Oh a futura avó, acaba de sentir o netinho.
Duas vezes, com força e sem qualquer timidez!
A primeira vez que tentou e o Vasco veio logo cumprimentá-la!!
Com o próprio pai foi tão difícil...
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Assim de repente... #2
Vejo que os separadores do meu browser esqueceram-se de um assunto muito importante...
Só pesquiso sobre a gravidez, sintomas estranhos e comuns, sobre o desenvolvimento dele, sobre o enxoval para ele, entre outras coisas...mas e... e quando ele nascer? O que faço com o bebé??? Ai que vou panicar??? Já só faltam 4 meses!!! Devia ter começado a estudar o comportamento deste Ser depois do nascimento já na altura da concepção, o saber nunca é demais e nem pouco nessa situação...
A máquina de lavar roupa...
Virei a máquina de lavar roupa do puto!!
Nas últimas semanas, felizmente ele virou um pequeno mexilhão...que mais parece que está a centrifugar dentro de mim, tal é a agitação e velocidade dos movimentos!!!
And I'm loving it :D
A meio caminho!
Não grávida
Gravidez de 20 semanas!
O que antes estava em baixo, agora começa a subir, a ser empurrado, comprimido, apertado!!
Se para as outras grávidas resta sempre espaço, a mim também há-de sobrar algum!
Ainda, ando sem grandes faltas de ar (excepto a carregar pesos e subindo escadas) e sem insónias pela falta de posição, durmo de todas as maneiras...excepto de barriga para baixo. Estou livre de azias (tive no início, mas obviamente não pela compressão do estômago, mas pelas altas concentrações das hormonas da gravidez), mas com digestões hiper-lentas (o corpo está a sugar tudo o que ponho na boca), comer e deitar de seguida, é algo que não coexiste positivamente na mesma frase desde sempre para mim, mas agora piorou IMENSO!!!
Os intestinos já se habituaram ao aperto e felizmente, já regressaram ao trabalho quase com a mesma eficácia de antes! A bexiga, não sofreu de inicio...mas sofre muito agora, nem quero imaginar quando chegar ao 3º trimestre...algalio-me de vez e pronto!!!
So Amazing...
So Amazing, é a música que usei no vídeo (e que provavelmente será usada em outros futuros projectos), já fiz um post no dia em que descobri a música, é de uma artista que não conheço, Janelle. mas já a ouvi tantas vezes que o bebé já deve reconhecê-la! Por isso é uma grande candidata a música de embalo do Vasco!
Adoro a letra da música!
domingo, 30 de janeiro de 2011
20 SEMANAS!!! #2
Lembrem-se de até ás 19+4d ter tido que não havia crescido nada... Pois na noite passada, dei cá um esticão!!
Felizmente a barriga avança mais depressa que a balança.
Estou quase quase com 42kg (agora vestida e jantada, até devo passar isso), mas refiro-me ao nosso peso "seco". Mamocas continuam a crescer...e ai bolas, nunca me tinha imaginado com 90cm!!
O Vasco essa semana ouve-me o melhor que pode e a todo o exterior que o rodeia.
Ele está a crescer em força também, em altura e no peso. Toca a engordar miúdo!! E inevitavelmente a mamã também...tenho de me lembrar de me besuntar-me em cremes religiosamente a partir de agora!!!
Quanto ás medidas dele para esta semana, não vou inventar, alguma literatura fala em 14-16cm até ao rabiosque e cerca de 290gr de peso! Mas sinceramente nem vou ter isso em conta, porque os bebés reais são bem maiores nesta altura, felizmente. Por isso estou ansiosa pela próxima consulta, para saber os dados reais (só daqui a 2 semanas, aindaaaaaa)!
O seu cérebro está muito rápido e eficaz, controla os seus movimentos e usa todos os seus sentidos!
Está a terminar o seu aparelho digestivo e a aperfeiçoar o que para mim ainda é muito frágil, o aparelho respiratório! A partir daqui é comum sentir a barriga aos saltinhos, deve ser ele com soluços...estou ansiosa por isso!
Ah, esquecia-me, o meu útero está mesmo por detrás do meu umbigo! A partir de agora é comum sentir as contracções de treino para o parto, as de braxton hicks (não sei se estou muito entusiasmada com isso, porque sei que vou cismar, pensando se não serão as contracções verdadeiras hiper precoces...que medo!!!)
20 SEMANAS!!!
Metade já foi, falta ainda só metade...
E porque chegamos ao meio e no meio está virtude segue-se um especial barriguinha das 20 semanas:
Chegar até aqui, tem sido uma bênção!
Ele está cada vez mais forte (sim sei que digo isso todas as semanas...mas não é verdade??)
