sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ser gente!

Não é ser altivo e desrespeitoso, não é o mesmo que ser o maior e melhor da sua freguesia, não é ser arrogante... e podia continuar a adjectivar!
É ter presença, é saber ser, é saber estar!

Eu ainda sou do tempo...

Que para apresentar um trabalho de grupo [qual power point (acetatos ou slides) qual quê] usávamos cartolinas!
Eishhh que atraso de vida!!

Mais do mesmo

Desta vez eu ia ficar caladinha, mas fui instigada a participar, até porque a razão é nobre! Está a aproximar-se a semana do Aleitamento Materno em Portugal de 3 a 9 de Outubro e não seria nada do meu feitio, não participar, incentivar, motivar essas grávidas e mamãs por este País fora.



A ideia do desafio lançado neste blogue, trata-se da partilha de experiências pela blogosfera e redes sociais, da seguinte forma:

  1. Colem esta imagem no vosso blogue, facebook de modo a assinalar esta comemoração;
  2. Escrevam mensagens com o vosso testemunho de amamentação (o que correu bem, o que correu mal, o que mudavam, o que sentiram...);
  3. Publiquem imagens ou vídeos acerca da amamentação;
  4. Lancem o convite a mais blogues;
  5. Deixem a criatividade e imaginação falar por vocês e promovam o aleitamento materno :)


A vocês, queridos e queridas seguidoras estão dispensados de (re)ler toda a minha relação íntima com a amamentação... nos últimos 4 meses não têm lido sobre outra coisa. Por isso deixo-vos aqui, com a história desta minha amiga que não só o fez uma vez como duas! É um verdadeiro exemplo de descontracção e positivismo. You rock girl!!

E se eu tivesse de escolher das muitas imagens nossas (minhas e do meu filho a alimentar-se), escolheria esta como vencedora:


Uma imagem vale por 1000 palavras!
Adoro esta expressão!

Passem a mensagem grávidas e lactantes!

Continua a negar o biberão...

... por hoje foi de copo!
Sem dramas!

Nota: Voltei a provar o leitinho, é bem mais doce do que eu me lembrava!

Que terá acontecido?

Ainda sobre o senhor com o qual cruzamos na neonatologia aquando do internamento do Vasco!
Lembramo-nos dele e da sua esposa pela situação difícil por que estavam a passar. O casal havia tido uma gravidez e parto normais, e um primeiro filho saudável e perfeitinho que nascera com 40 semanas de gestação. Uma semana depois de ter estado em casa, foi reinternado por uma infecção grave... tendo ficado com, prováveis graves, sequelas cerebrais... Hoje pergunto-me sobre este bebé e estes pais. O quão difícil foi toda aquela situação, o quanto sofreram... vimos na cara deles o cansaço, angústia, dor e medos espelhados. Mas também vimos neles o verdadeiro amor, a verdadeira força, a coragem. Testemunhamos o quanto aqueles pais acreditavam que o amanhã seria bem melhor para o filhote deles... E espero mesmo que sim... que o mundo seja generoso e gentil com aquele anjinho e que ele se supere e nos surpreenda!

A memória dele...

O meu forte são as datas... o dele são os rostos!

As últimas: 
- Ele reconheceu um casal com o qual nos cruzamos umas quantas vezes no outro lado do mundo há quase 1 ano atrás;

- Ele reconheceu um senhor que vimos por escassos minutos, numa situação muito difícil, na neonatologia, há mais de 4 meses atrás; 

Dar biberão não é crime

Ás vezes sinto que de tempos a tempos tenho de "mexer na ferida"!

Este é um blogue pró-amamentação, além de defensora é algo que me interessa muito e até, imagine-se, amamento! Por isso se há coisa da qual vou falar e (muito) é dessa minha experiência, e só por causa disso não falo da experiência que é dar L.A. (leite adaptado), se eu não dou, não falo... ninguém até dará pela minha falta neste tópico, porque ao longo do dia se há coisa que é motivada é o biberão, nas publicidades, na nossa infância, na rua, etc.

Independentemente dos motivos que levou uma mãe a não dar de mamar, eu não acho que um bebé que beba L.A. seja menos amado. Dar biberão não é crime! Crime é não alimentá-los. Até porque sei que a grande parte das mulheres não dá de mamar por falta de informação (mitos, mitos e mais mitos), as outras até tentaram não suportarem foi a dor que é fo****, eu sei... hoje em dia dou mais valor a esta experiência e compreendo que seja mais fácil dar o biberão, naquela altura (o início da amamentação), não acreditamos que sejamos capazes de continuar, e sem o apoio social adequado... pronto, o próximo passo é dar L.A, noutras situações a mãe nem teve oportunidade de poder amamentar por problemas dela ou com o filho.... e nestes casos ...um VIVA ao L.A. que salva estas crianças de um destino bem diferente dos bebés da Era em que não existia o leite adaptado, 1001 doenças e muitas vezes a morte! Viva ao L.A....
Para outras mães, ainda, amamentar é coisa que não lhes assiste porque... dá trabalho!! Ah pois é dá trabalho mesmo fazer o quê??

Bem, o que eu quero dizer no fundo é que os meus posts sobre a amamentação não têm o intuito de menosprezar ou por em causa o amor, carinho, ternura e dedicação da mãe que dá L.A., apenas enaltecer a mãe que amamenta! 

Entusiasmada

Não dizia que adorava o clima de mudança e energias renovadas que o Outono me trás?
Ah pois é, estou outra (not)!
Com vontades, desejos, projectos!
Se calhar não é nada sério, especial só!
Oxalá este novo ânimo perdure... quem sabe se ainda dou à luz outro "filho" (entre aspas para que não surjam dúvidas e perguntas!)

Li e gostei

"Quando se recomenda o aleitamento materno, parece obrigatório ter uma segunda opção. Um folheto recentemente distribuído em Espanha para prevenir a morte súbita do lactente incluía conselhos como: “Coloque o bebé de barriga para cima”, “Não permita que fumem no seu ambiente”, e “Se puder, dê-lhe de mamar”. Porque é que apenas a amamentação é opcional? Porque que não “Se puder, coloque o bebé de barriga para cima” ou “Tente que não fumem no seu ambiente”? Ou, noutro extremo, que tal “Não permita que o bebé tome biberão?""

