas até à barriga!
    e o grande problema amiga, é q agora é inverno, com o frio e tal, nem tempo temos para olhar bem para nós... mas quando chegar o verão, ui... e eu que tinha uma boas mamocas, de fazer mesmo inveja às amigas e baba aos maridos delas? ah pois... tinha!! eheheheeh!!

    ResponderEliminar