terça-feira, 16 de agosto de 2011

Amamentação #8

3 meses e uma semana a amamentar e continuamos firmes e fortes!
Longe vão as semanas iniciais em que amamentar era um martírio, uma complicação.
Ainda acho que muitas vezes era mais fácil e prático preparar um biberão, do que por a mama para fora em qualquer sítio em qualquer hora, mas com o hábito sinto-me totalmente confortável e não nos dificulto a vida sempre que o meu bebé quer comer.

Ainda mama de 2 em 2 horas em especial se estamos por casa, mantendo também as mamadas nocturnas. Não tem medida constante de leite para mamar, normalmente mama 90/100cc, às vezes bebe uns 125cc, outras 50 a 80cc. Só demonstra que como nos adultos o seu apetite nunca é o mesmo.
Se de início ouvia: "Vamos lá ver se o teu leite é forte!" (já me canso de explicar que todo o leite é bom, não há leite forte ou fraco, leite humano não é uma marca de leite, não se pode comparar com o leite da Unileite, Nova Açores ou da Mimosa), Ainda ouço "Este rapaz, está cheio de fome!"...como se alguém tivesse culpa do meu menino preferir comer pouco e mais vezes, quem devia se importar era eu, e não vejo qualquer problema nisso... para quem antes mamava com intervalos inferiores a uma hora. Também ouço: "Está tanto calor, não vás dar água?"... também aqui já perdi as vezes que já disse: "Bebé que mama se tem fome mama se tem sede mama", não bebé água e ponto final. É que realmente só faz essas perguntas quem nunca viu uma extracção de leite materno, porque quem já fez sabe perfeitamente que o leite inicial é tão translúcido, quase transparente, por ser o leite saciador da sede, nutricionalmente rico mas pobre em gordura exactamente para "matar a sede", e só depois de uns bons minutos a sair esse leite é que sai o leite mais "branco" o rico em gordura, aquele que o alimenta, que o sacia.

Continuo a tomar a levedura de cerveja (2 ao pequeno-almoço; 2 ao almoço, 2 ao jantar) e fazer o stock de leite materno, normalmente de manhã tiro sempre leite para guardar, e por vezes se há paciência tiro outro durante o dia ou de noite antes de dormir. sempre que vou sair, levo um leitinho já congelado, para ter leite no frigorífico o mais fresco possível. De uma mama só, em especial de manhã ou se tenho uma pausa de pelo menos de 4horas consigo extrair de uma vez 170 a 190cc de leite. Valor este que se refere ao da mama "maior" porque da relativamente menor, o máximo que consigo sacar são 100cc. Ao longo do dia não encho um frasco de uma vez só, nem me preocupo com isso, muitas vezes encho-o por duas vezes outras por três vezes. Se tiro ao longo do dia, a melhor altura é SEM DÚVIDA, QUANDO ESTAMOS A DAR DE MAMAR, ENQUANTO O BEBÉ ALIMENTA-SE NUMA MAMA E EU EXTRAIO LEITE DE OUTRA! Desta forma sinto efectivamente uma mini subida de leite "intensa" (prolactina- hormona produtora de leite,  está ao rubro no corpo materno pela dupla estimulação, assim como a ocitocina - hormona responsável pela contracção dos alvéolos e ductos mamários, que permite a condução do leite pela mama até ao bebé) no que se traduz em quantidades de leite extraídas mais rápidas e em maiores quantidades! De inicio, não conseguia tirar assim tanto, tive que treinar o meu corpo para tal, até muitas vezes o que tirava dava de imediato ao bebé, agora quando extraio dessa forma é raro ele pedir a 2ª mama e faço o nosso stock de leite sem qualquer dificuldade!


Estou pronto para manter a amamentação por pelo menos mais um ano!