(Pediatra Carlos Gonzalez)

É por essas e por outras que eu acredito que não amamenta quem pode... amamenta quem quer (muito)!

Hoje é p'ra directa!!

Estou com a máxima pica!!
Totalmente inebriada por estas pesquisas magníficas!!
Pena eu não ter usufruído de todo esse arsenal bibliográfico virtual no meu tempo de estudante!! Hoje eles têm a vida facilitada e nem repararam!

Luz dos meus olhos

Eu sempre gostei de crianças, a ponto de querer ser mãe. Contudo, sempre vi os filhos dos outros, tal como é, dos outros. No fim do dia, eu ia para a minha casa e as crianças para a casa dos seus pais... "ufah que alívio" pensava eu!

Agora sendo mãe, compreendo que não se trate de paciência ou de ter mais ou menos vocação, é um amor incondicional que não se explica, vive-se! Sim, antes de ser mãe até lia frases do género e achava-as tão clichês... mas na boca de quem as profere são tão sentidas, de uma forma que só hoje entendo!

O meu filho é a luz dos meus olhos... e olha que durante a gravidez andava tão deslumbrada, porque de facto na barriga eles são uns anjos, além dos pontapés, não choram, não pedem para mudar a fralda, não têm dores, estão protegidos a 100% de todas as agressões externas, ser mãe assim, naqueles 8 meses foi tão fácil... tive o filho perfeito naquela altura (credo... o meu filho é perfeito, mas creio que entendem o significado que incuti naquela palavra). Mas depois de nascer... são os choros por vezes insuportáveis, é toda uma série de actividades de vida que temos de ver satisfeitas, e agora que ele nem dorme tanto, não me limito ao "come, muda fralda e dorme" tento ser a mãe-educadora-animadora, é cansativo quando o dia corre bem (mas magnífico), agora imaginem como é quando ele está mais difícil!

De dia para dia vejo-o crescer, ocupa cada vez mais espaço nos meus braços e no meu coração! Só esta semana já me fartei de chorar com ele por causa dele, é pela primeira gargalhada, é ver aqueles olhinhos a seguir objectos, as mãos a querer agarrar tudo sem permissão, é vê-lo a fazer força por se manter em pé, tudo para ele (e para mim) são pequenas vitórias, e é isso mesmo que mexe comigo de uma forma como nunca sonhei... choro por ele, choro porque está a crescer... e porque cresceu... cada vez mais é menos bebé (salve seja) e mais menino... a luz dos olhos da mãe... indeed! 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Isto é um diário, não é?

Esta tarde:

- Extraí leite;
- Estendi roupa;
- Dei de mamar;
- Facebooquei;
- Bloguei;
- Googlei (pesquisas);
- Dei de mamar (entretanto começou a chover imenso lá fora... lá se foi o amaciador da roupa.. :/ );
- Facebooquei;
- Bloguei;
- Googlei (pesquisas);
- Lavei a loiça;
- Extrai leite;
- Tomei duche (perdi outro tanto de cabelo... não dá para esperar que a estação mude e isto melhore... como é mesmo... Ecophane, é??)
- Dei banho ao bebé;
- Dei de mamar;
- Preparamo-nos para sair;
- Blogo enquanto espero o marido!

Foi o que se pude arranjar... hoje em dia parece-me um dia de "perda de tempo"! Mas daqui a uns anos vou dar por mim a desejar tardes assim... dolce fare niente!

Não é preferência é vício!


Estou lixada!

No Boa tarde: Nunca tive um Ex

Mentira ter até tive... o meu ex é o meu actual marido!

O teu marido é o homem da tua vida! Mas nunca te interessaste por outros homens?
Interessar-me até interessei-me... eles é que não olhavam para mim...
Nem sei bem o que é que o meu marido viu para se interessar...até hoje e já lá vão mais de 12anos... Fiz umas rezas e umas promessas, mas juro que não fiz bruxarias, tenho o meu orgulho!

Nota: Chato é ter de levar todos os dias com a Ex do marido, ninguém merece... que miúda insuportável (Myself ;) )! 

Vasco, Vasco!!

Ele sabe que é com ele que estou a falar!

Não tarda e já estica os braços a pedir colo... ihhhhhhh

Meninas do reader e que cá chegam directamente pelo endereço do blogue...

Reeditei o Post de Merda!
Sorry!

O meu aniversário #2

Eu sou boa menina, dou todas as dicas...

Ele já sabe o que quero, em que loja encontrar, a cor, o número!
Espero que ele se lembre (ou leia isto!)

Cristiano Ronaldo pronto para os treinos depois do banho!








BOM DIA!!

Das frases que eu gosto

"Amamentar é o seguro de vida perfeito da natureza!"

(autor desconhecido)

Post de merda... (reeditado)

Sabes avaliar o cocó do teu bebé (se é amamentado exclusivamente)?
A cor normal roça a cor mostarda, às vezes com uma tonalidade esverdeada.

Contudo se o cocó for verde, muito verde é provável que esteja a sofrer de cólicas. Suspeita-se que a causa número 1 das cólicas seja a imaturidade do intestino para receber e digerir a lactose (açúcar principal do leite). Por isso é necessário ponderar se o bebé não estará a mamar mais do leite inicial ("saciador da sede") em detrimento do leite do fim (que é mais rico em gorduras, sendo a fonte da engorda). Sabe-se que o primeiro leite é mais rico em proteínas e açucares, principalmente a lactose que pela sua decomposição acaba então por produzir mais gases e conduz a outros processos que culminam em cólicas e fezes verdes.

Para corrigirmos isso:
- Tente manter o bebé na mesma mama para chegar ao leite final, e só depois dar-lhe a segunda mama se ele ainda demonstrar sinais de fome (assim evita-se que vá desnecessariamente para a 2ª mama, mamar mais do primeiro leite ou pelo menos não mamará tanto deste);

- Na mamada seguinte comece pela mama que ficou a "meio", assim começará a mamar do leite final;

- Se o "problema" é ter leite a mais (produzimos uma proporção maior do leite inicial), então opte por extrair primeiro um pouco de leite (estará estraindo parte do primeiro) e só depois dar a mama.

* Acho que as dicas não estavam esclarecedoras o suficiente... é no que dá fazer posts que puxem pela mona às tantas da madrugada!