Sinto que tem um ritmo próprio de sono e de vigília. Esta semana começo a marcar, as horas em que sei que ele está acordado e quando ele dorme. Segundo a literatura este será um ritmo semelhante ao dele quando nascer. Até agora o que me parece é que:
- Acorda em força pelas 8:30 e sinto-o à vontade durante uns 20 minutos (muito bom, não é muito cedo nem muito tarde);
- Volto a senti-lo mais ou menos pela hora de almoço entre as 11horas e 14horas;
- Muitas vezes sinto-o algures entre as 16:30 e as 18horas;
- Volto a senti-lo depois do jantar entre as 20horas e 21horas, e depois deve ir fazer a sua primeira soneca da noite (o que seria muito bom, despachar bebé cedo para os papás também se mimarem);
- Volto a senti-lo mais ou menos entre o período das 24horas e no máximo até ás 2horas (se estou a trabalhar chego a senti-lo até ás 4 da manhã. Mas até ao momento se estou a fazer um horário normal, sinto-o talvez até à 1:30 para depois voltá-lo a sentir novamente ás 8:30.
Resumindo, parece-me horários muito decentes! Boa filhote!
Meu lindo marido...
(E eu a pensar que hoje ia começar pelo post, que mais pensei e imaginei essa semana: 20 semanas. Parece que fica adiado)
Estava eu a dormir o sono dos justos (fiz trabalho nocturno) quando vejo o meu amor à minha beira a tentar acordar-me da forma mais subtil e amorosa que ele pudesse.
Quando ele conseguiu, perguntei se se passava alguma coisa. O coitado podia estar a sentir-se sozinho, talvez quisesse sair e aproveitar o domingo mas não, tinha fome e queria fazer-me uma surpresa e fazer-nos o almoço, mas receava que já tivesse feito asneira, portanto precisava da minha ajuda.
Levantei-me completamente aborrecida, fui até à cozinha e não sabia se ria ou se chorava :)!!
A cozinha estava de pernas para o ar, com a bancada cheia, já tinha utilizado três panelas e uma frigideira, com o intuito de cozer tudo separadamente (a ideia era fazer uma simples "pasta de gambas", entre todos os outros ingredientes que ele lá cozeu). E até as meninas (as gatinhas) corroboraram com a ideia dele, nenhuma foi capaz de me ir chamar!
Oh, mas foi impossível brigar com ele, ele só queria ser mimoso e me poupar trabalho, por isso lá pus mãos à obra e resolvi o almoço/ jantar para nós! Ah referi que ele cozeu um pacote inteiro (500gr) de fusilli tricolor???!! Tenho "pasta" para o resto da semana...
P.S- Sabem o que ele está a ver agora?? A ver o Hell's kictchen na Sic Radical... :D (sem comentários)
P.S.2- Sabem o que ele vai fazer a seguir?? Lavar a montanha de loiça que ele usou desnecessariamente. Para as limpezas, ele faz um óptimo trabalho.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Fraldário com banheira e suporte
Não exactamente igual ao da foto
Momento de boa disposição...
Aqui vai um momento que tem tanto de boa disposição, como de verdade!!
Descoberto pela claudiamar (mommy to be in a few days too (or hours)... yyeehhhhhh :D)
Agora comparem a minha vida com a vida do Zeus! Ele foi o primogénito, primeiro neto e sobrinho, eu fui a 4ª totalmente por acaso (acidente, vá , nasci 10 meses depois da mana imediatamente acima de mim) e por pouco não fui abortada!! Obrigada mamã... :D
Descoberto pela claudiamar (mommy to be in a few days too (or hours)... yyeehhhhhh :D)
Agora comparem a minha vida com a vida do Zeus! Ele foi o primogénito, primeiro neto e sobrinho, eu fui a 4ª totalmente por acaso (acidente, vá , nasci 10 meses depois da mana imediatamente acima de mim) e por pouco não fui abortada!! Obrigada mamã... :D
Ai essas lágrimas....
A minha torneira deve-se ter estragado.
Chega ao ponto de estar a ver o Biggest Loser, em que o Gordinho que está mal do joelho foi surpreendido pelos 5 vencedores anteriores, que o acompanharam a pé numa maratona de 42Km, como que a escoltá-lo.
E dou por mim com os olhas cheios de água a dizer:"Que bonito!"
Really!!!
Único
Esta gravidez tem sido incrível...diziam-me e li, que o 2º trimestre seria a lua-de-mel das grávidas!! Mas cá pessoalmente acho que se "sofre" tanto ou mais do que no primeiro trimestre:
- Primeiro trimestre: dor intensa nas mamas, com ardor e sei lá mais o quê, náuseas e vómitos;
- Segundo trimestre (até agora): náuseas, dor no fundo da barriga, ranho e espirros e mais espirros e ranho, e uma vontade permanente de urinar (que até não é costume nessa altura, certo), pois a minha bexiga goza comigo diariamente, saio da casa de banho e 5 minutos depois, lá está, tenho de lá voltar...
Mas existe algo no 2º trimestre, inigualável, único, maravilhoso, nem sei... quando começas a sentir aquele pequenino cá dentro. De início tão subtil, de leve e que sentes quando tens sorte. Mas agora é demais, mexe-se a toda a hora, sinto-o sentada, deitada, de lado, em pé, a andar, sendo que ás vezes os movimentos, quase que dão para perceber o que me está a tocar (se o braço, perna, cabeça ou rabinho).
É lindo!
