domingo, 28 de agosto de 2011

Curiosidade..

Para as mamãs que amamentaram/ainda amamentam e regularmente davam/dão leite materno no biberão:

Noto que os biberões e sacos para extracção de leite são (apenas) de 150cc (sendo que já enchi ambos até 190cc congelei e felizmente tem corrido bem) e mesmo que queira, talvez consiga encontrar um biberão de 250cc, mas não consigo achar a mesma quantidade para os sacos.
Tendo em conta que existem biberões grandes e vejo QUASE sempre mamãs que dão leite artificial a encher tais biberões e os seus bebés a beberem tudo, a questão que coloco é... bebé de mama não bebe assim tanto, é?
Será por isso que em qualquer marca da especialidade é tão difícil encontrar biberões maiores (refiro-me a biberões/sacos maiores, que possam ser adaptados à bomba extractora)?
Por não haver necessidade e se ter estudado ao longos dos anos que bebé de mama, até aos seus 1/2 anos (sei lá, estou para aqui a inventar)... não bebé mais do que 150cc, em média?
De facto o meu bebé, a menos de 2 semanas para os 4 meses, bebe no máximo 100cc e fica super cheio e não me espanta nada que beba menos, o que o faz frequentemente. Fazendo na mesma intervalos similares entre as refeições (actualmente ronda as mamadas de 2 em 2 horas ou de 2:30 em 2:30, se por fora de casa, aguenta muito mais)!

Pergunto isso, porque além de outra pulga que fica atrás da orelha, preocupo-me com o leite que terei de mandar para a creche. Inicialmente, o bebé ainda fará na creche 2 refeições de leite e obviamente não quero mandar leite a menos!

Partilhem lá as vossas experiências!

10 comentários:

  1. oh Dreia, a minha experiencia é "0"... não percebo nada de biberões e quantidades de leites... é mamar até encher, até largar a mama! se algum dia precisar de saber quantidade adequadas e biberões, já sei onde procurar! és mesmo uma querida :)

    ResponderEliminar
  2. Ora ai está uma questao que tambem nao sei resposta. Ja dei do meu leite no biberao ao pequeno, e ele mamou 120ml. Mas qdo esteve internado com 10 dias de vida,chegava a beber 140ml-160ml de cada vez,de 3h em 3h. Ele tem 7kg, e penso que o indicado seria mamar 180ml, para o peso dele...mas isto varia mto de bebe para bebe..penso eu. Atendendo que ultimamente nao consigo tirar leite de jeito das mamas,nao sei mesmo como vou fazer na creche. Apenas consigo tirar 50-60ml de cada vez...uma porcaria.

    ResponderEliminar
  3. Slimiteca, não stresses querida, vai dar tudo certo, continua a tentar tal como combinamos a ver se o bebé se vai habituando, tenho a certeza que conseguem...pelo menos acredito muito!

    o meu bebé raramente é constante no que bebe, no max dos max uma vez bebeu 125, mas a norma tem sido 90-100cc, e às vezes bebe 50cc e fica cheissimo. Não há bebés iguais linda!!

    Baunilha, se há coisa de gosto é de aprender com vocês e sempre que possa transmitir a minha experiência, k não é a regra, é apenas a minha experiência.

    ResponderEliminar
  4. E eles na crechem aceitam leite assim desse? Do teu?

    Em relação ao que eles bebem, eu nunca me preocupei muito com isso porque dizia a quantidade nas latas, mas lembro-me que ao ínicio começou em 30ml, depois 60ml, depois 90ml e só muito recentemente é que começou a beber biberões cheios de leite!!! Sei lá, só a partir dos 18 meses é que bebe biberões cheios (ao acordar e ao deitar).