A nova manha... e os meus novos bíceps!


No que toca a amamentar ele consegue fazer-me inventar... já não bastava amamentar 90 a 95% das vezes em pé a andar de um lado para o outro com 6quilos nos braços, agora lembrou-se de há uns dias para cá rejeitar a mama esquerda, só porque prefere estar virado para a direita...
É claro que não posso dar-me ao luxo de não dar de mamar de uma das mamas, por isso toca a adoptar a posição de Rugby (adaptada, porque continuo a ANDAR na mesma, qual conforto de almofadas qual quê?), é a única forma de estar na mama esquerda e pegar nesta pela direita como gosta!!
Eu só digo uma coisa: no final do dia já nem sinto o meu corpo!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

69: esse número sugestivo!!

Somos 69... que rebaldaria para aqui vai!!


Obrigada!
Oh cariño... me gusta!

A crescer #5

Aos 4 meses e meio estamos a vestir-te pelas últimas vezes as roupinhas de 1-3M, mais uma ou outra semanita e passas oficialmente para as roupinhas de 3-6M (roupinhas que a mãe alegremente já foi coleccionando). De trimestre em trimestre (pobre é assim... não compra o guarda-roupa para um ano inteiro) tens direito a novo guarda-roupa. A mamã vai mesmo ter de te arranjar um mano para dar ainda um bom uso a tudo o que já deixaste de usar! Até dá uma certa nostalgia olhar para todas essas roupinhas (tão) pequeninas, já foste tão pequenino meu reizinho!!
Não tenhas pressa para crescer amorzinho!

Das frases com sentido!

(autor desconhecido)

Amamentação: curiosidades

Sabiam que:

- Amamentar é um processo mais exigente para o corpo que gerar um bebé?

- Amamentar pode levar uma mulher a gastar 600calorias adicionais por dia (eu gasto de certeza... se há bebé que mama muito, este é o meu)? Quanto gastas no ginásio?

- Até uma mulher subnutrida é capaz de amamentar (que não nos falte águinha!)

- Em muitas culturas o casal suspende as relações sexuais (por TODO O PERÍODO DA AMAMENTAÇÃO...imaginem só a "fominha" da mulher, pelo menos) para que não haja misturas do leite materno com esperma (e eles a teimarem que aquilo é leite...)!

Encontrei!!

Amor achei os auscultadores que andavas doido à procura!

Tirei-os agora da máquina de lavar roupa!
Já os coloquei no teu saco de ginásio!
O que seria de ti sem a tua esposa prestável!

Sai todo ao seu pai...


Aquele corpinho pequenininho transpira como gente grande (como o pai).
Ás 3:00 da manhã entro no quarto e já sinto o pivete cheiro dele...

Compras

Preciso ir ao hipermercado... é que já se me esgotaram os sacos de plástico cá em casa! E desta vez, faço questão de ser eu a organizar as compras... 2 artigos por saco, no máximo!

Bebé e os seus soninhos

Por aqui temos dormido melhor:
O primeiro e o segundo soninhos são maioritariamente de 4 horas, interrompidos pela mamada das 2:30, com restantes de duas horas! Saio da cama entre as 10 e 11horas da manhã, mal o meu amorzinho começa com a sua música do despertar ao meu ouvido!
I can live with that!

Durante o dia continuamos com uma sesta de inicio de tarde, e normalmente outras duas sestas: uma a meio da tarde e outra ao anoitecer, todas com duração de uma a três horas!

O bebé parece mais "calmo" acredito que o facto de não ter tanta cólica e ter descoberto outras habilidades [não só leva as mãos à boca, como agora leva o que pode como pode à boca] o ajudam a entretê-lo.
Estou apreciando este 4º mês!

Ideia das boas...

Numa instituição tão grande como a que eu trabalho, que se governa a si própria e tem quase tudo ao dispor dos funcionários... não era tão bom (perfeito mesmo), se lá houvesse uma creche? Isso é que era!

É um sítio com horários de trabalho irregulares e extensos que só se podia lucrar com isso! Pais desafogados, descansados, relaxados (eu nem precisaria de me preocupar com extracção de leite... fugia para ir amamentar)!
Até se trabalhava com mais gosto e afinco!

Penso se alguma vez, esta ideia já foi colocada em cima da mesa?  

F5

(Momento Ego-cheio)

Olá, olá, bem podem parar de dar ao dedo na tecla F5 (até eu vim cá actualizar isso de vez e quando... e para meu desgosto, nada de novidades... Buuuuuu)... estou de volta das folgas que eu me dei a mim e a vocês! Afinal eram para estarem fartos de tanto bláblá wiskas saquetas... Mas vocês, minhas/meus queridas(os) [podia chamar-vos de trolls e outros nomes bizarros (há quem goste...) mas prefiro coisas fofinhas] são uns resistentes e gostam de cá vir perder mais um ou outro neurónio!

Faz bem ter saudades, não é?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entretenham-me por favor!

Estarei deste lado, mas desta feita vou (tentar e conter-me por) ser apenas leitora!

A mão já doí...

Estou cansada, há já duas horas a rabiscar (e a noite só agora começou)... nada de jeito claro (quisera eu saber escrever), nada de sério, mas divirto-me na mesma! O tempo passou sem eu dar por isso!
Obrigada amor, pareço uma criança entretida com a minha "oferta"!
As coisas que tu sabes!

domingo, 25 de setembro de 2011

A mania...

Ninguém é perfeito, verdade!

Mas há gente que não se enxerga de forma alguma!!

Que mania é essa de apregoar os sete ofícios? É que se ainda fosse bom em algum deles...
Pior do que a falta de modéstia, só mesmo "inventar um currículo"!

Facto: Uma dose de humildade e realidade faz milagres!

As ideias do marido!



Hoje no nosso passeio o marido, comprou-me o meu primeiro Moleskine. Há maridos que compram flores, sapatos, roupas, perfumes, etc, o meu compra-me um bloco de notas...
A partir de agora espero deixar de anotar as minhas ideias em guardanapos ou "pior" acabar por esquecê-las!
 

Mãe desnaturada: A gargalhada

(Os amigos do Facebook já sabem, mas como saí e estive laureando a pevide e namorando o resto da tarde, esqueci de vir cá registar!)

