quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Conservação do leite materno #2

Lembro-me de já ter escrito sobre este tema e recordo que além de ter lido em sites e em livros/artigos (recentes) fidedignos (inclusive na Medela, esta marca de confiança das mães lactantes) que o leite poderia ser conservado em congelador entre 3 a 6 meses e até em arca congeladora até a um ano, mantendo-se inalterado.
A verdade é que não foi isso que constatei!
Desde que o bebé está na creche que ele aceitou muito bem o biberão... excepto num dia em que recusou determinantemente o meu leite. Como ele aparentava ainda ter fome as educadoras telefonaram-me para lá ir ter e realmente ele consolou-se à maminha o que me deixou com a pulga atrás da orelha: "O que é que se passou com aquele leite?" Mal tive oportunidade fui constatar a data da embalagem e aquele leite já tinha 3 meses e umas quantas semanas. Em stock ainda tinha leite com esta idade e uma ou outra com mais de 4 meses. Tirei para descongelar (sempre tendo em conta o processo de descongelamento lento no frigorífico) mais umas embalagens de leite, com o tempo de conservação já suprareferido, e qual não é o meu espanto quando de facto o cheiro e o paladar do leite estavam totalmente alterados, azedo é a palavra! (Portanto, acabei por inutilizar o restante leite com datas semelhantes)
Ainda assim, não fiz alarmismos dado que podia ter sido algum defeito meu aquando da conservação. Mas, ontem à conversa com outras mamãs lactantes, elas repararam exactamente no mesmo, ainda assim ponderávamos se estas alterações, implicariam mesmo um leite estragado. Opá da minha experiência o nosso leite, fresco ou conservado em frigorífico (conservo no máximo até 3 dias, nunca deixei ir até aos 5 dias preconizados), ou no congelador entre 1 mês e perto dos 3 meses mantém-se completamente inalterado e saboroso, logo se apresenta alguma mudança é porque está inapropriado para consumo.
Ainda assim e porque a "minha" amostra é demasiado pequena (e quem sou eu, perante estudos já efectuados), só faço este post para terem atenção às datas do vosso leite congelado, irem consumindo este leite (até em papas como eu faço) para terem um stock sempre o mais fresco possível. Actualmente o meu stock de leite tem no máximo 2 meses, tendo a grande maioria entre semanas a 1 mês. 

Envio para a creche por norma um dos 2 leites que tiro no dia anterior e uma embalagem de leite congelado para as papas, por vezes leva 2 embalagens de leite descongelado quando por algum motivo não extraí de véspera. Volto a lembrar, que de facto se soubesse o que sei hoje não teria stressado tanto em fazer stocks com tanta antecedência, já que continuo a extrair leite diariamente. De facto nada é melhor para aprendermos do que com a nossa própria experiência!

5 comentários:

  1. Eu fiz um stock grandito cheguei a ter uns 10 litros congelados e ele nunca recusou, apesar de nunca ter gosto muito de leite congelado. E algum devia ter perto de 6 meses.
    Leite no firgorifico nunca tive mais de 24 horas acho que talvez nem 12, isso sim é que já acho arriscado.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que o meu stock só foi tão grande qd ele tinha mais do que um ano, porque antes não convem que o leite seja muito antigo.
    As necessidades de um bebé de 8 meses não são as mesmas que as de um de 6, logo o leite tirado nesta altura não são muito apropriados para um bebé mais velho. Claro que mais vele o nosso, que o leite de vaca, mas no primeiro ano, não convem ter leite congelado muito diferentedo que ele deveria beber na altura.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Pimpolha, obrigada pelo teu testemunho, sublinho tudo o que dizes! Quanto ao facto de teres leite congelado com 6 meses de idade e aparentemente em bom estado, é como eu disse a minha amostra é pequena, pelo que a unica sugestão que faço é para terem atenção às datas e antes cheirar e/ou provar o leite antes de servir ao bebé, ou no caso dele recusar investigar o motivo!
    É um facto que o meu bebé não bebe o meu leite com mais tempo congelado!
    beijinho (já tinha saudades tuas)

    ResponderEliminar
  4. olha Andreia, eu arrisquei e nunca cheguei a tirar leite (tirei umas duas vezes por brincadeira e tenho ali os sacos sem saber o que lhes fazer!). Consegui sempre gerir a coisa, hoje em dia o Di só mama durante a noite e demanhã.... buááááá!! o resto: almoço, lanche e jantar já são de sopas e papas... buuuáááá´!! simmm, começamos a deixar de ter interesse!!

    ResponderEliminar
  5. Baunilha isso de ser mãe de 2ª viagem deve ser um espectáculo, imagino que a segurança seja outra... eu já digo tanta vez e ainda nem sei nada: hoje é que eu devia ser mãe... agora é que sei uma quantas coisas que me teriam dado jeito antes!

    Para a próxima já sei como é :)

    ResponderEliminar