11 comentários:

  1. Desculpa a pergunta..mas como sabes a quantidade de leite que o teu bebé mama? Eu nunca tirei leite para lhe dar no biberão,e tenho semanas em que as mamas ficam duras,outras (como agora) em que estão sempre moles. E quando estão moles fico sempre com a dúvida que fique com fome. Tirar com a bomba nao consigo quase nada nesta fase,so nas fases em que as mamas andam duras...agora apenas consigo prai 20 ou 30cc. Mas oleite que tiro é do final da mama que ele mamaou,nao tiro da outra,pois tenho receio que ele queira mamar e depois nao tenho nada.
    Isto da amamentação dá-me cabo do juizo...

    ResponderEliminar
  2. É fácil saber a quantidade que mama, pelas diversas vezes em que mama pelo biberão!

    É como disse, nem sempre é facil tirar leite, é uma questão de treinar o organismo, e assinalei no post as melhores alturas para o fazeres. Percebo os teus receios de tirar leite de uma mama só, mas tens de ver que quanto mais tiras mais produzes.Por exemplo de manhã, ponho o bebe à mama e por ser muito cedo, nao tiro o primeiro biberao ao mesmo tempo, espero k ele mame e depois deixo-o dormindo e vou retirar leite. Normalmente uso sempre a mama k ele não mamou, esta sempre cheia, e tu vas reparar que quando tiras leite daquela mama, a mama em que o bebé mamou, mesmo que não sintas esta a encher mais rapidamente, pelo que teras leite, mesmo que ele te peça a mama meia hora após! Entendo o teu stress, porque também gosto pouco de ter a mama vazia (atenção vazia é diferente de mole)e esperar que haja descida de leite!

    Vazia é quando o bebe mamou ou tirei leite.
    Mole só significa que tens pouco leite, na reserva. O que é pouco importante já que cerca de 70%do leite que o bebe mama é produzido na hora, nao esta necessariamente na mama!

    hummm, em que mais posso ajudar?

    ResponderEliminar
  3. olha, eu continuo sem tirar leite com a bomba... ainda não me deu para isso! tenho o bebé 100% dependente do produtor... ehehehe! agora a sério, eu também oiço essas bocas todas mas ainda me dá mais gozo... ficam admiradas como é que o meu bebé está tão grande e gordinho "dás suplemento? - NÃOOOO!! a vaca é boa" :); ainda hoje fui um pouquinho à praia com ele, dei-lhe mama e quando regressei da caminhada ao fim de 1 hora, estava a chorar (e o pai e o mano aflitos), tentei acalma-lo, mas como não se calava, meti-lhe a mama na boca... eheheh! mamou uns 5 minutos, acalmou e pronto! tão bom ter uma mama sempre à mão... ehehe! não era fome, de certeza! mas podia ser sede.
    E essa do leite fraco... AH -AH -AH! acho que às vezes é mais o psicológico que é fraco e desistem à primeira contrariedade... Nestas coisas da amamentação temos de ter vontade e seguir o nosso instinto! o resto é conversa
    Slimiteca, a Dreia está uma pró na extracção e quantidade de leite... tenho aprendido muito com ela! e olha, eu às vezes também sinto a mama mais mole (até dá a sensação q não encheram) mas depois quando ele vai mamar, até bolsa e tudo... é porque estava lá alguma coisa ;). Boa sorte

    ResponderEliminar
  4. Pois, a amamentação é e sempre foi o meu calcanhar de aquiles. Se na Sara ela não mamava e não dava vazão a tanto leite...neste acho que eu é que não dou vazão. A maquina de tirar leite rebenta-me os mamilos todos,ja experimentei varias,manuais e eléctricas. Ao estimular com a maquina produz mais,mas depois o desconforto que é andar com as mamas a rebentar a toda a hora...onde está o meio termos. Ou estão demasiado cheias que ate me custa ele começar a mamar,ou então estão tão moles que acho que não mama o suficiente. Ora bolas para isto...
    Outra dúvida é : quando oferecer a segunda mama? É que sinto que ele tem mais dificuldade em mamar qdo a mama já está hiper mole. E qdo digo mole,é mesmo MOLE...mas se espremer sai leite...confuso nao?