O Vasco deu a sua primeira e segunda gargalhadas ontem! Gargalhadas estas espontâneas e não forçadas! Foi mesmo como ouvir as vozes do céu, a linda voz de um anjo na Terra!

Desde então, tenho tentado que ele reproduza outras gargalhadas, mas só emite sons "forçados". 
Coitadinho essa mãe é chata!
Já com o sorriso foi a mesma coisa, consegui roubar-lhe um e só dias ou mesmo semanas depois é que ele começou a "dominar a técnica" e repeti-los vezes sem conta!

Contas de cabe(los)ça!!





Epá eu sei que as fotos parecem um pouco... nojentas, tipo BIECCC mesmo! Mas não há outra forma de mostrar isso, pois não?
Estas fotos foram tiradas em menos de 15 minutos, entre o tirar o elástico do cabelo, lavar e secar o cabelo!
Nem preciso que me digam que estou com uma mega-queda de cabelo, parece mesmo que o meu cabelo está colado com saliva, tal é a facilidade com que este se desprende! Todos os anos por esta altura tenho queda de cabelo, mas desta vez está demasiado acentuada! Poderá estar relacionado com o facto de ter tido um bebé? É provável que sim!

A minha questão é: O meu cabelo a cair desta forma, em quando tempo se prevê que fique careca?

Virose na blogosfera

Continua...
E eu continuo a reduzir a minha lista dos blogs!

Antivírus actualizado, precisa-se!

Hoje está perigoso ir ver os nossos blogs preferidos, só apanho com mensagens dessas:



Logo hoje que actualizei a minha lista de blogs do coração!
Bem lá terei de apagá-los até resolverem a situação, de outra forma quem cá vier irá receber mensagens semelhantes e este blog não é promíscuo e cumpre sempre com práticas seguras!

Cinema...upiii

Hoje vou ver um filme... em mais de 4 meses... em casa... filme repetido!
Bahhh
Estava a comemorar o quê mesmo?

sábado, 24 de setembro de 2011

Sábado à tarde #2

Quem é que fica com o último Filipino?


Difícil é saber quando parar..
Eu parei 5 minutos depois de ter começado... o tempo suficiente para acabar com o pacote!

Testem-me!

Vá queridas(os) leitoras(es) o marido diz que já está OK!
Ainda não acredito que durante ano e meio, impingi-vos estas "caixas"...fosgasse!!
Vou manter a moderação de comentários só para evitar que este blog vire a casa da mãe da Joana, nem tanto por causa dos "anónimos", mas porque gosto de responder (quando se aplica) e desta forma leio todos os comentários que cá entram!

Meninas vocês também têm caixas, sabiam?. Afinal para que servem elas??
A.C.: http://ac-o-meu-lugar.blogspot.com/ (foi no teu que me ia saltando a tampa,lol)
Ni: http://my-fooddiary.blogspot.com/ (olha que acho que no "A 4 mãos tudo é melhor" não tem)
Pirilampa: http://pirilampom4gico.blogspot.com/

Cansada de comentar #2- Caixinhas de palavras chatas!

Meninas(os) desculpem, não fazia ideia, por isso perguntei (é que quando eu comento o meu, não aparece nada)... Culpem o meu marido, ele é que faz as definições do meu blog!!
Marido tira aquela caixa, por favor!!!
Rrrrrr
Epá é que eu não posso com tanta paneleirice para se poder deixar um comentário!!

4 meses as proezas: Vídeo

Cansada de comentar!

Cansada daquela caixinha miserável que tem umas letras que tens de reproduzir para o blog poder submeter o teu comentário!!



Depois de ler tanto blog e tanto post, até esmorece comentar. Chiça!
Digam-me uma coisa, o meu blog também tem essa caixinha filha da p*#%@? Fico possessa quando, de tão vesga que fico, erro e tenho de repetir a sequência de letras? 

Holly mother of god!!

Por aqui, agora, dorme-se assim

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Passear contigo nesta linda terra!

Esta terra é linda repararam que no post anterior, na foto em que aparece o carrinho do bebé consegue-se ver o mar (não rio, mar mesmo) e não estamos muito perto dele. Tenho tudo cá: cidade, campo e mar numa harmonia única!
Aqui o verde, o azul e o cinzento são felizes!


 (No final do dia, o pai foi juntar-se a nós)

Passear contigo

Aproveitei o bom tempo e a minha cidade como cenário para passar uma tarde desafogada e relaxante com o meu bebé!
Afinal num piscar de olhos já passaram mais de 4 meses, Setembro está no fim... e por esta altura daqui a um mês terei de deixar o meu bebé aos cuidados das educadoras da sua creche! 
Sei que vai ser difícil para ambos!
Não sei se me orgulhe, mas é comigo que o meu menino faz os beicinhos, faz as maiores birras, é manhoso, faz as suas (quase) "gargalhadas", é comigo que come, é comigo que dorme, é comigo que vai passear... eu sei que sou tudo para ele (e ele é tudo para mim)... ainda bem que a primeira semana de creche será um "desmame" gradual, a ser preciso ainda estarei por casa... para o ir "salvar"!

Por enquanto deixem-me estar a lamber a minha cria a tempo inteiro!







 Babymobil todo-o-terreno, nunca nos deixa mal vai para todo o lado 
(ah e o sling também, vai sempre atrás)!



 Estão a ver esta posição? Colocou-se assim sozinho (tenho vídeo, falta editar eh eh... trabalho para preencher a madrugada)


Houve tempo para a maminha sem qualquer "protecção", estivemos num jardim calmo, enorme e praticamente vazio. É o luxo de quem não trabalha em Setembro, enquanto toda a cidade o faz!

Agora dá para isso!

Não mama à hora certa... Faz mais o tipo de quem está na esplanada a beber uma cervejinha com todo o tempo do mundo!
Distrai-se com tudo: com a bomba extractora, com a Tv, com o meu rosto, com as bichanas, com os sons da rua... e eu aqui à disposição dele... indefinidamente!

Boa filho!!

Ui... ouço coisas que me dizem que terei um mega-cocó para mudar!!

Boa sorte *_*

Para começar bem o dia!

O que se faz?