OOOhhhhh
Hoje recebemos os álbuns de fotos do casamento.
Já conhecia todas as fotos que lá iam estar...mas no papel fica muito, mas muito melhor!!!
Só vendo mesmo.... mas como ir a vossas casas mostrar-vos? Não dá, certo! Por isso e como sou muito amiga, deixo mais uma fotos:
Já conhecia todas as fotos que lá iam estar...mas no papel fica muito, mas muito melhor!!!
Só vendo mesmo.... mas como ir a vossas casas mostrar-vos? Não dá, certo! Por isso e como sou muito amiga, deixo mais uma fotos:
Sonho??
Ás vezes nem parece verdade... a minha vida está prestes a mudar. Já não há volta a dar...
O mais comum é dar por mim a acordar e a primeira coisa que faço, sem se quer pensar...é tocar na minha barriga à procura do meu ovinho!! E pronto, ele lá está, sossego outra vez...e posso voltar a dormir!!
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Dia de estreia
Desde que comecei a trabalhar, que me habituei a usar algo que muitas detestam: as meias elásticas!
Para mim dá um conforto e firmeza que adoro, sem elas sinto-me "despida"! Uso de Verão e de Inverno, sem qualquer desconforto, até então em que já me sento apertada de tal forma que o elástico já se enrolava na barriga, marcando-a. Portanto está na altura de vestir meias elásticas próprias para pré-mamã, continuam a ser inestéticas, mas espero que me voltem a dar o conforto que sentia antes. Até ao momento, estão aprovadas...espero manter a mesma opinião logo mais, no final da noite!
Nas próximas semanas, devo de certeza mudar de fardas! Tenho as minhas fardas de pré-mamã, a ganhar pó no meu cacifo...a pressa foi enfiá-las lá dentro...está difícil de as usar e metade da gravidez já se foi!
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
19 semanas e 4 dias
Essa semana, não tenho notado grande diferença na barriga, estou tão enorme como na semana anterior...mas outro boom deve estar para breve já que ando com dores no fundo da barriga (que continuo a relacionar com o aumento do útero e relaxamento da bacia)!
B-day!
Que é como quem diz:
- Início das idas aos bancos!!
Já sinto o peso damensaresponsabilidade!
(Ainda continuam as maiores negociações...com o Zeus, ele gosta, vá lá, da casa...mas não está apaixonado.)
- Início das idas aos bancos!!
Já sinto o peso da
(Ainda continuam as maiores negociações...com o Zeus, ele gosta, vá lá, da casa...mas não está apaixonado.)
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
A mania da surpresa...
Na minha vida as coisas continuam a acontecer sem eu esperar, nem pensar muito!!
Este ano já tinha partilhado outro sonho meu, além do filhote, fazer mudança de casa!
Estou fartinha de viver num apartamento, um verdadeiro cubículo que não se pode! Até era fixe quando vivia sozinha, mas agora com a família a aumentar...até me enerva não ter sítio para me esticar!
Mas eu e o Zeus estávamos tão discordantes com todas as escolhas que nos punham à frente...já tinha desanimado e colocado de parte a hipótese da mudança este ano. O plano agora era partir para construção tipo "chave na mão", para não me chatear com obras e orçamentos!! Mas assim só mudaríamos em 2012, na melhor das hipóteses dado ser necessário, encontrar terreno, fazer projecto e construção.
No entanto, hoje podemos ter dado alguns passos. Fomos ver com a imobiliária uma casa que nos agradou de muitas formas: zonas amplas, bons acabamentos, excelentes zonas de arrumação, simplicidade e bom gosto, ...tal como queremos! Mas para mim, pecava por não ter a cozinha espaçosa que queria e ser um T3, em que teria de abdicar de um quarto para escritório. Então surgiu-nos a hipótese de uma casa que foi fechada hoje, é um T3 +1, em que um dos quartos é suite com roupeiro tipo loja (love it), com 2 salas amplas, cozinha espaçosa e outros extras tipo despensa e lavandaria. Muito bom para quem não tinha nada em mente até agora!!
Apesar dele ainda não estar totalmente satisfeito, parece haver algum consenso, entre nós. Desagrada-lhe ser uma casa geminada e a de baixo ser igual à nossa (que para mim é totalmente irrelevante). A casa fica pronta com acabamentos entre Julho e Agosto e se for a nossa escolha, muito antes do Natal estamos na nossa nova casa!
Novamente com esperança!
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Sei que é muito cedo, eu sei...
Mas por vezes penso nisso!
Fazem episiotomias a todas??
E se pedirmos para não fazer, fazem-no à mesma?
Não me apetece nada levar com pontos a menos que a natureza o torne inevitável!!
Quero dar uma oportunidade à minha elasticidade...
Qual é a vossa opinião??
As coisas que eu sei...
Eu sei que estou cansada...
...quando começo a por a loiça no lixo, sem querer, nem me lembrar!!
Bibi e o ataque de consciência!
Hoje vem a público novas revelações sobre o processo Casa Pia.