    ResponderEliminar
  5. Epá, admira-me sofreres tanto com a a bomba, mas vê-la se antes a ajustar bem a velocidade no caso das electricas....

    Engraçado, ouço tantas mamã a queixarem-se das mamas duras e inchadas, quanto deviam rejubilar de alegria de serrem umas belas vaquinhas :)

    Ofereces a 2ª mama quando vires que na 1ª mama só sai leite a conta gota...se reparares de inicio sai de esguicho, e é normal a mulher ter sempre um leite residual ao espremer, mas não quer dizer que esteja cheia!

    ResponderEliminar
  6. Admiro-as muito, a amamentação foi das minhas maiores dores de cabeça... OU a vaca não era boa, ou eu não sei...

    ResponderEliminar
  7. Olá, costumo seguir o teu blogue e desde já dou te os parabéns, porque muito tem me ajudado nas minhas dúvidas quanto á amamentação, como ao restante da maternidade (visto que sou recém-mãmã vai fazer 3 semaninhas :)) Tenho uma dúvida knd se retira o leite pode se misturar outra retirada de leite de outra hora? Deve se aquecer o leite para o bébé beber depois de ter retirado há umas horas? Vânia

    ResponderEliminar
  8. Olá vânia antes de mais, muitos parabens pela maternidade e mais outros parabens por estares a amamentar, se já passaste as 3 semanas, então vás no bom caminho, daqui par a frente tudo melhora.
    Quanto às tuas questões:

    Sim podes misturar leites diferentes, num memso biberão, tem é em conta que a validade do leite conta a partir do leite mais antigo. Se tiraste leite e não encheste o frasco ou o saco todo, podes deixar à temperatura ambiente por umas boas horas 8 a 10 horas e ir misturando com os futuros leites retirados. Podes também conservar no frigorifico, e antes de misturar com o leite acabado de retirar, retira-o uns 15 a 20 minutos antes para que fique a uma temperatura ambiente. Diz a bibliografia que se deve evitar misturar leites com temperaturas muitos diferentes;


    - Quanto à segunda questão: faço o seguinte: aqueço o leite sempre em banho maria, dou ao bebé e o restante, porque normalmente sobra sempre, volta para o frigorífico e reaqueço sem problema (desde que é descongelado ate ser consumido não deve passar 24horas). diz a bibliografia que se deve inutilizar o leite que resta, porque a boquinha do bebé pode contaminá-lo... mas por experiência minha e de outras mamãs... é um puro desperdício, o leite continua com aspecto saudável, e em 3 meses o meu bebe nunca teve vómitos, diarreia (apesar de ja´ter o coco molinho), ou mais gases por causa disso, o sabor mantém-se aparentemente inalterável, já que ele também não rejeita.

    Espero ter sido útil, qualquer coisa, basta cá vires comentar ou adiciona-me no facebook e envia mensagem terei todo o prazer em ajudar!
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada pela atenção :) mas agora fiquei com mais umas dúvidas, quanto tempo o leite dura no friogorifico? As mesmas horas que na temperatura ambiente? Deve se esterilizar a bomba a cada retirada? Espero que me possas ajudar, porque o nosso leite é o melhor para os nossos meninos. E o teu filho é prova disso ;) Muitos Parabéns Vânia (já sou tua amiga no face)

    ResponderEliminar
  10. A bomba esteriliza-se uma vez dia, é mais que suficiente, no primeiro mês. Depois basta ter a bomba sempre bem lavada em água quente e sabão, mas sem necessidade de esterilizar diariamente, basta com alguma regularidade. vou tentar descobrir-te no Facebook. se me deres o último nome tanto melhor, assim envio-te um quadro que te vai dar muito jeito.beijinho

    obrigada pelos parabens!

    ResponderEliminar