quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lembrete #2

Tu, és a mãe, tu é que decides!


Isso porque ontem fui à creche, ouvi algumas coisas com as quais discordo e já me estavam preocupando, como por exemplo o plano dietético que me informaram que ele ia fazer: 8h: leite em casa; 11horas sopa; 14/15h papa ou então um iogurte e fruta.

Não concordo, o meu menino ainda nem come uma sopa! Vai fazer todos os sólidos na creche e no resto do dia fica só a leite? Poh tenho tanto leite no congelador... é para se usar, além do que quero dar-lhe ao jantar uma refeição de sopa ou papa. Disseram-me que existe iogurtes para maiores de 4 meses, comigo o meu filho só come iogurte aos 8. Vai-me fazer espécie não controlar a comida dele, espero que isso não aconteça!

Entretanto já falei com a educadora que me aliviou, disse-me que ele vai comer o que eu quiser (ACHO MUITO BEM). Então como o meu menino até ver ainda come de 2 em 2 horas, mesmo comendo a papa... lá se vai o mito "o teu leite não alimenta, por isso ele come tanta vez!" (talvez acrescentando a sopa e fruta isso mude). Até agora... tenho dado tanta mama como antes da papa, ele não gosta de água e fica com sede! Dar-lhe-ei mama antes de sair (cerca das 8horas); pelas 10/11horas terá o 1º leitinho congelado; pelas 12/13horas sopa e fruta; pelas 14/15horas leitinho da mamã congelado ás 16 horas vou salvar-lhe!! Meu rico filho.

Por isso, nisso e em outras coisas (não poderá ser em tudo, mas pronto), tenho de me lembrar que estou requerendo na creche pessoas para cuidarem do meu filho de acordo com as minhas indicações, não é para inventarem! 

10 comentários:

  1. Impressionante linda, como já queriam dar iogurte. O nosso pediatra so aconselhou iogurte (natural) aos 7/8 mesinhos, e o plano que ele faz no cado da Matilde foi:
    Manhã - leite
    Almoço - Sopa e fruta
    Lanche - Leite
    Jantar - Papinha
    Noite - Leite

    Atenção que a Matilde come de 4 em 4 horas.

    O problema da crexhe linda, é que nunca sabemos na realidade se fazem como nós (mães) pedimos ou à maneira deles (Já trabalhei numa cresche, por isso digo isto).

    Espero que corra tudo bem linda!

    ResponderEliminar
  2. Acho muito bem seres tu a decidires.
    Tive a sorte da minha mãe ficar com o meu logo pequenino, mas ela sempre lhe deu o que eu dizia.
    Leite da mamã até aos 6 depois intruduzimos os solidos, mas foi sempre o que eu dizia,tambem recomendado pela pediatra. Nunca fui muito de "inventar" e tentei seguir tudo direitinho, muitos familiares diziam que era asneira so leite aos 6 meses mas a verdade é que o meu pequenote sempre foi rechunchudinho e não passava fome como me diziam.
    Faz o que o teu coração de mãe diz
    Boa sorte nesta nova fase que se avizinha.
    Bj. Bruna

    ResponderEliminar
  3. hehehe!!! Esse stress vai passar, amiga! E tu até vais agradecer que lhe d~em os sólidos - eles ás X são uns chatinhos p comer e qd começares a trabalhar não vais estar com tanta genica e vontade para estar meia-hora e tentar enfiar-lhe comida na boca!! Na creche do Simão tb é assim e eu agradeço - só tens de fazer sopa a partir dos 6M pois ele já comerá 2 e ao fim de semana 2 qualidades... acredita que vai dar-te jeito só lhe dares leitinho. Verás.
    Claudiamar

    ResponderEliminar
  4. Na creche da minha eu é que sei o que ela come... inclusivé nos legumes da sopa... e as horas são estipuladas pelos próprios bebés... Se bebeu leite às 8h, almoça mais ou menos ao meio-dia mas se não tiver fome a essa hora almoça mais tarde ou se tiver mais cedo, come mais cedo...

    ResponderEliminar
  5. Ohh Claudia espero relaxar, espero mesmo! Mas poh eu só estou a introduzir solidos "cedo" para que eu tenha algum controlo e gostava que continuasse assim!

    Insolente olha eu não sei... eles têm os horarios das 3/3horas e já estou a ver o meu menino a esperar pelo menos uma hora para comer... sim porque são 2 para 8bebés algum tem de ser o último...

    ResponderEliminar
  6. Ele come de 2 em 2 horas e se for o ultimo a comer... num instante passa a comer de 4 em 4 horas (se for o ultimo dos 8 a comer)... ai tão miseravel que já me sinto!!

    ResponderEliminar
  7. Não penses assim... os bebés têm ritmos diferentes e só por azar vão comer todos à mesma hora... e se o teu chorar com fome vão querer é calá-lo e dão-lhe primeiro... custa mesmo é a 1.ª semana!!

    ResponderEliminar
  8. Eu sei Insolente... coitado dele se fosse sempre o último...eh eh!
    Prometo ser optimista!

    ResponderEliminar
  9. Nao faltaria mais nada, não seres tu amandar na alimentação do teu filho.
    A pediatra do Edu por ele mamar, diz que nao precisava de iogurtes para nada antes dos 12 meses.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Cada cabeça sua sentença...

    Dreia isso depois passa-te, vais estar tão absorvida com o trabalho que só te importa se ele se portou bem, se comeu bem, se dormiu bem, já nem queres saber o que comeu, a que horas comeu, se dormiu, quanto tempo dormiu... Acho que há meses que não sei o que a minha come na escola, limito-me a ver se comeu bem!

    ResponderEliminar