Bibi diz que tudo o que diz é mentira, foi obrigado, pressionado e "dopado"...eh lá, fui totalmente apanhada desprevenida!! Por esta não esperava! Querem ver que há inocentes na prisão?? Não posso!!
Uma coisa é certa!! Bibi disse a verdade... agora...ou antes, vai-se lá saber!
Dúvida:
Meninas grávidas e já mamãs, esclareçam-me uma dúvida que me aborrece, melhor doí!!
Tenho tido umas dores, bem no fundo da barriga, mais nos lados..se disser nas virilhas acho que não me estou a enganar...doí só de tocar, se me viro, se me levanto...que raio!! Acho que à medida que o dia avança piora...mas pode ser só impressão minha!!
Isso são dores do crescimento uterino, lá dos ligamentos? É suposto doer? Vai piorar com o aumento do útero?
P.S- No início da gravidez, tinha o que achava que eram essas dores...mas não eram nada assim, eram mais agudas e pontuais, tipo fisgadas fortes. Ah e também tive no início dor ciática que relacionei com a posição do útero.
Andreiionce Carytuloja
Este é o meu novo nome de acordo com as leis mais recentes de fusão de nomes...lol
Lindo né!!
Agora descobre o teu, aqui!!
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Conversando com o Zeus...
Enquanto fazia o mesmo de sempre no meu PC, o Zeus pediu para que eu visse um peluche que lhe lembrava um da sua infância, o que lhe lembrou que o Vasco tem de ter um para o acompanhar durante toda a sua infância:
Zeus: Ooooohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Eu tinha um boneco destes (…) quando era bebé....
Dreia: Ohh vou ver…
Lol, era feiinho!
Zeus: Eu gostava dele :)
Dreia: Claro kido!! Imagino!
Zeus: Este vai ser o peluche do Vasco …
Dreia: Ohhh
É tão feiinho … escurinho.
Zeus: É para ele ver melhor, desde o primeiro dia.
Se os mamilos escurecem para ele os ver melhor,
o peluche dele também não pode ser escuro?
:D
Estou a brincar, vou arranjar outro…
Mas eu é que vou escolher o peluche que o vai acompanhar na infância toda!
Dreia: Lol, tão engraçado que estás!
….
Dreia: Ohhh, afinal acho que já gosto do choconico (o peluche escuro)!
Leste a descrição do peluche?
Zeus: Não amor. O que tem?
Dreia: É feio de propósito!! "Representa a bondade e a pureza da alma. Para ensinar ao seu filho que não é necessário ser perfeito para ser feliz, porque a verdadeira beleza está no interior das pessoas." :D Nice!
Zeus: Ah sim! Neste site tem outros iguais, mas mais claros.
Achei piada a este porque assim o Vasco vai conseguir vê-lo desde cedinho e desta cor, combate o racismo…eheheh
Dreia: Lol, que querido!!
Enjoada...
Não, não é o Vasco, ele está bem comportado (dorme mais de dia do que de noite)...
Quero é mudar... mudar a carinha do "Correndo o Mundo de Saltos"!
Dou início oficial à pesquisa de mercado...
E encomendar a tarefa ao hubby, que eu não estou para me chatear! :)
Saúde: Truque caseiro que funciona mesmo
Sabem, quando ficamos com a pele em redor das unhas (pés ou mãos) vermelha, inchada, com dor aguda e chata ao toque, sem necessariamente ter ferida, nem resolvendo apenas cortando os cantos das unhas?! Falo-vos dos conhecidos unheiros.
Quem já não teve um? E que pomadas colocar? Será a mais correcta?
Pois eu tive um recentemente, que me doía há mais de uma semana...cortei e limei a unha em questão, e não resolvei e já doía tanto que nem o lençol podia ter em cima. Chato!
Bem, até que tinha algumas coisas teoricamente adequadas para aplicar, mas farmacológicas...e lá está, cismada da maneira que sou mesmo que seja no halux (dedo grande do pé... e já agora, nome de um lindo gatinho meu, que já faleceu) não vou aplicar nada que não seja natural.
Depois de uma rápida pesquisa, lembrei-me dos afamados benefícios da camomila (não é que é um dos produtos mais constante em muitos produtos dermatológicos?), calmante, desinfectante e super eficaz no combate dos sinais inflamatórios (que era o caso).
Coloquei então um disco (dos de limpeza do rosto) embebido em chá forte de camomila morno (vejam lá não troquem a dor do unheiro pela dor de uma queimadura), durante todo o dia (desde o meio dia até ás 21:00) e foi o suficiente...quando retirei o penso...já não tinha nada. Repeti o processo no dia seguinte só para ter certeza...e pronto ficou resolvido!
domingo, 23 de janeiro de 2011
Agonias...e o Peso??
É inevitável...não olhar para a balança...
E sim, claro que quero o melhor para o bebé por isso... é só deixar o ponteiro da balança girar para a direita, sem grandes preocupações, pelo menos até agora.
Contudo, agrada-me saber se estou ou não com bons parâmetros, se é que tal existe.
A próxima fonte tem em conta a altura:
Em qualquer das fontes, posso respirar de alívio... por enquanto!
