sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Método Ferber

Há um nome para tudo, e neste caso deixar chorar um bebé no berço sozinho, indo lá de vez em quando (aumentando cada vez mais esse tempo de ausência) afagando-o sem lhe mexer muito, até que adormeça sozinho (sem embalos, maminhas e afins) chama-se método de Ferber!

Apesar da norma por aqui ser adormecer no colo ou na maminha, também praticamos este método quando tudo o resto falhou (principalmente quando falha a paciência para as birras). No entanto não nos serve totalmente, já que ele acorda de madrugada. O meu pimpolho, não dorme a noite seguida ele é mais do género de dormir duas ou três horas seguidas e acorda aos berros (e se não for "socorrido" chora até que lhe "rebente" uma corda vocal). Inicialmente acordava nitidamente por fome. Nada o calava a não ser beber leitinho. Atualmente ele continua  a acordar aos berros de noite e como continua a não gostar de chucha, nem os embalos o sossegam, sinceramente nem me ralo e ponho-o diretamente na nossa cama à maminha e pronto, ganho mais umas horinhas de sono sagrado. 
Noto que quando menciono isso, parece que este é um aspecto que incomoda mais os outros que eu própria! Um dia dormirá a noite inteira, quando tiver de ser! 

Ouvi falar do método Ferber (aliás já conhecia, só não sabia que se chamava assim) no programa Keep Up with the Kardashians! E ainda se diz que não se aprende nada de jeito com este género de programas, hein?! :)

6 comentários:

  1. Se voce se sente bem assim e acha ser o melhor entao assim seja o os outros ngm tem que dizer nada..
    Bj.

    ResponderEliminar
  2. só para animar :)
    o meu G. tem actualmente 9 anos e ainda é raro não acordar a meio da noite. mas pronto, agora já está ensinado a voltar a dormir sozinho.

    ResponderEliminar
  3. O único contra é que depende sempre de ti ;) O que é uma enorme vantagem para o pai.
    De resto, depois de duas, ou três noites a de privação de sono, se me viessem dizer que tinha que me pendurar de cabeça para baixo ao relento, enquanto o bebé fazia o pino, eu estava nessa.

    ResponderEliminar
  4. Andreia,
    por muito que nos custe admitir, os bebés não estão geneticamente programados para dormir sozinhos. E é muito normal que continuem a acordar durante a noite várias vezes e ainda por muito tempo. É claro que se dormem com a mãe (pais) acabam por, muitas vezes, nem despertar completamente pois sentem-na por perto o que lhes dá traquilidade. Se dormem sozinhos aí sim, muitas vezes, despertam completamente e acordam a chorar. Pareço uma co-sleeper a falar :), mas não sou. Mas já tive mais longe de ir buscar a minha bebé para a minha cama. Faz o que o teu coração de mãe mandar, mesmo! Recomendo vivamente que leias o "Besame Mucho" do Pediatra Carlos González. Fala sobre estes e muitos outros assuntos.

    ResponderEliminar
  5. Vou ler sim senhora, obrigada pela recomendação fiquei curiosa e até se calhar já li, porque sei que "conheço" esse pediatra... ou se calhar li coisas dele sobre a amamentação, se calhar foi isso!
    Ah, quanto a dormir com ele,tens toda a razão ele quando está connosco não desperta da mesma forma como quando está no berço! :)

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está coisa que nunca fui capaz de fazer
    Deixar um bebé a chorar até rebentar, só porque é "suposto aprenderem a dormir sozinhos" não dá para mim
    E sim, essa cara de reprovação também a vi
    Cheguei a dizer ao pai que a mama é minha e se assim ela fica tranquila que seja!
    O grande inconveniente é que damos por nós e eles já fizeram 1 ano e ainda só parecem conseguir adormecer no carro ou pendurados no nosso colo ou maminha
    Mas seja!

    ResponderEliminar