sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O treino de Hoje, como cuidar dos Abs...

O treino não correu lá muito bem, ou melhor foi tão intenso que no 1/3 inicial do treino já estava a ir ao WC vomitar... passei o restante treino nauseada. Embora tenha cumprido o plano todo, na última máquina tive de baixar de pesos para conseguir manter as repetições e séries (bem à rasquinha admito!)... Resultado, no fim não tinha pinga de energia... Ingeri rapidamente o meu "gainer personalizado" (Whey isolada e CERELAC... eh eh ah pois é bebé... LOL)... mas foi consumido tão rapidamente,  que só recuperei efectivamente depois de comer melhor!


Como cuidar da nossa barriguinha?



Esqueçam a desculpa: "O meu metabolismo é lento!"
Nós educamos o nosso metabolismo!

Truques, dicas e segredos... bem não os tenho (nem seria a pessoa mais indica para os explicar, já que não sou entendida na matéria, o que vou sabendo é através do marido, esse sim super dedicado!)
Tendo em conta a minha vida profissional e alguma genética, suponho, tenho naturalmente um corpo "seco". Como (por enquanto) tudo o que me apetece que não há diferenças... eventualmente altero ao longo do ano 1 a 2 quilos (ou até 3 em TPM... you know girls...), mas sem esforços volto ao peso "base". 
Como bolos todos os dias (ou seus semelhantes) e o meu snack preferido numa tarde ou noite a ver TV ou no PC é fritar batata encher de sal e chupar os dedos até ao fim!
Mas há sempre um "mas"... acontece que até aqui a minha dieta andava super desequilibrada, porque tinha pouco apetite e quando aparecia só me empanturrava de coisas supracitadas... logo, óbvio que não havia apetite para alimentos e refeições saudáveis!!
Daí que acima de tudo em 2014 o meu compromisso é comer melhor (MENINAS... DISSE COMERRRRR... não fazer a típica dieta de emagrecimento com a qual nos fizeram uma lavagem cerebral...). No meu caso em particular, não se trata de reduzir, mas sim adicionar nutrientes.
Há uma frase que o Zeus repete com tanta frequência que ainda fico surda... "Um corpo saudável consegue-se 70% na cozinha e 30% no ginásio" Esse é o peso da alimentação.
Novamente, para as meninas e tendo-me como exemplo (antiga anorética) comer bem, não é comer só maçã... ou só uma mini peça de peixe e 2 brócolos... ou ao pequeno-almoço ingerir uma tacinha miserável de Fitness... ou pior... 2 torras secas com sei lá mais o quê...
Emagrecer e engordar têm a mesma receita... comendo!!

[Para quem precisa mesmo de perder peso, reconheço que de facto, é necessário mudar alguns hábitos e diminuir (não acabar... pelo amor de Deus... nós precisamos de consolo!) a ingestão de gorduras (essencialmente fritos) e hidratos de carbono (especialmente sumos e bolos). Fazer uma dieta mais balanceada, em que não há alimentos riscados da lista, apenas uns mais usados do que outros.]

- Das poucas mudanças que fiz foi: adicionar proteína às refeições: por exemplo se numa dieta de "regime" te diriam para dividir o prato a meio em que de um lado terias uma porção de peito de frango (meio peito de frango), uma colher de arroz e a restante metade do prato com salada... Resultado... fome e sacrifício. Antes encham metade do prato com peito de frango e na outra metade subdividir, novamente... 1/4 para os hidratos (massa, arroz, batata... o que for)e o outro 1/4 para a salada. Ao pequeno- almoço aqui em casa, também se reforça na proteína  (proteína "multi-faseada" nos cereais, ou refeição com aveia, ou ovos (claras entenda-se) mexidos também são boas soluções. Os manhosos lanches entre refeições também se pode melhorar... não se entretenham apenas com um iogurte ou apenas uma fruta ou simples barra de cereais... se for para isso... sinceramente antes comam um bolo... além de consoladas, ficam mesmo sem fome. Optimizem os vossos lanches, Ao iogurte adicionem fontes de gordura saudável (frutos secos por exemplo) e /ou hidratos de carbono. À fruta ou à barra de cereal adicionem proteínas, iogurte por exemplo (eu uso queijinhos Que'ri para tudooo... tem proteína e gordura). Esses "truques" além de nutricionalmente ricos, ajudam a lentificar a absorção destes nutrientes de forma a que nos mantenha realmente saciados e não esfomeados ao fim de 30minutos.

A verdade é que só pelo facto de adicionarem proteína... já estão a "secar" e notam-no de dia para dia!

Passo nº2- Adicionar exercício físico... Já que estás a dar proteína ao teu corpo, ele a usará para criar músculo ao mesmo tempo que te queima a indesejada gordura (pelo esforço, claro!). Façam o que fizerem, mexam-se. Até ao regresso ao ginásio, mantive-se sempre activa, a minha vida profissional assim o exige, ser mãe também e essencialmente por gosto (através do treino em casa, ao ar livre e 70% das vezes dançando... adorooooo!!).
Adiciona nem que seja 30 minutos por dia, alguma forma de exercício (...e namorar... ghramm...ghram... também conta se for com regularidade e intensidade ;) ), ainda vás estar a fazer mais do que se estivesses todo o dia sentado!

Já se começa a ver nos intervalos para publicidade, a divulgação de cremes, comprimidos milagrosos que prometem a magreza! Enfim... o que dizer... se eventualmente alguma daquelas tretas ajudar a perder 1 ou 2 kgs.... só será possível se associado ao exercício, sozinhos não fazem ABSOLUTAMENTE NADA... por isso se for para não malhar não gastem o vosso tempo e dinheiro... Por outro lado... comendo e malhando... poupa-te os cremes e comprimidos... Logo, em vez de comprares os comprimidos usa-os para uma mensalidade de ginásio!
Ahhh e não se esqueçam de beber muita água e de não irem para a cama com fome... Dormir é o descanso e ao mesmo tempo o treino do corpo camuflado... Para "crescer", o corpo precisa de ter nutrientes disponíveis... caso contrário irá "comer-se" a si próprio... e assim podem dizer adeus ao esforço que fazem durante o dia, com a alimentação e exercício!

Epá, espero que tenha sido minimamente útil, volto a dizer, não sou expert, mas é o que EU faço (à luz dos meus poucos conhecimentos) e que me mantêm (tem mantido) forte e em forma!
Beijinhos

2 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas,acho que a fórmula para emagrecer é mesmo essa 70 por cento é o que nos comemos e depois o resto fazer exercicio até pode ser caminhar meia hora em marcha rápida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! É mesmo, os fisioculturistas passam mais tempo por dia na cozinha e não no ginásio! Faz todo o sentido. E para "emagrecimento" prefiro sinceramente as "dicas" deles do que um nutricionista que te vai colocar a passar fome de certezinha!

      Eliminar