19 semanas #3
E ele...
De acordo com muitos registos bibliográficos o bebé esta semana chegará aos 280gr, mas suspeito e quero acreditar que ele já tenha superado este peso em muito mais, a avaliar pelo peso que ele já tinha ás 17 semanas (recordo, 203gr), aponto que chegue até ás 320-350gr, medindo cerca de 20cm, passa metade do tempo a dormir; começa francamente a engordar (e mãe também); os rins estão em pleno funcionamento, fazendo xixi no liquido amniótico que volta a engolir num treino importante para a sua alimentação fora do útero.... iieccc....
(Fonte:babycenter)
(Fonte:babycenter)
(Fonte:babycenter)
De acordo com muitos registos bibliográficos o bebé esta semana chegará aos 280gr, mas suspeito e quero acreditar que ele já tenha superado este peso em muito mais, a avaliar pelo peso que ele já tinha ás 17 semanas (recordo, 203gr), aponto que chegue até ás 320-350gr, medindo cerca de 20cm, passa metade do tempo a dormir; começa francamente a engordar (e mãe também); os rins estão em pleno funcionamento, fazendo xixi no liquido amniótico que volta a engolir num treino importante para a sua alimentação fora do útero.... iieccc....
19 semanas #2
Das coisas más desde então...
Para mim pior que tudo, tem sido a constante congestão nasal... acordo com a sensação de quem cheirou pimenta em pó...e é um inferno, não apetece nada estar assim e isso já dura umas duas semanas!
Para além do que tenho sangrado do nariz em pouca quantidade e isso de me estar sempre a assoar não ajuda nada! Por falar em sangrar, também escovar os dentes tem sido um desafio... (antes de fazer o teste de gravidez tive um sangramento que despertou totalmente as minhas antenas...e realmente não me enganei, uma vez que antes da gravidez simplesmente não sangrava das gengivas).
Não tenho andado inchada, mas acho que ainda é cedo para isso, a tensão tem estado sempre no meu normal, ligeiramente hipotensa, rondando os 90/45mmHg e os 110-50mmHg, maioriamente!
As fomes estão sobre controlo, de início uma súbita falta de apetite, mas agora vai-se comendo, continuo a preferir comida de verdade a doces e sobremesas, adoro frutas (LARANJAS, agora, mas já tive na face dos kiwis, tangerinas e ananás), sopas de todos os estilos e feitios ainda continuam a ser a minha perdição... Continuo a embirrar com canela e côco!
Felizmente não tenho tido, grandes desconsolos ("desejos") ainda bem para mim, porque ficaria desconsolada na mesma, posso pedir o que quiser ao Zeus...que independentemente da hora...se não tivermos em casa ele responde: “Não pode ser, o Hiper já está fechado"! Por isso nada de mimos nessa área...a não ser que eu consiga antecipar-me!
Mantenho-me com o Matervita, recomendo altamente, não me coloca indisposta, não me fez inchar ou aumentar disparadamente de peso e garante ao bebé tudo o que não lhe consiga fornecer através da alimentação, além de me manter com ar saudável e coradinha!
Felizmente até agora tenho tido sorte, a pele está a esticar, mas sem estrias...e admito que não sou a mais atenta em relação à aplicação de cremes...eles são frios e a sua aplicação é uma tortura, contudo lá tento manter-me fiel...
Com sorte… e se for uma questão genética, então estou pelo bom caminho...porque mamã (depois de 7 gravidezes e muito pouco creme, aposto) e maninha não ficaram com uma estria!
Ah, esta semana comecei a adoptar novas posturas...já pareço como uma grávida, mas mais no inicio da manhã...isso porque depois de uma noite de sono e deitada, apesar de não ter uma barriga muito evidente, a verdade é que já pesa (fazendo contas aqui rapidamente, só no meu baixo ventre são mais: 300gr (bebé) + cerca de 500gr (500ml de liquido amniótico) + 200gr de placenta + 300gr de útero (que inicialmente pesava uns míseros 70gr) = 1,3kg). Tenho uma bola no fundo da barriga que funciona como um pequeno chumbo e que me torna mais consciente do meu corpo e movimentos, daí ser necessário uma adaptação diária ao novo corpo, que todos os dias é ligeiramente diferente.
Para dormir melhor tenho usado um mini almofada na barriguita, não porque pesa...mas e como já repeti umas quantas vezes, é pequena e de lado não toca o colchão ficando pendente...e impressiona-me ficar ali descaída...
Até então toda esta aventura tem sido maravilhosa, apaixonei-me pelas minhas curvas, sinto-me vaidosa, quero mostrar a barriguinha e que todos saibam que vou ser mamã...insuportável eu sei...mas fazer o quê?!
19 semanas
Iiiieeeeee.
Todos os domingos sinto que estou em festa, é como fazer aniversário todos os domingos..eu não, ele...mas vai dar no mesmo por enquanto, não??
E porque já vou a caminho da primeira metade da gravidez, que tal fazer um apanhado desta experiência única, até aqui!