Faceborgar...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Papas de Aveia

O que é que há de errado com a básica receita de papa de aveia:
- 1 copo de aveia;
- 2 copos de leite:
- 4 ou 5 colheres de sopa de açúcar (bem docinho...eh eh)
Quem gostar (eu gosto) ainda pode aromatizar com:
- canela ou raspa de limão ou essência de baunilha, por exemplo.

Gosto delas assim.
Já o marido está decidido em dar cabo da receita, já fez todo o tipo de asneiras (outras nem tanto) ora vejamos:
- com nenhum ou pouco açúcar;
- com frutos secos ou manteiga de amendoim (not bad at all);
- só com água (coisa mais deslavada);
- com chocolate, ou café ou ambos (enjoativo)

Completamente intragável, de tal forma que só o lixo gosta:
- com leite de soja
- com claras de ovos;
- com bananas;
- com iogurte liquido de melão;
- com farelo de trigo;

... e não consigo lembrar-me de mais...

Amamentação: Nota #2

A ideia dos posts anteriores não é incentivar a misturar tudo... não, não porque eu também não o faço... 
Mas admito que quando vejo que algo já não está a fazer nada por mim, procuro alternativas... alternativas de facto! Porque o meu intuito não é ir a correr pedir receitas médicas, salve seja a necessidade (estas coisas ficam ao critério que quem sabe... médicos). Eu prefiro manter as coisas o mais "natural" possível!
O intuito daqueles posts é unicamente revelar estudos que demonstram que não estamos assim tão limitadas no que toca a "armas" que nos ajudem a produzir mais leite! 
Saber é poder! Eu uso estas informações para "discutir" com a pediatra! Ela sabe que eu tomava levedura de cerveja (acabou hoje) e que ia começar no Promil mal saísse do consultório dela! Do feno grego, ela ainda não sabe porque só terei consulta aos 6 meses e não vou esperar tanto tempo...

Eles lembram-se de tudo, não?

Mas quem é que se lembra de fazer ( e comprar) um simulador de gravidez?
Não é bem a mesma coisa, só se limita a simular o aumento da barriga e mamas, e os movimentos fetais (sim sim.. estou a ver homens a conseguirem recriar os movimentos do bebé que uma mulher sente... a verdade é que nem durante a gravidez a mulher sabe descrevê-los)... E no que toca a enjoos, a dor ciática, dor lombar, edemas, etc, etc, etc??
Bem deixo-vos com o video que de repente eu fiquei com desejos!!

Eles são o melhor do mundo!

O mérito é todo da Katy que descobriu este vídeo para lá de ternurento, meiguinho, engraçado e tinha de partilhar!

Amamentação: Nota

O facto de eu ter dito que a minha produção de leite diminui, não quer dizer que estou "secando" (apesar de ser um medo muito presente, de facto). À partida o que aconteceu é que o meu corpo está totalmente ajustado ao bebé, logo está produzindo o suficiente de acordo com as necessidades dele... isso é muito bonito... se eu pudesse ficar em casa durante o tempo que se estima que deve durar a amamentação humana (6 meses, no mínimo, a 2 anos) a dar a mama. Mas como terei de ir trabalhar e será outra pessoa que lhe dará o leite, preciso aumentar a minha produção o suficiente para agora fazer stock de leite. Em princípio quando voltar ao trabalho esta preocupação não se colocará, porque continuarei a tirar leite para congelar nas alturas em que o bebé comer a papa e a sopa, deste modo mantenho quase o mesmo ritmo de mamadas actuais, logo mantenho uma boa produção de leite.
HOPE SO! 

Amamentação: Uptade- Dicas

O bebé continua a mamar o que quer quando quer! Continua a mamar preferencialmente de uma mama, mantendo-se sem mamar no mínimo de 2 horas e meia em 2 horas e meia, se bem que ultimamente tem feito intervalos regulares de 3 horas e muitos de 4 horas!

No entanto, e apesar de continuar  a dar de mamar bastantes vezes, mesmo de noite (no mínimo 4 vezes), notei que não sei como, nem de onde... de uns 15 dias para cá a minha produção baixou e baixou muito (Porra, tenho tido medo pela primeira vez... embora tente nem pensar muito nisso). Mantenho a levedura de cerveja (que sinceramente acho que já não me faz nada) e iniciei o Promil, no entanto em vez de fazer as 2 saquetas diárias preconizadas, faço uma... é que senão a coisa ficava mesmo muito cara!! E realmente noto que melhorou especialmente nas mamadas após Promil...
Antes enchia um biberão de 200cc com uma mama só numa extracção, agora preciso 2 ou 3 mamas para encher o mesmo biberão (que seca)!

Estou a fazer tudo By the book, por isso continuo positiva relativamente a este assunto, mas tenho tido tanto trabalho, ando com garrafas de água alapadas a mim, a bomba extractora não tem descanso já que tiro para congelar e para estimular (resumindo, excepto quando não estou em casa é que não bombeio...), mantendo a preferência pela extracção em simultâneo com a mamada!

Continuo a ler e a ver tudo para me informar, para melhorar o que não estou a fazer correcto e aprender o que eu ainda não sei.
Da leitura de hoje, convenci-me que vou fazer o suplemento alimentar mais afamado para aumentar a produção de leite o FENO GREGO (atenção amiguinhas, vou verificar na ervanária de cá se já têm isso... senão vou precisar dos vossos serviços, ok?) este produto diz conter um elemento percursor da minha querida prolactina... e eu quero todos os percursores da prolactina possíveis!!

Ainda, aprendi que:
- Chá de framboesa, também é nosso amigo no que toca à produção de leite... e porque não, já cheiro o frio a chegar;
- Um dos medicamentos mais "banais" em qualquer centro hospitalar é galactogénico... quem diria que a METOCLOPRAMIDA usada principalmente para tratar náuseas e vómitos, auxilia na produção de leite... (é claro que esta só mediante receita médica, e honestamente não sei se a nossa pediatra se convenceria com os estudos... digo eu... até se calhar recomenda, não sei):





Deixo aqui e aqui os links, para quem quiser consultar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

De qualquer forma... para mim dá no mesmo!

Hoje:
Eu: Amor, hoje é 2ª feira ou 3ª feira?

Ele: É 4ªfeira...

Eu: A sério?

Verdade que para mim ser 2ª,3ª,4ª,5ª,6ª ou fim-de-semana dá no mesmo... mas bem que o tempo podia andar (a passo de caracol) em vez de correr!