    ResponderEliminar
  5. Pirilampa, estava lindo se na creche eles não aceitassem...
    aceitam sim e felizmente não sou ave rara, outras mães fazem o mesmo. Quando levar o meu filho à creche, levo os sacos ou frascos com o leite dele (dos que vou tirando na licença e dos que vou tirar na minha hora de almoço quando regressar ao trabalho), e elas so tem de aquecer e dar :D

    ResponderEliminar
  6. No meu caso, não sei nada de sacos nem biberôes para armazenar o leite, pois, quando amamentei durante um ano,sempre que necessário, sobretudo após seis meses,altura em que regressei ao trabalho extraia o leite manualmente.Sempre! Pois, nunca cheguei a comprar bomba,e safava-me mt bem! Guardava o leite em frascos próprios comprados numa farma.Nunca congelei leite, apenas guardava-o no frigorifico por algumas horas, pois tinha mt leite, no entanto, hoje lendo os teus posts, arrependo-me de não o ter congelado para o dar após eu ter secado o leite por mh opção, assim sempre a menina bebia ommeu leitinho para além de 1 ano.Mas pronto!!Acho que um ano já foi fantástico.
    Relativamente às quantidades, reparava que a mh menina quando mamava,bebia pouco, mas ficava saciada.E era de 2 em 2 horas.Quando bebia de biberão o mesmo leite sempre bebia mais qualquer coisinha e de certa forma , deixava-me mais calma, porque, tinha a noção exata da quantidade que ingeria.No entanto,nesse caso, há que salientar que os intervalos da refeição eram maiores, talvez pelo fato de ter ficado mais saciada com a quantidade ingerida pelo biberão.
    Após os 6 meses, data pela qual regressei ao trabalho, ela já bebia um biberão bem cheinho (não me lembro as quantidades) mas, em contrapartida menos vezes, pois nesta altura começou a ingerir outros alimentos.Apartir dessa altura ela bebia leitinho da mamã,3 vezes por dia, de manha, á tarde e á noite.Lembro-me que nessa altura extraia o meu leite pelos menos 5 vezes.De manhã para ela beber, na hora de almoço, que depois levava à casa da mh mãe para ela o dar á tarde.Extraia quando regressava do trabalho,e 2 vezes antes de adormecer.E se durante a noite estava cheia de leite, também extraia, era muito leite, que até chegava a por fora.Lembro-me que nessa altura em que os peitos já estavam bastantes estimulados extraia 1 litro de leite por dia!Ficava super satisfeita :).bjs e boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Cristina...tens um testemunho magnífico, estás de parabéns!

    ResponderEliminar
  8. O meu sempre comeu mal e mama era a da maminha, no biberão recusava sempre um bocado.
    Eu deixava-lhe sempre dois copos, um de 200 e tal e outro de 180 ml, mas nunca os bebia todos, nem nada que se parecesse.
    Normalmente bebia 180 do primeiro e depois uns 150 ou 120 do segundo. Se fosse na mama era uma maravilha.
    Nos primeiros dias tb não soube o que deixar, mas fui experimentando e depois comecei a acertar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. A minha filha mais velha bebia 210ml qd foi para a creche com 5 meses. Levava 2 sacos com leite e bebia lá 2 biberões. Eu congelava o leite em sacos da Lansinoh (eles marcam 180ml, mas cabe sempre mais). Qd eu comecei a trabalhar dava de mamar antes de sair de casa (8h30) e depois só extraía antes de a ir buscar à creche (17h30), conclusão às vezes tirava mais de 200ml de cada mama (tenho bomba dupla). A meio tinha de abrir e verter o leite para outro recipiente porque nao cabia na bomba.

    A minha filha mais nova com 2 meses (sim, sou mamã de Junho :)) bebe 160ml qd fica com a minha mãe. Mas esteve internada pouco depois de nascer e com 1 semana já bebia à volta de 100ml.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Susana Pelo testemunho :D
    E parabéns pelas duas crias :D, e pelo facto de ser uma repetente na amamentação :D
    beijinho

    ResponderEliminar