Ok, depois do teste positivo veio o reboliço na minha cabeça, a alegria imediata que sempre pensei sentir...não surgiu, o meu maridinho (na altura namorado), não fez a festa que imaginei que um dia ele fizesse... não aconteceu...e pronto...estava ele esmorecido, e eu com ar de culpada de como quem tivesse sido apanhada a fazer algo de errado!!!
Felizmente este clima não durou muito e sem mesmo saber como, ou de onde...fomos afectados por um amor incondicional por alguém que não conhecemos...
A sensibilidade mamária, foi o primeiro sintoma a instalar-se e só se foi 2 meses depois...e para um maior conforto foi necessário investir em roupa interior mais confortável, já que elas aumentaram imenso (ainda 1-0, no jogo Mamas Vs Barriga)!
Depois vieram as náuseas intensas no primeiro trimestre, que se tenham mantido regularmente...a parte francamente melhor foi ter cessado os vómitos. Perdi a cintura, comecei a aumentar na balança sem antes ter qualquer barriga, até agora já se contam 6 quilinhos a mais (51kgs), a barriguinha despontou timidamente ás 15 semanas e desde então vim de uns 74cm de "barriga" para uns 82cm (não é um número muito exuberante, mas dado o meu corpo antes nota-se muito bem)!
Por volta das 15 semanas, apercebi-me de que sentia algo de diferente lá em baixo...mas sem certezas. Ás 16 semanas foi inequívoco, senti o bebé pela primeira vez na minha mão, a partir dai, sinto-o nas mãos e por dentro sem quaisquer sombras de dúvidas, até que começou a manifestar-se visivelmente por fora! Está cada vez mais forte. para mim começa a ter um padrão próprio de movimento. Acho que mais ou menos de 2 em 2 horas sinto-o perfeitamente, mas nem sempre o vejo a movimentar-se.
Infelizmente tem sido tão difícil captá-lo em movimentos...um dos motivos é porque apanha-me muitas vezes em serviço ou sítios muito inapropriados. Ainda ontem de manhã, pelas 8horas e pouco, estava eu a tentar passar o turno ás colegas, e eu no meio da minha seriedade não me contive...lá estava ele quase a saltar pela minha barriga fora! É difícil concentrar-nos assim... Esta noite entre as 2:30 e 3:15, novamente com a mesma força e genica...super desperto e activo!
Cada movimento dele é uma lufada de ar fresco...fico sempre com borboletas no estômago...o que mais quero é poder partilhar esses movimentos com alguém, é da maneira que assim se tornam "credíveis", fico com a sensação de que se não tiver testemunhas, é como se estivesse a inventar...
sábado, 22 de janeiro de 2011
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
E porque este blog não vive só de bebés (por enquanto :)...)
Passei boa parte da minha adolescência a ouvir esta banda, adorava cada música...cantarolavam-se durante semanas a fio (não se podia com com as nossas vozes nos intervalos das aulas, era sempre a mesma coisa... :))
Ai ai...eu gostava
Ainda não saímos em busca de berços, propriamente dito!
Será das últimas coisas a arranjar, porque como o bebé ficará connosco no nosso quarto e como não pretendemos ficar sem espaço cedo demais, estimamos que ao sétimo mês será suficiente (a menos que me apaixone por um na próxima saída...)!
Contudo sempre tive uma ideia do género que berço que queria!!
Um móvel único com arrumação suficiente e espaço para muda de fraldas e berço, em vez de comprar berço e cómoda em separado.
Acho que não vai se fácil, já que tenho consciência que o nosso mercado não é assim tão diversificado.
...para mim seria em castanho escuro.
Medo comum a todas as grávidas...
Acho que respirarei de alívio a partir das 30 semanas... parece-me uma meta boa...se bem que ainda frágil.
Recordando...#2
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
18+4 (outra vez fotos...)
Eu não queria juro!!
Mas a barriga continua a crescer e mais rápido do que os posts semanais da barriga a que me propus, inicialmente!!
Por isso tem mesmo de ser... Mais fotos esta semana!
Não engana ninguém...grávida à vista!
Manhã gostosa!
Começamos cedo, devia ser umas 5 da manhã quando acordei com o espreguiçar do Vasco e claro acordei o papá também, a ver se seria desta que ele o sentia (recorde-se que o papá só esta semana é que viu ao vivo os movimentos da sua cria, mas sempre que tentava tocar ele parava)!
E finalmente, 3 semanas depois de eu ter sentido o nosso bebé, o papá conseguiu senti-lo na sua mão!! Já não era sem tempo!
Durante o resto da manhã, ele esteve por períodos nitidamente activo e mexilhão!! Está cada vez mais forte :D
E a mamã, ora esteve sentada, ou deitada ou estendida...para não perder o reboliço que para aqui vai!
Só digo uma coisa...ba-ba-da!
De regresso ao trabalho...
Depois de 5 dias de folga em casa...
Habituava-me tão facilmente a esta vida!!
Sempre sonhei ser uma mulher independente, trabalhadora e tudo e tudo...
Mas agora, nada me faria mais feliz que ser "dona de casa"... :) sentimento este que prevejo que se agudize depois que o bebé nascer, aí seria mais específica na profissão: Mãe do Vasco!
