segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ainda amamentas?

É uma pergunta que começa a ser frequente!
E entendo-o sob duas perspectivas:
1ª- Um ato de "louvar", algo que deixa as pessoas surpreendidas pela positiva por conseguir amamentar há já (praticamente) 8 meses;

2ª - Ohh Fuck... (Como se eu fosse doentia)! Ainda amamentas?

Logo de seguida de outras perguntas:
Até quando? Não vás deixar ele mamar muito mais tempo, pois não?

(Como se alguém tivesse alguma coisa a ver com isso, querem ver!)

Mas ainda assim, já me vou dando ao trabalho de esclarecer:
Que sim, ainda amamento, é prazeroso para mim e para o meu filho e estamos muito felizes, obrigada! Não cansa, não ando cansada por causa disso... muito antes pelo contrário, aproveito a hora da maminha para relaxar, ou sentada ou deitada contemplando o meu menino!
Não sei quando vou parar o Bebé é que sabe, mesmo que isso implique ele rejeitar a mama amanhã ou daqui a 2 anos!
Não conheço ninguém com trauma de mama! Isso por ter amamentado por "muito tempo"! 

A propósito?! O que é muito tempo? Existe tal barreira?
Além do mais digo desde já sem qualquer pretensão de arrogância de minha parte, que sim, sei que a partir de certa altura nada terá a ver com o objectivo inicial da amamentação (DAR-LHE O MELHOR ALIMENTO E MEDICAMENTO POSSÍVEL NESTA FASE DA VIDA), mas sim com o bel-prazer que ambos (até diria: "Que nós os três", o Zeus é o meu maior motivador para continuar) sentimos!

Ainda argumentam?
1º- Ah e tal mas é tão estranho vê-los já "grandes" a mamar na mama!
Estranho? Mas é um gesto tão bonito de amor! Lá está, como sabemos que não amamentamos por motivos nutricionais é como disse por prazer, por amor! E que mal tem isso? Como se pode julgar uma mãe, pai ou filho por o fazerem?
Eu cá acho mais estranho que hoje em dia a minha geração viva na casa dos pais até aos trinta anos... porque é que é estranho o meu filho mamar nos seus primeiros 2 anos de vida? Inclusive sempre que me é possível, tento fazê-lo de forma reservada, nem é pelos outros é mesmo por mim! E quando ele for maiorzinho vai ter de entender que se quiser mamar, por ser um momento a dois acontecerá principalmente quando estivermos sozinhos (como já acontece hoje em dia, salvo raras excepções). Então é estranho ver uma criança de 3 ou 4 anos à mama? E não é estranho ver uma criança crescida que até parece estar calma enfiada num carrinho em vez de estar a andar ou com chucha enfiada na boca!? 
Sinceramente nem é meu objectivo "criticar" tais crianças e pais! Ai gostam? Então que aproveitem, isso sim!

2º - Ah e tal mas depois é um vício tão difícil de tirar?
Vício? Mas porque é que tem de ter uma conotação negativa?
Além do mais nós somos seres de hábitos! E até aceito que possa acontecer um desmame difícil! É muito provável! Mas isso acontece-nos por toda a vida! Faz parte, aprender, mudar e evoluir. Não conheço ninguém que tenha ficado traumatizado por ter deixado a mama, ou deixado a chucha, ou o biberão, ou as fraldas, etc, etc!

12 comentários:

  1. Realmente é de louvar essa tua atitude. Todas as vezes que pergunto a alguém sobre o assunto, respondem-me que durou pouco, ou que nem amamentaram. Dizem que o seu leite não era bom, que deixa o filho com fome, ou que dói muito... Não sei, mas só sei que quando tiver um filho não vou desistir à primeira... Devia ser um privilégio e parece-me que é um "frete" para muita gente... :/ Epah perdoem-me, nunca tive filhos, não sei se dói muito ou não, mas pelo menos vou tentar!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Confesso que, eu que não sou mãe, estranho quando vejo uma criança muito crescida a mamar...Mas também percebo perfeitamente aquilo que tu dizes e acho que tens toda a razão! Acho que o facto de ser algo que não seja assim tão comum de se ver, como tudo, se estranha! Mas depois se pensarmos nisso, como alguns baby blogs (principalmente o teu) me têm feito pensar, não estranhamos assim tanto;)

    ResponderEliminar
  3. Rs eu tambem nao conheço...e acho que se voce tem leite e ele gosta e se ambos se sentem bem assim que deve continuar.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Concordo a 100% contigo, tive msm muita pena de só conseguir amamentar até aos 7 meses, por mim era até haver leite.

    ResponderEliminar
  5. Aplaudo e faço uma vénia! Ainda no outro dia vi um documentário em que dizia que o período normal para o desmame dos mamíferos poderia ir até aos 7 anos! :) Beijinhos e boa continuação!

    ResponderEliminar
  6. A melhor solução é fazer orelhas moucas. O meu filho foi amamentado até aos 9 meses e meio e não foi mais tempo porque ele não quis porque por mim teria sido mais. Até porque o nosso leite fornece nutrientes/defesas que nenhum outro leite possui, para além de que as mulheres que amamentam têm menores probabilidades de vir a ter cancro da mama. Acho que as infelizes que se saem com essas "bocas" deveriam era meter-se na vida delas e deixar a dos outros em paz, certo?
    Acho que fazes muito bem em amamentar, e o limite, o limite é até eles quererem e tu tiveres leite para lhe dar.

    Beijinhos e não ligues a comentários foleiros.

    ResponderEliminar
  7. enfim sem comentários..não se pode ligar a essa gente, eu conheço uma senhora que amamentou um filho ate os 3 anos e só deixou de amamentar porque ficou gravida..

    :P, beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Muito bom!!! Apoiado!!!
    IsabelB23

    ResponderEliminar
  9. Imagina o que eu oiço, estando o meu a menos de 3 meses de fazer os 4 anos. Mas eu já nem me dou ao trabalho de dizer nada, até porque já ando a planear o desmame, porque quero ter outro filho.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Mesmo pimpolhinha!!
    woot woot não tarda teremos baby n.º2! :)

    ResponderEliminar
  11. Espera lá, mulher, que ainda nem larguei a pilula. LOL

    ResponderEliminar