Se até aqui "espreitei" todo o crescimento intrauterino do meu tesouro, agora chegou a parte mais engraçada, "vigiar" o seu crescimento diante dos meus olhos, assinalar todos os pequenos e grandes marcos!
Por mais tolo que pareça (deve ser porque passo a vida a rir) a primeira coisa que fui procurar:"Quando é que o meu bebé vai rir?"
O primeiro sorriso de um bebé enche de alegria e orgulho toda a mãe e o pai, enche sim senhora, mesmo quando na realidade se trata de um pré-sorriso: uma espécie de reflexo que ele pode demonstrar nas primeiras semanas de vida mas que ainda não tem o significado de um sorriso. Quase sempre, se manifesta em resposta a um som, uma voz, ou simplesmente para demonstrar satisfação ao fim da mamada, ah pois, tenho de corroborar... o Vasco ri-se sempre para a mãe depois de mamar. Um sorriso mais genérico chega no final do primeiro mês de vida Será que devo fazer acerto de datas para o Vasco, ou seja é expectável que ele sorria ao fim de um mês ou ao fim de 2 meses? , quando o bebê começa a elaborar a expressividade. Mas, por mais que seja um sorriso aberto e comova os pais e avós, é somente um aceno de saudação à visão de um vulto familiar. Para o sorriso consciente, que é aquele que o bebé presenteia somente a quem quer e com uma intenção bem definida, é preciso esperar ainda um pouco mais. Em geral por volta do terceiro mês de vida, o bebê começa a entender os instrumentos de que dispõe para se "fazer entender": aprendeu que se gritar por fome ou porque se sente sujo, alguém virá rapidamente, se chorar por se sentir só a mãe chega logo para o pegar no colo, e se quer demonstrar satisfação por algo de belo que tenha visto (quase sempre o rosto da mãe, que outra coisa podia ser, hein?!) sorri confiante em resposta. Uma dica importante: neste período o bebé frequentemente sorri também por imitação. Por isso, sorria bastante para seu filho, como verdadeiras demonstrações de alegria, pois muito provavelmente ele crescerá mais alegre e extrovertido.
Tenho cá para mim que ele também será precoce nisso... a mãe ri para ele durante todo o dia, vai imitar-me rapidamente... aposto!
:D
A Mia sorriu intencionalmente muito antes dos 3 meses...Mas o sorriso de satisfação após o leitinho é delicioso não é??
ResponderEliminarDelicioso, é isso, é a palavra certa!
ResponderEliminarbjim