(Nas entrelinhas, poder ler uma missão bem simples amor: Tens até ao fim do ano para nos fazer ricos!!)
Abono pré-Natal...
Pronto... lá se foi a minha hipótese de ter o meu LCD ou ter o tal telemóvel XPTO...
Como detesto perder o meu tempo, telefonei às senhoras lá da segurança social que amavelmente fizeram umas contas de cabeça...e surpreendentemente para mim...ohhh estaria num escalão que desde Novembro de 2010 deixou de existir...que pena!!
Este ano de acordo com as leis de austeridade...enriqueci!! Uau...estou feliz pelo esclarecimento!!
Mas lá me deram o aviso, que pelo sim ou pelo não tenho que fazer todas as burocracias, não vá o País enriquecer com tanta venda de dívida ao Oriente ou eu empobrecer outra vez com o meu País a chupar-me...
Não tenho outro remédio, a não ser enfrentar a fila da S.S., feliz e contente mesmo sabendo que não tenho direito a nada!
Fórmulas alimentares Vs amamentação na publicidade
Poh, agora reparei que parece que está na moda anúncios publicitários aos leites artificiais, primeiro a NAN e agora a APTAMIL!
Antes de engravidar não me lembro de ver publicidade para a alimentação do bebé a não ser as papas!
Que perseguição, vai uma pessoa engravidar e eles começam logo a fazer uma lavagem cerebral! :D
Até que as publicidades são todas tão lindinhas e amorosas, além de terem pontos em comum: primeiro mostram mulheres a amamentar, lembrando que nada se pode igualar ao leite materno...mas como na verdade eles têm que vender os seus produtos acabam sempre por alegar o quão semelhante e seguras aquelas formulas alimentares são relativamente à matéria prima...
Também se vende muito a ideia do quão fácil, prático e giro é ver um bebé ao biberão...mas cá para mim e acho que todos já sabem, nada se compara ao amor, paciência, resistência e saúde que só o leite materno pode dar!
Estou decidida (desde muito nova) a dar o verdadeiro uso às minhas mamocas, afinal elas não foram feitas para outra coisa que não alimentar a minha prole.
E chego a admitir a grande frustração e falhanço pessoal que será para mim...caso não o consiga! Mas felizmente, é coisa que não me preocupa e raras vezes penso, porque acredito na Natureza!
Chato, chato...
Nas últimas duas semanas, que me lembro...tenho sempre o mesmo desconforto...
Durante a noite acordo várias vezes, completamente congestionada do meu nariz e anasalada, pela manhã mais pareço uma vítima das comuns rinites ou sinusites...mas que eu saiba nada disso me afecta!
E lá está, valha-nos os sites sobre gravidez e afins aos quais me subscrevi, que me vão elucidando relativamente a aspectos que nem imaginava que seriam causados por uma gravidez, entre os quais esse da congestão nasal. Diz que se deve ao aumento do volume sanguíneo no nosso corpo, e que é mesmo para levar com isso até ao final da gravidez... são só mais 21 semanas "tapada" e ranhosa nada que não esteja totalmente sobre controlo...
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
De vez à fonte...
A curiosidade levou-me a ir ver o texto integral, no site na Luciana e da família mais feliz do mundo, segundo os próprios!!
Não sei se é da minha condição...mas fiquei nauseada com tanto mel...enjoa e enjoa muito!!
Pode mesmo dar vómitos!!
Eu que até sou tão "amiga do amor", e já me acho tão pirosa de tão lamechas e irreparavelmente romântica...sinto-me muito normalzinha perto destes dois!!
Ohh nem sei, se calhar é inveja minha!! É isso sou uma grande invejosa da felicidade alheia!!!
As previsões foram superadas...
...para pior!!
Muito se tem falado do nascimento da filhota da Luciana Abreu e do Djálo...da cor da menina, do nome, até interessam os pormenores do parto, já que se diz que foi o futebolista quem acabou por retirar a bebé lá das partes baixas da Luci (ouviste 'mor?? Tens que pensar em algo que supere isto...porque aparentemente cortar o cordão umbilical, tarefa que te cabia, já não está in)!
Hoje o casal deu a conhecer o nome da menina e depois de muita água correr, afinal as previsões eram bem melhores do que a realidade... Jesus ai Jesus que nome foram dar à miúda!!
A miúda vai ter um sério problema para aprender a escrever aquilo!!!
Consegui!!
Ah Ah!! Finalmente cheguei lá!
Depois de uma tarde de estudo e outra hora agora de manhã, consegui enfiar a linha numa máquina de costura de modo a fazer os pontos correctamente, por cima e por baixo!!
Agora sim...estou pronta para casar! :)
A fada-do-lar continua na costura e desta vez, com máquina! Eh Eh...
Nota: Bem que minha mãe durante anos me disse para aprender com ela, mas não lhe dei ouvidos!!
Ainda bem para a minha geração, que existe youtube!!
Nota: Bem que minha mãe durante anos me disse para aprender com ela, mas não lhe dei ouvidos!!
