segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Consulta à pediatra (2 meses e 4 semanas)

Não é que tinha consulta com o bebé hoje e não me lembrava! Ainda bem que telefonam (telefonou duas horas antes, mas OK) antes das consultas a confirmar!

Em boa hora veio essa consulta porque tinha tantas dúvidas para esclarecer. Por outro lado... fiquei com uma bola no estômago de saber que o ia pesar. Fico sempre com receio que ele não tenha engordado o suficiente e que seja o dia em que começo com o suplemento. É a responsabilidade da "mama"! Pelas minhas contas o pirata tinha obrigação de ter chegado aos 5kgs, pelo menos!

Começando pelas medidas do pimpolho:
Peso: Tantaratannnn.... 5 160gr!! Meu gordo Lindo!! 

Altura: 54,5 (ainda é um pequinininho)


As dicas/esclarecimento de dúvidas (espero que seja útil para vocês como foi para mim):

- Sim, a partir desta altura o banho deve ser diário! Hurray 1-0 para o instinto materno/paterno!!

- Não, bebé não deve ver Tv, nem os desenhos animados mais didácticos e teoricamente feitos para eles, inclusivé o Pocoyo ( :(  ) nem Baby Tv [até aos 2 anos, vejam só!]. Estudos revelam que este hobby pode ser um dos responsáveis pela hiperactividade nas crianças, porque eles não têm a "bagagem" para os assistir devidamente... para nós o que são imagens fluídas para eles são várias imagens fragmentadas e rápidas atrás umas das outras [HIPERestimulação], provocando-lhes uma "pseudo-hipnose" [true, o bebé fica mesmo com ar de hipnotizado]... bolas ainda bem que toquei neste tema com a Dra. ...  

- Já tinha falado que o bebé tinha o umbigo espetado, pois ele tem mesmo uma hérnia umbilical! Shit!!! Mas se é retráctil não tem perigo, o que é o caso, nem causa dor! Tenho é que vigiar as crises de choro dele, nessas alturas se observar que o umbigo não volta atrás, aí sim é hora de ir à urgência... e um dos principais meios de correcção é cirúrgico! F@#%!!! Mas nada de cismar, porque ela pode autocorrigir-se... até aos 5 anos (tanto tempo caraças... até lá é vigiar...). Se até esta idade não estiver corrigida, parece que a cirurgia é a solução! HOPE NOT! Andava a colocar uma faixa para retrair o umbigo... mas é para banir este acto (leste Zeus...), porque a contensão não deixa os músculos abdominais irem ao lugar e fazer o seu trabalho correctamente! A única tarefa dos pais é mesmo a vigilância, o resto cabe ao corpo do bebé fazer!

- Voltamos a falar das 1001 maneiras de evitar acidentes... a Dr.ª contou-me de um caso de uma menina que bebeu Fairy e ficou sem esófago... que cena!!

- A Dr.ª alertou para a fase das mãos, sim ele agora descobriu as mãos e põe-as na boca a toda a hora, que nada está relacionado com o facto de ter fome ou de os dentes estarem a nascer... lá para os 5 meses ele descobrirá os pés! Nice!!

- Quando estiver a entrar nos 4 meses é possível que perca o interesse pela sua alimentação e dê mais valor a tudo o que o rodeia...por isso nada de pensar que ele não quer mamar porque não gosta! Nesta altura temos de controlar o ambiente e ir para um sítio onde tenha pouco para olhar e onde eu possa estar 100% com ele, sem estar a teclar (como estou a fazer agora)!

- Quanto ao "mau feitio" nocturno vamos ver se o banho ajudará, para ela nada mais é que apenas cansaço, nada preocupante. Se até um adulto no final do dia anda trambudo... imagine-se um bebé que nem sabe se expressar!!

Ainda falamos das vacinas, da continuação da amamentação (já agora ela também é totalmente a favor de eu ficar em casa em Outubro e na próxima consulta passará a baixa), da medicação que ele faz ( Vigantol e Colimil) e que tenho de adquirir (Paracetamol xarope, se tiver dor ou febre telefono-lhe e ela indicará a dose a dar, ela não é fã do supositório... já que o paracetamol deve ser administrado num bebé conforme o peso), entre outras coisas que não me lembro!


A nossa pediatra é mesmo 5 estrelas...trata tão bem do Vasco e dos pais!!

Sem comentários:

Enviar um comentário