sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Consulta dos 4 meses

Amanhã o Vasco faz 4 meses, e hoje tivemos a sua consulta. Estava ansiosa por vários motivos:
- Pesá-lo, já não o media e pesava há 4 semanas e parece-me que o bebé anda com menos apetite (natural desta faixa etária eu sei, mas receei que influenciasse no peso);
- Fazer queixinhas das más noites e falar da questão da chucha:
-Mostrar o umbigo à Dr.ª, na última consulta ele tinha uma hérnia de todo o tamanho e agora, pufff...gone with the wind;
- Baixa para Outubro, detesto deixar as coisas para a última da hora;
- "Discutir" sobre a introdução dos sólidos, já que a próxima consulta ele já estará comendo sólidos obrigatoriamente (aos 6 meses).

Peso: 5980gr, ia jurar que estávamos bem acima dos 6quilos até fiquei um bocadinho esmorecida, mas "ele está muito bem", palavras da pediatra. Está no percentil 25 (mantém, portanto);

Comprimento: 58 cm, medidas de Nenuco. Encontra-se no percentil .... ehhh, ainda não tem percentil... é mesmo pequeno esse meu filho!

A Dr.ª fez testes que passou com distinção, mas perguntou-me se ele estava sempre com as mãos fechadas e respondi, que sim maioritariamente está. Fiquei sem resposta à minha resposta, fiquei apreensiva! Ainda tem um sopro fisiológico, também mantem o estrabismo aparentemente normal dos bebés até aos 6 meses, mas a Dr.ª aconselhou a marcar consulta para o oftalmologista daqui a 2 meses, caso não melhore. Ficamos satisfeitas com o seu tonus muscular, força do pescoço e postura no geral, evoluiu muito bem desde a última consulta nesta área!

Depois destas avaliações sentamos e ela pela primeira vez, fez contas e necessitou saber a idade corrigida, suponho que ele deva ter chumbado nos testes para um bebé de 17 semanas (4 meses). Então soube hoje que ele tem 10 semanas! Sendo assim, o seu desenvolvimento motor já se enquadra nos bebés desta idade, e  passa para percentil 50 de peso e perimetro cefálico e percentil 25 de comprimento!

Quanto à chucha explicou que nada se pode fazer, ou acho a chucha correcta (que é como achar uma agulha no palheiro...de salientar que comprei outra hoje, a chucha de 2 dias deixou de ser novidade e é tão rejeitada como as outras) ou então tento que ele goste do dedinho (eu cá não tenho nada contra, eu mesma mamei no dedo até aos 16 anos e não me fez mal nenhum...excepto ter tido necessidade de usar aparelho nos dentes...enfim)!

Ainda, falamos da introdução dos sólidos dias antes de começar na creche, começando pela papa (e não pela sopa como eu queria que fosse), 3 dias depois introduzo a sopa e a fruta. Na próxima consulta já falaremos da introdução das carnes brancas. Quanto à papa, eu tinha a ideia que iria usar as papas não lácteas, em que teria de usar o meu leite. A dr.ª desaconselha, porque é mais um trabalho, deu luz verdes às papas lácteas. Assim será, no entanto ainda tenho tempo para conhecer o maravilhoso mundo do bebé à colher!
Ainda restou um tempinho para falar do meu desgaste mental e físico. Aconselhou-me a manter um multivitaminico, por isso vou recomeçar o Matervita, único no mercado com omega-3!

4 comentários:

  1. meninaaaa, cada pediatra sua sentença! não havemos nós de ficar todas baralhadas e maluquinhas, depois ainda por cima com sogras e afins armadas em experientes... puxaaa!
    eu ainda estou para ir à consulta dos 4 meses, deixa lá ver o que vem daí...
    Ah, em relação à chucha, é para te dizer para tentares arranajr uma já usada de outro bebé... com a minha sobrinha foi assim, só pegou na chucha do Tiago já bastante "chupada" por ele. Não perdes nada...

    ResponderEliminar
  2. gostei da dica da chucha...vou ver o que se arranja!

    ResponderEliminar
  3. "eu mesma mamei no dedo até aos 16 anos e não me fez mal nenhum...excepto ter tido necessidade de usar aparelho nos dentes...enfim)" - aí vão duas, mas eu foi até um bocadinho mais tarde... ao que parece eu nunca usei chupeta!

    Queres que te envie chuchas para experimentares? Tenho ali um saco cheio... (tenho-as guardadas para um 2º baby) lol

    Em relação às papas, posso-te dizer que a minha nunca gostou de papa e ainda hoje mantém-se.

    ResponderEliminar
  4. Pirilampa hoje vou ver se a minha sobrinha tem :) e depois falo contigo!

    ResponderEliminar