Ainda bem para a minha geração, que existe youtube!!
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Ufahhh...aliviada!
O Vasquinho vai poder mamar até Dezembro quando bem lhe apetecer, a mamã é toda dele!!
A reunião foi super descomplicada, a equipa foi excelente e muito compreensiva, de tal forma que fui logo a primeira a ficar resolvida!
Pronto, agora já sei que descansarei no fim de Maio, se tudo continuar a correr bem, para recomeçar em 2012 com genica (e com coração despedaçado...aposto)!
Preocupação de hoje
Reunião de férias, mais logo!!
A equipa é grande, o ano passado fui a do meio para pedir férias, no ano anterior a 3ª acho que este ano serei a última...
Corro risco de não ter o período de férias que quero...
Não quero tirar férias antes do bebé nascer! Tudo correndo bem, pretendo trabalhar até ás 37 semanas, o que significa que fico em casa desde a última semana de Maio, com baixa médica para não gastar a minha licença de maternidade.
Vou tirar 5 meses de licença de maternidade (se houvesse mais sem cortes no orçamento, juro que tirava), o que corresponde ficar em casa até Novembro. Daí que queria adicionar Dezembro como mês de férias, assim só voltava em 2012 ao serviço!
Isso ajudar-me-ia, porque assim poderia amamentar em exclusivo até aos 6 meses (que tem o maior período de mamadas), a partir daí com a introdução de outros alimentos, as mamadas serão menores e a minha disponibilidade maior!
Estou tão angustiada com isso, porque posso não conseguir marcar férias assim...e não tenho plano B!
Por favor, mandem boas energias, bons pensamentos e muita sorte!!
Feeling 2/Desejo
Sinceramente não queria ser das tais que tem de ir à maternidade induzir o parto!!
Queria que acontecesse naturalmente, no sossego da minha casinha sem stress ou pressas e só ir para a maternidade quando tivesse de ser...
Acho que as minhas hipóteses são muito boas, já que a minha 9ª lua cheia é a 15 de Junho...ih ih ihh!!
Desculpem lá esses pensamentos soltos...é no que dá ter uma grávida desocupada...
O meu feeling...
Tomem nota...
Já provei que tenho alguma sensibilidade para certas coisas!
Afinal sempre disse que tinha feito um menino e foi mesmo!
Agora pressinto que o Seu nascimento será exactamente daqui a 5 meses...no dia 18 de Junho!
A ecografia marca a data para 19 de Junho... a discrepância não é grande! Mas tenho a sensação que ele não me vai deixar esperar muito. Pouco antes de completar as 40 semanas, ele estará cá!
18 +2 (de volta ao post longo...mas tenho muito a dizer...como de costume)
O normal é fotografar a barriguinha uma vez na semana, mas essa manhã notei que estava tão crescida que não podia deixar passar, em 2 dias aumentei muito. Normalmente tiro as fotos à noite, quando estou no meu máximo, mas esta foi ás 9horas de hoje, em jejum (o que quer dizer que logo, estarei maior). Resumindo em 2 dias o Vasquinho cresceu imenso. :)
Querido menino esse!!
O umbigo está a querer arrebitar...coitado ainda não sabe o que o espera!
No domingo tinha 51kgs, agora caminho a passos largos para os 52kgs (hoje pela primeira vez caíu-me a ficha "vás engordar imenso! Que medo...". A minha ideia inicial era engordar entre 12 e 15kgs, mas não sou eu quem está aos comandos, tento ser regrada e nem pensar em privá-lo de nada, mas a verdade é que engordo a dormir (não gosto de usar a palavra engordar, porque não é bem isso que acontece...cresço, pronto...e crescer pesa!).
No domingo a minha barriga tinha 82cm (aproximadamente...porque não é muito simples medir a barriga, não é na cintura nem na anca, é na zona mais bicuda da barriga, e ás vezes não consigo ser muito exacta...mas vamos imaginar que sim, os números estão certos), hoje de manhã, tinha 84,5cm (melhor prova que esta, do meu esticanço é difícil... :)!
O Vasco está forte, sinto-o várias vezes ao dia, ás vezes sinto que responde ao toque...mas acho que sou eu a desejar isso, normalmente vejo bolinhas levantando-se na minha barriga, ás vezes repetidamente, mas ontem vi movimentos diferentes, tipo ondinhas, ele levantava 2 áreas ao mesmo tempo, lol!!Que rapagão esse meu.
As minhas expectativas para ele, esta semana são: peso até 300gr, e altura até 18cm...queria ir medi-lo no ecografo!!! :)
Continuo com o matervita e é para manter, estou satisfeita apesar de tudo não engordei nem inchei imenso e o bebé está óptimo! Além do mais sinto-me bem e coradinha, devo ter afastado a teimosa anemia!
Hoje sinto-me grávida, sabem aquilo típico levantar de grávida?? Hoje ando assim, levanto-me e baixo-me com mais calma, porque sinto um peso diferente no fundo na barriga, não doí mas pesa de facto, daí a estranheza nos movimentos!!
Sinto-me óptima!!
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)