Esta é para ti, Zeus



Lembra-te alguma coisa que tenhas de fazer?
Sou ou não sou uma fofa?


Sinto-me mulher, outra vez...

...e menos esquizofrénica e mais feliz!
Deixei a pílula há uns dias... não sei porque demorei tanto!

G+ #2

Aquilo vai ferir muitas susceptibilidades, não vai?

G+



"Cheguei" ao Google+... detesto novidades, mas enfim... tenho conta lá... porque não? Se o Facebook passar a ser o novo Hi5... desta vez eu não serei a última a ingressar a nova rede social...

Mas sinceramente haja paciência... já passo tanto tempo entre o email, Reader, FB, fóruns, blogs... que nem pensar em arranjar mais um sítio para no fundo andar a repetir fotos e "estados".... por enquanto estamos bem no FB!

Não é no G+ que existe aquela cena dos grupos por círculos? É que no FB  já estou incluída em tantos grupos que nem sei muito bem como lá fui parar!

No G+ aprecio a flexibilidade que nos dá para criarmos os círculos que quisermos... eu já criei um em especial o círculo "maridos", sou tão nova... nunca se sabe! Ah talvez aproveite e abro de vez, o círculo "amantes"... just in case! Outro aspecto importante é que o G+ ajuda a colocar as pessoas nos seus devidos "lugares"..."Epá ia jurar que éramos amigos... afinal sou só conhecida...", por outro lado é uma rede social que dá para determinar as evoluções nas relações, hoje és um conhecido, amanhã és amigo, depois és também namorado... Nice, hein? 

Experiências: Extracção manual...

Desculpem-me PC, olhos, bichanas... eu sei que isto respinga por toda a parte...

Experiências...

Estou a mugir-me... sim, mugindo mesmo!
Nunca tinha feito ordenha a mim mesma e hoje estou a testar a sua facilidade/dificuldade!
Até agora apenas tenho 30ml de leitinho, extraído à mão em 30 minutos, com várias pausas (incluindo esta)... já que isso cansa a valer... Poxa, ainda tem que existem as bombas, porque assim seria muito complicado de levar avante a ideia de ter um stock de leite para que outras pessoas dessem-lhe leitinho na minha ausência!  

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Oh Happy day...

Countdown...

Queres relaxar?

Encontrei este link num dos meus feeds... para ser honesta eu estraguei a cena toda... porque medricas da maneira que sou, tirei o som à coisa não me fossem estar a enganar com um daqueles vídeos aparentemente relaxantes em que aparece alguma coisa assustadora ao berros... quando vi que não era, tentei repetir mas o factor surpresa já não estava presente.
Cliquem e aproveitem... este momento cada vez mais raro!
A sério cliquem!!

No banho

É por momentos assim, que tudo vale a pena!

O meu aniversário

Ah ah...o meu marido anda a sondar-me... e eu a fingir que não percebo!

Eu não diria melhor...

Epá que nojo com essa gentinha que sabe escrever!!

Para compensar...

Depois de um pequeno-almoço de fraqueza (papinha cerelac), porque por aqui não se vai às compras há buéeeessss, logo tenho os armários vazios, nada como um fricassé de frango com BATATA FRITA à discrição para acompanhar este dia chuvoso na ilha!

Just saying...

Se calhar não seria má ideia beber o meu capuccino diário mais cedo... talvez assim consiga ir dormir antes das 4 horas da manhã.... o bebé entretanto já acordou, mamou e deve estar prestes a acordar novamente e eu continuo a perder o meu tempo, porque não tenho sono... para depois passar o dia todo como Zombie a implorar cafeína o dia todo, acabando por beber o capucciono pelas 20horas, como ultimamente tem acontecido!!
Bahhhh

16 coisas para as quais ninguém prepara a grávida

  1. O que me assustou mesmo… houve quem me dissesse,  eu li muito… TU VÁS SABER QUANDO CHEGA A HORA… não não sabes, principalmente se ele vier mais cedo, no mínimo podes suspeitar, mas não terás certezas, não sabes para o que vás! Eu cheguei ao hospital com 4 dedos de dilatação, e nem sabia que o meu filho estava a nascer;

2.      Para colocar um bebé cá para fora, quase que sentes a tua cara a explodir… não é fácil… aquilo é que é fazer força, foças que nem tu sabes que tens… é maravilhoso;

3.      A descida do leite dói para caraças, ficas com as mamas para lá de enormes e duras como pedras, além de quentes. Leva um soutien maior, decididamente, e a bomba extractora atrás (comigo não resultou, mas com muitas mulheres resulta), comigo apenas o bebé fazia o leite fluir. Nem a bomba, nem duches, nem massagens, nem marido…

4.       Por causa do ponto nº 3, se és do género que tem mamilo pequeno, depois da descida do leite ele desaparece, impossibilitando (quase) a pega pelo bebé (logo ele não mama, não se alimenta e tu não esvazias), pelo que previne-te levando o mamilo de silicone esterilizado contigo;

5.      Mulher depois do parto e durante a amamentação não transpira… destila… não há coisa igual…

6.      Para amamentar o segredo não está no que comes (claro que é importante), mas no que bebes isso sim é muito, MUITO IMPORTANTE MESMO! MAS, (conselho de quem esteve lá),  e por causa do ponto n.º5, vás ter MUITA VONTADE MESMO de beber água, mas por tudo o quanto é mais sagrado… resiste mulher!! Bebe apenas o necessário, não bebas, beberica, não te encharques…  quem me dera ter sabido isso antes, não teria bebido 1/3 da água que bebi na maternidade… é que beber tanta água, só vai piorar a descida de leite, (lembraste, do ponto nº3?? DOÍDOÍ MESMO) Por isso água em excesso só depois da descida do leite, em casa, OK?

7.      Amamentar é lindo, mas prepara-te para andares despida em casa (agora que caminhamos para o Inverno não é lá muito agradável); dá trabalho a melhor amiga é a bomba extractora de leite, é o vício do bebé… se ele tem fome, sede, se está carente, se quer chuchar o tratamento é sempre o mesmo: “Mama p’ra fora!”

