sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dar biberão não é crime

Ás vezes sinto que de tempos a tempos tenho de "mexer na ferida"!

Este é um blogue pró-amamentação, além de defensora é algo que me interessa muito e até, imagine-se, amamento! Por isso se há coisa da qual vou falar e (muito) é dessa minha experiência, e só por causa disso não falo da experiência que é dar L.A. (leite adaptado), se eu não dou, não falo... ninguém até dará pela minha falta neste tópico, porque ao longo do dia se há coisa que é motivada é o biberão, nas publicidades, na nossa infância, na rua, etc.

Independentemente dos motivos que levou uma mãe a não dar de mamar, eu não acho que um bebé que beba L.A. seja menos amado. Dar biberão não é crime! Crime é não alimentá-los. Até porque sei que a grande parte das mulheres não dá de mamar por falta de informação (mitos, mitos e mais mitos), as outras até tentaram não suportarem foi a dor que é fo****, eu sei... hoje em dia dou mais valor a esta experiência e compreendo que seja mais fácil dar o biberão, naquela altura (o início da amamentação), não acreditamos que sejamos capazes de continuar, e sem o apoio social adequado... pronto, o próximo passo é dar L.A, noutras situações a mãe nem teve oportunidade de poder amamentar por problemas dela ou com o filho.... e nestes casos ...um VIVA ao L.A. que salva estas crianças de um destino bem diferente dos bebés da Era em que não existia o leite adaptado, 1001 doenças e muitas vezes a morte! Viva ao L.A....
Para outras mães, ainda, amamentar é coisa que não lhes assiste porque... dá trabalho!! Ah pois é dá trabalho mesmo fazer o quê??

Bem, o que eu quero dizer no fundo é que os meus posts sobre a amamentação não têm o intuito de menosprezar ou por em causa o amor, carinho, ternura e dedicação da mãe que dá L.A., apenas enaltecer a mãe que amamenta! 

8 comentários:

  1. Que desgosto que tenho de nao ter dado mama:(
    Mas enfim, por motivos que nem sei, nunca consegui extrair leite (e as mamocas cheinhas de leite) e para completar Matilde não pegava na mama:(
    Ela adorou o biberão, mas agora não o quer ver à frente nem com papa nem com leite.
    Se tivesse conseguido dar peito já não tinha a preocupação de a Matilde fazer a sua última refeição às 4/5 hrs da tarde. É que a miúda rejeitou por completo e não janta de maneira nenhuma.
    Estão de Parabéns todas as mamãs que dão peito!!!

    ResponderEliminar
  2. Ana bola p'ra frente nada de desgostos ou remorsos. Não faz bem a ninguém remoer essas coisas, nem vale a pena... Parabéns a todas as mães que amam isso sim...

    ResponderEliminar
  3. Gostei! Sabes,na primeira filha juro que me esforcei por dar mama,e ola que tinha leite para um regimento de infantaria. Mas a pequena que tem uma personalidade bem vincada nao queria a mama. isso é uma frustração. Agora desta segunda viagem,estou a adorar,apesar dos medos e angústias de nao se saber "quanto" mamou, está ser muito bom poder partilhar com ele estes momentos,que são e serão só nossos. A minha filha é igualmente saudável e feliz,e desde os 2 meses de idade que desisti da mama,sendo que ate aos 4 meses ainda mamou do meu leite,no biberão..depois resolvi que era melhor secar,pois já não tinha vida só de andar de maquina de tirar leite atrás de mim para todo o lado.
    Não podemos nem devemos ser fundamentalistas...desde que mãe e filho estejam bem...seja com biberão ou leite materno...isso é que interessa!

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo-te na totalidade Slimiteca

    ResponderEliminar
  5. também concordo Slimiteca!
    e sim Ana, não vale a pena sofreres com isso!
    Cada uma tem a sua experiencia, e cada experiencia é importante à sua maneira! e todas nós, como diz a dreia, amamos e alimentamos os nossos filhos, da maneira que sabemos, da maneira que queremos e como conseguimos! só queremos o melhor para eles, e isso já faz de nós as melhores mães do mundo!
    É pena haver mães que não conseguem, mães que querem e por algum motivo a coisa não corre bem...
    No entanto, não condeno porque se trata de uma opção livre mas, entristece-me; conheço mães que até o podiam fazer e não fazem ou não fizeram porque simplesmente não querem! por puro egoísmo, porque estão cheias de razões íntimas e pessoais... e mesmo assim, quando entramos em "discusão" sobre o assunto, ainda olham para mim como se eu fosse um "ave rara"... tal como olham quando ando com o meu "sling" ehehehe!!

    ResponderEliminar
  6. Como sabem a amamentação comigo não correu bem, já no hospital a minha filha chorava com fome e as próprias enfermeiras trouxeram suplemento num copo por 2x e em casa pouco tempo consegui dar porque simplesmente o leite secou. Não foi preguiça, não foi por me doer porque nunca chegou a fazer feridas a sério porque sempre fiz a massagem com a água do leite, simplesmente não havia (não sei se por ter o peito pequeno). Não me sinto menos mãe do que vocês por isso, a minha filha bebeu leite sempre no biberão e hoje é até um bebé saudável.
    Se um dia tiver outro filho veremos como vai ser. Mas garanto que se chorar com fome como esta chorava não a vou deixar tanto tempo com fome como a esta e em dois tempos passo para o leite artificial...

    ResponderEliminar
  7. Pirilampa nunca quis fazer tais julgamentos sobre as opções de cada um... apesar de ter a minha opinião bem formulada 8a que transmiti).
    beijinho

    ResponderEliminar