Este não é o post politicamente correcto sobre a amamentação!! Falo aqui mais das dificuldades que descobri... já que das vantagens e benefícios todos sabem!
Se até agora tudo tem parecido tão perfeito!! No que toca à amamentação... essa tem sido a minha batalha!!
Quem me conhece sabe o quanto sempre fui fervorosamente apologista de que amamentar é, sempre que possível, nosso dever... Mas tenho de admitir que falava do desconhecido!!
Amamentar é mais complicado do que parece, sei que não devia ser "rocket science", mas para mim é! Acho que até dá mais trabalho do que preparar um biberão... por isso é tão fácil perceber a desmotivação de muitas mães... é preciso ser-se persistente e isso é coisa que espero que não me falte!!
Desde muito cedo durante a gravidez notei que já produzia colostro, embora nunca tivesse tido "vazamentos" a menos que eu manipulasse as mamocas, como acontecia durante o duche por exemplo!
Pouco depois do Vasco nascer, foi-me colocado à mama para testar-lhe o reflexo de sucção e... BINGO... bebé sabe mamar (tarouquinho... sem muita convicção mas com o treino vamos lá...)! Nesta altura mamou um pouquinho e nas 24 horas seguintes... muito enervadamente apenas consegui que mamasse outras 2 vezes decentemente (não quis nada comigo a não ser dormir...). O que me ia descansando era a avaliação do açúcar no sangue dele que se ia fazendo... ainda fomos os 2 ameaçados com o: "Ou ele se decide a mamar ou temos que lhe ir dando biberão!" mas felizmente com muita insistência lá ele foi aumentando gradualmente o número de mamadas e tempo nas mesmas.
Na última noite na maternidade... (isso correspondendo ao 3º dia pós-parto) quase que paniquei quando tentei dar de mamar... "O que se passa com as minhas mamas? "Cadê" o meu mamilo?"
Começou a "subida do leite", fiquei com as mamocas estupidamente duras, pesadíssimas, de tal forma que fizeram com que o meu mamilo já pequenino de si, desaparecesse por completo!
O que fazer com umas mamas assim e com um bebé a chorar porque não consegue fazer a pega correcta?
Com muita insistência meti-me no duche ás 6 horas da manhã, alternando com duches quentes e outros frios, mas sem muito sucesso... doía tudo!! Então tentei esvaziar qualquer coisa manualmente e ir dando-lhe o leitinho directamente espremido da mamoca para a sua boquinha, até ter de volta qualquer mamilo que ele conseguisse pegar!!
Consegui manter o baby alimentado até de manhã... quando liguei para o Zeus para que "Por favor trás-me um soutien decente e uns mamilos de silicone porque preciso que o bebé me esvazie as mamas!" Ele foi tão atencioso que trouxe de vez a bomba eléctrica... que fofo!!
Não pude usar os mamilos de silicone na maternidade porque não estavam esterilizados... por isso eu e o baby muito nos amanhamos durante aquele dia.... resultado, de noite (já em casa) não conseguia erguer as costas nem fechar os braços, doía, doía imenso... dormir de lado nem pensar... Poh... nunca imaginei que fosse tão difícil! Estava com dores, mamas a arder, bebé que não quer comer... eu a fugir da bomba eléctrica como o diabo foge da cruz (aquilo suga mesmo... mas até agora noto que o bebé é bem mais eficaz em extrair maiores quantidades).
A primeira noite em casa, foi muito difícil nesse nível, fiz todas as mamadas possíveis... no fim de cada uma quase que me sentia doente... de tanto frio que tinha, tremia de forma tão intensa. Fui aconselhada a fazer Paracetamol nesta altura e durante 2 dias, tomei-os de 12 em 12 horas, para mim foi suficiente, hoje já nem tomei nada!
No meu caso, sem mamilos de jeito, o meu salvador foi o bendito mamilo de silicone... nem imaginam!! Fez milagres, desde que o uso permite ao baby fazer uma excelente pega... e gradualmente vai-me esvaziando as mamas. As primeiras mamadas parecem-me agulhas a entrarem... mas felizmente habituamo-nos rapidamente!
Vale muito a pena ver aquela boquinha sugando, enquanto me vai apalpando e me olha com um olhar tão seguro!! Por tudo isso e muito mais vale tão a pena amamentar!
Hoje 4º dia de vida dele, amamentar dá trabalho, porque no meu caso tenho de lavar sempre o mamilo após cada mamada, esteriliza-lo diariamente também! É chato porque não tendo ele hora para mamar, só significa que come mais que o "bebé de biberão" (pode ser de hora a hora), e tens que garantir sempre um sítio propício para os dois. Também não esquecer do jeito que dá ter roupa adequada à amamentação... isso de andar meio despida o dia todo, não é coisa que me agrade!! Durante toda a vida, andei tapadinha, agora de uma hora para a outra... as mamas passaram a públicas!!
:D