8.      Nunca prestaste a mínima atenção às rampas na tua cidade, ao tamanho dos passeios, aos obstáculos que existem para quem anda de cadeira de rodas (por exemplo)… pois depois do teu filho nascer, vás odiar calçadas, passeios estreitos, carros em cima do passeio, postes no meio do passeio, inexistência de rampas…

9.      Com sorte, serás a sortuda que tem o filho/a que dorme a noite inteira desde os 15 dias de vida (esses anjinhos)… mas convém antever o cenário “normal”, as noites em branco,  as olheiras,  prepara-te para a tua vida nocturna… esta sim muito preenchida;

10.  [Para as que têm maridos em casa e não anjos] Serás a última a comer, a tomar banho, a se arrumar para sair, a ter tempo para ti (a menos que seja algures entre as 3 e 5 da manhã); mas a primeira a tratar da casa, a cuidar do filho, a tratar do marido, a fazer as refeições;

11.  Mito: Dorme enquanto o bebé dorme… right, só se tiveres empregada, de outra forma tens as coisas do ponto 10 para te ocupar enquanto o bebé dorme e acredita que os sonos dele vão sempre parecer-te curtos;

12.   No dia que ele se lembra de dormir 4 horas de tarde, vás dar por ti como uma tolinha sem saber o que fazer, já que há tempos não lidas contigo própria (já lá vão 4 meses)…

13.  Esqueces-te de palavras como: maquilhagem, cabeleireiro (agora ando sempre com o cabelo apanhado); roupa para ti (tudo é para ele); jantares fora e cinemas cancelados por tempo indeterminado;

14.  Não é fácil sair de casa (a tempo e a horas)… sem esquecer alguma coisa de que provavelmente vás precisar (com o tempo espero voltar a ser pontual);

15.  Não precisarás de perfume nos primeiros anos, o mais provável é já cheirares a azedo… no matter what;

16.  Até as melhores relações sofrem um abanão com a chegada de um filho, não é simples lidar com tanta novidade e com os novos papéis, os stresses serão mais que muitos, levando a uma “separação” do casal… não há casal que possa dizer que tal coisa não lhe aconteceu. Com paciência, amor, dedicação e tempo as coisas recuperação um novo lugar, outro, porque jamais volta-se ao que “éramos” antes… com sorte, e todos esperam que sim, encontraremos um lugar muito melhor!

Relações: Homens Vs Mulheres

Aucht, aucht... aucht...

Alguém quer comentar?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Casa dos segredos... #4

Aquela Cátia é ou não é uma parôla??

Burra
        Burra
                 Burra!!!

I have fun with you...

Feliz Ano Novo

(Não, não estou assim tão descompensada...)

O inicio das aulas e como tal o início do Outono, para mim sempre acarretou esta sensação de reinicio... Pois se o habitual é esperar pela chegada de um novo ano para se pedir os desejos e se renovarem promessas, para mim Setembro é a altura ideal! Em Setembro paira, a meu ver, uma outra energia no ar, uma força de mudança que me contagia também, seja para alterar o visual, atitudes, reorientar objectivos, seja o que for, todos os anos por esta altura sinto que "recomeço"... Gosto do Outono, do frio (que hoje não se sente de forma alguma), das folhas das árvore no ar (nem tanto do meu cabelo no chão aos montes), das novas colecções nas lojas (que hoje em dia é mais para olhar do que para adquirir  ...sniff... sniff)!

Chiuuu não digam a ninguém...

Mas eu estou apaixonada pelo meu filho!
Ok que sempre gostei dele, mas não sei explicar, sei que de dia para dia ele consegue cativar-me mais e mais, estou rendida aos seus encantos, às suas descobertas. Passo o dia a descobrir o mundo com ele. Agora, ele tenta tocar nos brinquedos, mas na maioria das vezes ainda em abraço... Ando tão seduzida com estas tentativas dele. É tão belo, tão encantador ensinar alguma coisa a um bebé... é talvez das coisas mais recompensadoras que alguma vez fiz na vida!

Além do mais sinto que estou mais "madura" na maternidade, mais serena (talvez seja a palavra mais correcta), pois apesar de continuar a acordar 1001 vezes para mamar, tudo bem, pelo menos não tem tido grandes birras, nem cólicas... mama e dorme! De dia continua a solicitar a mãe na totalidade, tudo bem, passo as manhãs na cama com ele e de tarde estamos na rua. Está num menino tão carinhoso, tão mimoso! 
Queres colo, a mãe dá-to! 

Estou cada vez mais derretida, cada vez mais estragada e mal habituada com esse meu filho! Ainda bem que o tenho no meu mundo, ainda bem que o desejei o suficiente para hoje ser a minha vida!






Atíla descansa...

... na espreguiçadeira!

domingo, 18 de setembro de 2011

Casa dos segredos2 #3

Mas onde estão as voluptuosas (não em silicone, as naturais) e voluptuosos deste País??
Ah já sei estão todos inscritos no Peso Pesado!!

Casa dos segredos2 #2

Além da casa de alterne em que obviamente a Casa dos Segredos se tornou, sendo a menina que fala de sexo com a família todos os domingos (perfeitamente normal) a chefe delas, de certeza que vão precisar abrir um ginásio para todos aqueles "braçados"manterem a forma!!

Pronto chegou a striper... gandas m....

Casa dos segredos2

... É impressão minha ou os segredos vão ser semelhantes... que seca!!
... É impressão minha ou a casa dos segredos vai ser uma versão moderna e gratuita de um bar de alterne com "meninas" escolhidas a dedo!

Educar tem que se lhe diga...

Educar filhos pressupõe no meu ponto de vista que, antes de mais, sejam os pais a dar os exemplos! 
O que me preocupa!!
Eu sou tão gulosa, gulosa-viciada mesmo! E como é óbvio vou querer transmitir e praticar noções de uma alimentação saudável, em que os bolos deverão ser excepção e não a regra!! Muito bonito, mas eu que sou a mãe como pelo menos 7 bolos (sobremesas/lanches) por semana... essa tem sido a minha regra!
Vou mesmo ter de rever princípios e hábitos? Isso entristece-me profundamente!

Posso sempre tentar argumentar com o Vasco: Que as crianças mimam-se com beijinhos e carinhos em vez de doces, e crescem com comida saudável. Já as mães querem-se roliças para fazerem os papás "crescerem"!

Ainda bem que me faltam, pelo menos, uns 2 anos até ele perceber que a mãe é do tipo "faz o que eu digo, não faças o que eu faço!"

Fins de semana...

O que nos faz falta? O que nos faz bem? Passar tempo juntos!
Por isso mesmo, devia ser sempre fim-de-semana!
Que bom que ainda é domingo!

Terapia...

Há terapias para todos os males de acordo com a preferência de cada um... há quem prefira entregar-se aos prazeres de um spa depois de uma frustração, para outros funciona muito bem partir uma coisa ou outra... É a verdadeira descarga de adrenalina... Sinto-me outra (fresca, renovada), depois de uma "sessão" dessas!

sábado, 17 de setembro de 2011

Por onde andam os meus sapatos

Mentiria se dissesse que fazia um blog só para eu mesma ler, assim sendo este diário seria privado e não público. Há ano e (quase) meio que ando por aí do alto dos meus 15 cm de tacão, e estes já fizeram uma modesta caminhada:


De fora deste "ranking" ainda ficaram países como a Espanha, México e Angola!

Estas páginas já foram folheadas por mais de 200 mil vezes por mais de 11 mil utilizadores diferentes, números pequenos comparados com tantos outros blogues. Mas para quem não faz parte do campeonato com mais seguidores, não tem passatempos, nem oferece prémios, estes meus 11 mil visitantes são mais do que eu podia pedir (tragam mais um amigo, 'tá bem?). Talvez pondere arrumar os meus sapatos na caixa no dia em que apenas 1 pessoa cá vier (o Zeus), poupo-o de falar das minhas futuras crises de meia-idade, já que ele vai senti-las na pele!

Facto #2

Mudar de ideias...

Mas há algum problema em voltar atrás com a palavra, quando essas decisões não prejudicam ninguém?
Ás vezes opinamos e tecemos verdadeiras teses devidamente fundamentadas sobre determinados assuntos, que diferem totalmente das acções que tomas mais tarde depois de passares pelas mesmas situações que outrora havias falado!

Há marcos e situações ao longo da nossa vida que nos obrigam a reflectir sobre aquilo que já tínhamos dado como adquirido, conduzindo-nos para caminhos tão diferentes.

Para mim só não muda de ideias e de conceitos quem não os tem!
Nos últimos tempos "cresci" muito (envelheci, mesmo), é natural que por causa disso tenha revisto as minhas prioridades e como tal implicaram mudanças de planos que antes não contemplava, mas que no entanto apenas afectam a minha pequena e jovem família!

O meu defeito...

(Excepto segredos, que isso guardo-os tão bem... que até me esqueço deles)
Falo demais, às vezes seria tão bom guardar as coisas só para mim!
O quanto eu gostava de ser mais comedida nas palavras!

Bebé por conta do pai...

A mãe esteve ausente das 19:30 às 23:30, deixou o bebé com rabinho limpinho, barriga cheia, a dormir e um biberão com leitinho no frigorífico.
À chegada, ainda na rua ouvia o choro do meu filho (nada estridente, talvez se não estivesse atenta nem ouviria...jurava que se ouviria mais alto o meu bebé na rua), cheguei ao quarto o pai tentava-o acalmar inutilmente, olhou-me e calou-se naquele momento. Tentei fazer-lhe a "festa" mas não me sorriu! Peguei-lhe, mimei-lhe e desatou por umas 3 ou 4 vezes num pranto, com uma tristeza no rosto como nunca tinha visto que até me pôs a chorar também e a indagar o pai se teria acontecido algo que justificasse naquele estado... Coitadinho estava de certeza, a perguntar-me "por onde tinha andado" e a contar-me da noite "stressante" que teve. Mais uns miminhos (maminha claro) e adormeceu em menos de 5 minutos...
Acho que ele gosta mesmo de mim e sente/sentiu saudades minhas (olha para mim toda inchada de orgulho)... será assim, quando o for buscar à creche (coitadinho, isso também não)?

O pai disse ele acordou ás 20horas, esteve entretido até as 21horas, deu-lhe o banho e o biberão pelas 22horas e desde então até eu chegar que apesar do sono não conseguia adormecer (como sempre), chorando como de costume!

O pai teve um "gostinho" dos meus dias, fez as mesmas "reclamações" que eu lhe faço (Ah e tal não fiz outra coisa que estar com ele...)...nada que me espantasse.
Agora só espero que consiga dar mais valor ao meu dia! 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Não me assiste!"

Mas qual foi o programa de televisão que eu perdi, em que tal expressão já virou piada!
Hoje é o quarto ou quinto post de autores diferentes (e ainda faltam-me actualizar mais uns quantos), que leio "ah e tal é coisa que não me assiste!"
Pronto já percebi que é moda!
Pimba... 6º post com a dita expressão, este!!

Das injustiças: cunhas!!

Porque se há coisa que detesto são injustiças...

(clicar para aumentar)

Este país de merda está habituado a funcionar com cunhas, a senhora cunha ainda é o ex libris do português, perfeitamente normal... Mas lá porque a maioria faz uso de sobrenomes, parentescos e "amizades", não quer dizer que todos o façam... O sucesso de muitas pessoas …go figure... Às vezes, só às vezes é mesmo lícito e apenas fruto de trabalho e mérito... pasmem-se!! 

É uma grande injustiça, uma grande calúnia... difamar o projecto e trabalho de um grupo de jovens (onde incluo o meu rico-santo-trabalhador-marido (vocês são testemunhas do quanto eu reclamo da quantidade de trabalho que ele tem, o mesmo se aplica aos colegas), que tudo o que têm é à custa de muito “punho dado”, pé na calçada, empenho e investimento próprio... não há cá preferências ou luvas brancas por baixo da mesa...
Bolas... é que este jornaleco já levava um processo em cima... ah levava, levava! E o jornalistazinho medíocre? Ainda se deu ao trabalho de escrever um artigozinho sem se quer ir apurar a verdade... Apurar o quê? Ah isso não importa, é-lhe totalmente indiferente atingir a boa reputação das pessoas, só o facto dele ter ficado cheio de si mesmo por ter uma notícia para publicar é suficiente!


Nota: Este post não foi encomenda, eles nem têm conhecimento e o mais certo é nem gostarem (hope you don’t sue me)... mas vou ler e calar???